Banco de dados de questões do vestibular Cps
questões de vestibulares
|
 

Questões Cps

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere o texto:

"A juventude está mais à vontade com os códigos sociais e as tradições à sua volta: preocupando-se com a educação, a violência, o desemprego - fatores que ameaçam seus sonhos - 99% dos jovens de hoje acreditam em Deus e 60% nem pensam em sair da casa paterna. Seriam esses sinais de que se trata de uma geração conservadora? Os pesquisadores discordam: 'Os rebeldes de todas as épocas são uma minoria. Se fosse feita uma comparação com a média dos jovens de épocas passadas, descobriríamos provavelmente que os de hoje têm cabeça mais aberta'."
("Veja". Edição Especial de junho/2004)

A leitura do texto em destaque permite afirmar que os jovens de hoje
a) são conservadores.
b) discordam de tudo e de todos.
c) pensam com independência.
d) identificam-se com os jovens de outras épocas.
e) são rebeldes.



resposta:
[C]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A revista "Veja Especial Jovens", edição de junho de 2004, referiu-se aos jovens como UMA TRIBO PLANETÁRIA.

Analise as afirmações a seguir, procurando selecionar aquelas que esclarecem o sentido da expressão em destaque.

I. A juventude mundial está ligada não apenas pelo culto aos artistas ou esportes radicais, mas também às grifes internacionais e nacionais do momento.
II. Até alguns anos atrás, o adolescente praticava esporte na rua, na escola, no clube ou na área de lazer do condomínio. Cada vez mais, no entanto, jovens do mundo todo vêm se deixando seduzir pelas academias.
III. Os jovens estão com a cabeça no mundo e os pés em casa.
IV. Na hora de decidir, os jovens candidatos ao exame de seleção não sabem o que querem ou querem tanta coisa que não conseguem escolher.

A alternativa que contém todas as afirmações válidas é
a) I, II, III e IV
b) apenas II e IV
c) apenas II e III
d) apenas I e III
e) apenas I e II



resposta:
[D]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:O texto apresentado afirma que "... quem sente nostalgia dos anos 80 se esquece do dogmatismo* limitante das tribos daqueles tempos."
(*Dogmatismo: atitude dos que querem que sua doutrina ou suas afirmações sejam aceitas como verdadeiras.)

A alternativa que indica uma postura dogmática é
a) A intransigência de quem defende verdades indiscutíveis.
b) A transgressão das certezas passivamente aceitas.
c) A renovação pelo espírito de curiosidade.
d) A desconfiança do cenário dos anos 70.
e) A tolerância da juventude de hoje.



resposta:
[A]

origem:Cps2005
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Vocabulário

pergunta:Os blogs são uma espécie de diário eletrônico, em que os jovens utilizam uma língua repleta de abreviações e neologismos (palavra ou expressão nova numa língua).

Considere o "pequeno dicionário de bloguês" a seguir.

Ae - aí (também usado para saudação)
Aki - aqui
Bj - beijo
Bjaum - beijão
Bora - vamos
Dps - depois
C - ser
Ctz - certeza
Doke - do que
Fikei - fiquei
Flw - falou
Fmza - firmeza
Fofu, fofix - fofo
Hj - hoje
Kdvc - cadê você?
Kra - cara
Ksa - casa
Moh - maior
Msm - mesmo
Naum - não
Ont - ontem
Peçu - peço
Pod - pode
Qdo - quando
Tah - está
Tpw - tipo
Vc - você
Xau - tchau
[ ]s - abraços
Fonte: Adaptado de "Veja Edição Especial Jovens". Junho de 2004, p. 71

A alternativa cujo texto apresenta literalmente um convite é
a) Bora pra Ksa?
b) Hj Vc tah tão Fofix como Ont?
c) Kdvc Ont?
d) Vcs Taum em Ksa Hj?
e) Ae kra Fmza?



resposta:
[A]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Serginho afirma em seu texto: "Há muito por realizar no país."
Entre as coisas que o texto aponta como realizações por fazer estão as que a seguir se encontram, exceto uma. Identifique-a:
a) Promover a leitura e a educação, transformar a escola e redefinir o papel do aluno.
b) Eliminar as diferenças sociais, representadas, por exemplo, pelos jovens desdentados e marombados do país.
c) Buscar a superação dos problemas atuais mediante uma atitude renovadora.
d) Manter uma atitude saudosista e nostálgica dos jovens dos anos 70, que souberam enfrentar a ditadura e, conseqüentemente, a tortura, o medo, a falta de liberdade e a morte.
e) Posicionar-se criticamente em relação à aceitação do país que temos, desconfiando das verdades dadas como absolutas e de todas as proibições.



resposta:
[D]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Índices de avaliação são expressões por meio das quais se manifestam visões subjetivas e atitudes valorativas de fatos, idéias, objetos e pessoas. São expressões adjetivas e adverbiais principalmente.

Assinale a alternativa que apresenta índice de avaliação.
a) É bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi feito.
b) Se o país necessitar lá estarão eles de cara limpa, pintada, o que for.
c) A juventude de hoje participa da luta pela educação e pela leitura.
d) Hoje existem ferramentas para a pesquisa e a diversão.
e) Não temos hinos mobilizadores.



resposta:
[A]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere os indicadores a seguir:

Para os dados oferecidos, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Menos da metade dos eleitores americanos entre 18 e 44 anos votaram em 2000.
II. Os números revelam que os cidadãos americanos mais jovens têm menor interesse pelas urnas do que os mais velhos.
III. Nas eleições presidenciais de 2000, todos os americanos acima de 18 anos tiveram que obrigatoriamente se habilitar (cadastrar-se como eleitor) e comparecer às urnas para votar.
IV. A faixa etária que vai de 65 a 74 anos possui maior número de eleitores que as demais faixas.

A alternativa com todas as afirmações válidas é
a) apenas I, II e IV
b) apenas I, II, III
c) apenas III e IV
d) apenas II e III
e) apenas I e II


resposta:
[E]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia a tirinha a seguir:

São dadas as afirmações a seguir sobre o personagem da tirinha:

I. Está absolutamente convencido da importância dos estudos.
II. Pensa em sacrificar-se a seu futuro, mas é seduzido pelos prazeres do presente.
III. Está decidido a estudar, já que isso assegura boas oportunidades de trabalho.
IV. Divide equitativamente seu tempo com estudos e diversão.

A alternativa com todas as afirmações válidas é
a) apenas I, II e IV
b) apenas I, II e III
c) apenas III e IV
d) apenas II
e) apenas I


resposta:
[D]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

O mundo não anda mesmo muito bem.
Todo mundo sabe, todo mundo fala. Mas o que é que nós podemos fazer para mudar isso? Tem de começar de algum jeito. E já começou, com os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, propostos pela ONU. Acredite. Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país. Eu posso, você pode, nós podemos mudar o mundo.

O que são os 8 Jeitos de Mudar o Mundo?
Em 2000, a Organização das Nações Unidas - ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio que são os 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Estes objetivos, se alcançados pelos países, certamente vão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.
Veja a seguir, quais são os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

E qual é o seu jeito?
É só procurar uma escola, um posto de saúde, uma ONG, que você vai saber qual é o seu jeito, em que área você pode ajudar.
Acredite, o melhor é que você pode participar aí, no seu bairro, onde você vive.
Juntos - governos, empresas, organizações sociais e cidadãos como você - nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, o nosso país. Eu posso, você pode, nós podemos mudar o mundo.
Participe, discuta, faça!
Para saber mais, visite:
www.objetivosdomilenio.org.br
www.nospodemos.org.br
www.educarpaschoal.org.br
www.voluntariado.org.br

Leia o texto a seguir:

O que você faria por um mundo melhor?
Durante o festival Rock in Rio III, em janeiro de 2001, foi realizada a pesquisa "Votos por um Mundo Melhor". Mais de 50 mil jovens responderam à pergunta, em três pontos do Rio de Janeiro: nas ruas da cidade, nas salas de aula do Telecurso Comunidade e em urnas na Cidade do Rock. Os resultados tirados de uma amostragem de 3 600 votos revelaram as três principais sugestões: "paz" (26%), "igualdade social" (26%), e "ações solidárias" (20%). Complementando esses dados, 8% dos jovens optaram pela escolha de melhores governantes e 7% deles mencionaram a melhoria do meio ambiente.
(Adaptado do site www.vivario.org.br)

Assinale a alternativa válida:
a) Responderam ao questionário 3 600 jovens.
b) As sugestões dos jovens aproximam-se dos objetivos do Milênio apontados pela ONU.
c) Os locais onde se realizou a pesquisa não reuniam condições adequadas para a enquete.
d) Os resultados revelam contradições inconciliáveis como "paz" e "igualdade social".
e) A pesquisa revela que os jovens estão desatualizados.



resposta:
[B]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Analise a charge a seguir, publicada no Correio Popular de Campinas, em 21/04/05, e assinale a alternativa que apresenta interpretação aceitável.

a) O quadrinho da esquerda mostra que o personagem leva uma vida tranqüila, pois de nada precisa além de seu jornal para uma boa leitura, ao passo que o quadro da direita indica as necessidades de uma família para sua alimentação.
b) A charge destaca o papel da industrialização como o grande motor do desenvolvimento social brasileiro.
c) Os dois quadrinhos revelam que poucos são os que procuram emprego e muitos os que querem alimentar-se.
d) O quadrinho da esquerda lembra como é a vida de solteiro enquanto o da direita indica a realidade daqueles que se uniram em matrimônio.
e) Os quadrinhos apresentam duas faces do mesmo problema: a ausência de empregos e seus reflexos sociais.


resposta:
[E]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Analise a charge publicada no Correio Popular de Campinas, em 24/05/05.

Assinale a alternativa que contém interpretação aceitável para a charge:
a) Em 2005, a oferta de emprego aumentou significativamente.
b) A procura por postos de trabalho é exclusivamente masculina, o que faz crer que o mercado de trabalho está muito favorável às mulheres.
c) Diminuiu a competição entre trabalhadores na procura por trabalho.
d) Houve pouca alteração no quadro de desemprego nas últimas três décadas.
e) De 1980 a 2005, o desemprego persistiu e diminuíram as chances de o trabalhador se integrar ao mercado de trabalho.


resposta:
[E]

origem:Cps2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A água vem se tornando um dos temas mais discutidos nas últimas décadas. Ao se discutir se a quantidade de água é suficiente para todos no mundo, afirma-se que O PROBLEMA DA ÁGUA É MAIS UMA QUESTÃO DE GERENCIAMENTO QUE DE ESCASSEZ.

Analise os enunciados a seguir, identificando aqueles que confirmam a afirmação em destaque.

I. De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde - uma pessoa precisa de 40 litros de água por dia para manter sua saúde.
II. A ameaça de diminuição do acesso à água doce é resultado de práticas depredativas de uso dos recursos hídricos.
III. Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas não têm água de qualidade para beber e 2,4 bilhões não têm serviços sanitários adequados, muitas vezes por falta de saneamento básico.
IV. Do corpo humano, 70% é água assim como 70% da Terra é coberta por água.

São válidos os enunciados da alternativa
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) I e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) II e IV apenas.



resposta:
[D]

 


Próxima Página »

Página 1 de 5