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Questões Fuvest-gv

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Neste poema é possível reconhecer que uma dialética amorosa trabalha a oposição entre:
a) o bem e o mal;
b) a proximidade e a distância;
c) o desejo e a idealização;
d) a razão e o sentimento;
e) o mistério e a realidade.



resposta:
[D]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Uma imagem de forte expressividade deixa implícita uma comparação com o arriscado jogo do amor. Assinalar a alternativa que contém essa imagem:
a) o engenho do amor;
b) o perigo da segurança;
c) naufrágio em bravo mar;
d) mar tempestuoso;
e) um não sei quê.



resposta:
[C]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Assinalar a alternativa que melhor expressa o entendimento do poema:
a) Novas artes e novo engenho do amor fazem o poeta perder as esperanças.
b) O poeta está, em relação ao amor, como um náufrago que morreu em alto mar.
c) Novas artes e novo engenho do amor alimentam as esperanças outrora perdidas.
d) O poeta está, em relação ao amor, desesperado como um náufrago em bravo mar.
e) O amor destruiu as esperanças do poeta porque inoculou nele um mal desconhecido.



resposta:
[D]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Classicismo e Quinhentismo

pergunta:Relido o poema de dois quartetos e dois tercetos com versos decassílabos heróicos e esquema rimático abba - abba - cde - cde, e considerada a elaboração estética da linguagem com que é tratado o tema, assinalar a alternativa que nomeia que tipo de poema é, o seu autor e o movimento literário em que este se enquadra:
a) redondilha Gil Vicente - Humanismo
b) soneto - Camões - Classicismo
c) soneto - Gregório de Matos - Barroco
d) lira - Cláudio Manuel da Costa - Arcadismo
e) lira - Camões - Maneirismo



resposta:
[B]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Ortografia

pergunta:Nas três citações, a palavra mal é, pela ordem: substantivo, advérbio e conjunção. Assinalar a alternativa em que esta palavra venha convenientemente substituída por equivalentes destas três categorias gramaticais, na mesma ordem:

a) Por castigo dos meus pecados.Fala e escreve erradamente.Logo que você saiu, ele chegou.
b) A custo conseguiu pronunciar umas poucas palavras.Agiu irregularmente em relação a este processo. Falou de sua doença.
c) Calculou erradamente o resultado da experiência.Assim que se retiraram, desabou o temporal.Riu-se do sofrimento que te causou.
d) Pediu-lhe escusas pelo aborrecimento que lhe trouxe.Tão logo ganhou a rua, foi vítima de atropelamento. Julgou injustamente a atitude que tomamos.
e) Para surpresa nossa, apenas recebeu o pacote, saiu.Está muito doente.Não imaginava que lhe causaria tanto prejuízo.



resposta:
[A]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Ortografia

pergunta:No poema o vocábulo "que" vem empregado em diversas categorias gramaticais. Assinalar a alternativa em que ele é conjunção nas três menções:

a) o que eu não tenho;que não pode tirar-me;que mata e não se vê.
b) que dias há;que na alma me tem posto;que mal me tirará;
c) um não sei quê;que nasce não sei onde;que não temo.
d) que não pode tirar-me;que mal me tirará;que não temo.
e) o que não tenho;que na alma tem posto;que perigosas seguranças.



resposta:
[D]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Vocabulário

pergunta:"Busque Amor novas artes, novo engenho"

Assinalar a alternativa que melhor contém o significado das palavras "engenho" e "arte", no verso transcrito acima:
a) gênio/experiência e inspiração/destreza;
b) índole/recursos e natureza/perícia;
c) talento/invenção e técnica/artifício;
d) inclinação/tendência e engano/dolo;
e) instinto/regras e discernimento/preceitos.



resposta:
[C]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Designar o objeto pela matéria de que é feito é a figura da sinédoque. Assinalar a alternativa que registra a sinédoque corrente no poema:
a) novas esquivanças... esperanças;
b) desgosto onde esperança falta;
c) perigosas seguranças;
d) constrastes nem mudanças;
e) perdido o lenho.



resposta:
[E]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:O romance "Memórias póstumas de Brás Cubas" publicou-se num momento significativo da Literatura Brasileira, tanto para a carreira de Machado de Assis, como para o desenvolvimento da prosa no Brasil. Tornou-se um divisor entre:
a) a prosa romântica e a realista-naturalista;
b) o romantismo e o cientificismo literário;
c) os remanescentes clássicos e a necessidade de modernização;
d) o espírito conservador e o espírito revolucionário;
e) a prosa finissecular e a imposição renovadora da época.



resposta:
[A]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:"A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil"

Este é um fragmento do conhecido poema de Manuel Bandeira. O livro em que se encontra é modernista, rico de coloquialismo, ironia e humor trágico. Qual das alternativas traz o título do livro e o do poema a que pertencem os versos citados?
a) Libertinagem - "Evocação do Recife";
b) Ritmo Dissoluto - "Meninos carvoeiros";
c) Carnaval - "Toante";
d) Libertinagem - "Poética";
e) Ritmo Dissoluto - "Na rua do sabão".



resposta:
[A]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:Personagem do romance "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, tornou-se tão conhecida por suas intervenções, que seu nome deu origem à palavras dele derivadas como: acaciano, acacianismo, acacianamente. Assinalar a alternativa que explica o significado atribuído a estas palavras em função do Conselheiro Acácio:
a) inesperadas declarações ou informações que dão novo rumo à conversa;
b) afirmações irrefutáveis ou solidamente argumentadas;
c) ironias profundas ou sutis ridicularizações imprevisíveis;
d) trivialidades com feição sentenciosa ou gravemente ridículas;
e) argumentação cerrada ou raciocínios cerebrinamente elaborados.



resposta:
[D]

origem:Fuvest-gv1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:"Louco, sim porque quis grandeza
Qual a sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há."

"Sperai! Caí no areal e na hora adversa
Que Deus concede aos seus
Para o intervalo em que esteja a alma
imersa
Em sonhos que são Deus".

"Mestre de Paz, ergue teu gládio ungido;
Excalibur do Fim em jeito tal
Que sua luz ao mundo dividido
Revele o Santo Gral "

Estas três citações de Fernando Pessoa pertencem à mesma obra e referem-se à mesma personagem histórica de Portugal cujo mito, como se vê, o poeta associa à figura lendária do rei Artur. Assinalar a alternativa em que, ao título da obra, segue-se o da personagem histórica que virou mito e alimentou o sonho do quinto império:

a) "Cancioneiro" - D. Dinis;
b) "Mensagem" - D. Sebastião;
c) "O guardador de rebanhos" - Pe. Vieira;
d) "Cancioneiro" - D. João I, o mestre de Avis;
e) "Mensagem" - D. Dinis.



resposta:
[B]

 


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