Banco de dados de questões do vestibular Pucrs
questões de vestibulares
|
 

Questões Pucrs

REF. Pergunta/Resposta
origem:Pucrs2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Analisar as afirmativas que seguem, sobre o texto.

I. As metáforas associadas aos elementos da natureza expressam o extravasamento do sentimento amoroso.
II. A mulher é convidada a buscar nos elementos circundantes o sentido do amor.
III. O ritmo cadenciado do poema sintoniza-se com o tom melancólico das imagens.
IV. O medo da rejeição amorosa, tema reincidente na poesia romântica, determina o tom pessimista do texto.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) III e IV
e) I, II, III e IV



resposta:
[A]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:O sentimentalismo amoroso, que surgiu como __________ nacionalismo indianista, permite a associação com a __________ geração do Romantismo brasileiro, a que se vinculam poetas como _________ e Fagundes Varela.

a) afirmação do - segunda - Álvares de Azevedo
b) negação do - terceira - Castro Alves
c) rejeição ao - segunda - Casimiro de Abreu
d) antecipação do - terceira - Castro Alves
e) confirmação do - primeira - Álvares de Azevedo



resposta:
[C]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:A imagem poética central do texto em questão recorre a elemento da natureza para caracterizar o olhar da protagonista da narrativa. Dessa forma, evidencia-se a capacidade de __________ da personagem, apresentada ao leitor a partir de uma abordagem __________, típica da escola __________.
a) sedução - interiorizada - realista
b) reflexão - enigmática - realista
c) sedução - estereotipada - naturalista
d) observação - idealizada - romântica
e) argumentação - psicológica - naturalista



resposta:
[A]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:O texto em questão demonstra uma vertente da produção literária do final do século XIX. Ao mesmo tempo, a visão do homem como ser __________ manifesta-se em outra tendência da época, denominada __________, diretamente marcada pelo desenvolvimento da ciência positivista, como se pode observar na obra de __________.
a) racional - Realismo - Machado de Assis
b) irracional - Naturalismo - Joaquim Manuel de Macedo
c) sensível - Simbolismo - Aluísio Azevedo
d) impassível - Parnasianismo - Raul Pompéia
e) instintivo - Naturalismo - Aluísio Azevedo



resposta:
[E]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:Associar a "Consciência Humana" à imagem de um "morcego", assim como fazer poesia sobre o "verme", ou afirmar que o homem, por viver "entre as feras", também sente necessidade "de ser fera" são algumas das imagens poéticas de __________. Apesar das críticas contundentes de que foi alvo, o poeta, muito distante da obsessão __________ pela forma, ou da sugestão das imagens __________, já revelava, a seu tempo, elementos de modernidade.
a) Cruz e Souza - simbolista - parnasianas
b) Augusto dos Anjos - parnasiana - simbolistas
c) Alphonsus Guimaraens - parnasiana - realistas
d) Cruz e Souza - romântica - parnasianas
e) Augusto dos Anjos - simbolista - parnasianas



resposta:
[B]

origem:Pucrs2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Na seqüência do episódio apresentado de "O Negrinho do Pastoreio,"
a) o estancieiro acorda e, guardadas as proporções, o seu sonho praticamente se realiza.
b) a peonada encontra os cavalos que o Negrinho tinha perdido.
c) o estancieiro vê, no formigueiro, o Negrinho, em perfeitas condições físicas.
d) o estancieiro exige que o garoto participe de uma carreira - corrida a cavalo.
e) os peões exigem reparo pelas atrocidades cometidas pelo estancieiro.



resposta:
[C]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:Analisar as afirmativas que seguem, sobre o autor do texto, Simões Lopes Neto.

I. Escreveu "Contos Gauchescos e Lendas do Sul."
II. Realizou uma harmoniosa conjunção entre linguajar e temática regionais.
III. Recolheu material de tradição oral, que serviu de base para os contos.
IV. Criou o grande personagem-narrador Blau Nunes, através do qual "fala" ao leitor.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa
a) I e II
b) I, II, III e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV



resposta:
[B]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:Enumerar a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as idéias, expressões, autores e obras ao que convencionou denominar de Pré-Modernismo e Geração de 22.

1. Pré-Modernismo
2. Geração de 22

( ) Oswald de Andrade
( ) Lima Barreto
( ) Mario de Andrade
( ) "Os Sertões"
( ) fragmentação da narrativa
( ) ruptura com a tradição
( ) ecletismo
( ) irreverência

A seqüência correta, de cima para baixo, é a da alternativa
a) 2 - 2 - 2 - 1 - 1 - 1 - 1 - 2
b) 2 - 1 - 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 2
c) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 2 - 2 - 2
d) 1 - 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1 - 2
e) 1 - 1 - 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1



resposta:
[B]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Leia o texto que se segue.

"Lá adiante, em plena estrada, o pasto se enramava, e uma pelúcia verde, verde e macia, se estendia no chão até perder de vista.
A caatinga despontava toda em grelos verdes [...]
Insetos cor de folha - "esperanças" - saltavam sobre a grama.
[...]
Mas a triste realidade duramente ainda recordava a seca.
Passo a passo, na babugem macia, carcaças sujas maculavam a verdura.
Reses famintas, esquálidas, magoavam o focinho no chão áspero, que o mato ainda tão curto mal cobria, procurando em vão apanhar nos dentes os brotos pequeninos."

Trata-se de trecho de __________, de Rachel de Queiroz - obra que se caracteriza pela __________, evidenciando a consciência crítica da autora acerca do problema da seca. É dessa forma que a obra se associa ao que se convencionou denominar de romance __________.

a) "Fogo Morto" - irreverência - regionalista
b) "O Quinze" - denúncia - de vanguarda
c) "São Bernardo" - verossimilhança - nacionalista
d) "O Quinze" - verossimilhança - de 30
e) "Jubiabá" - denúncia - regionalista



resposta:
[D]

origem:Pucrs2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia o texto que segue.

OS ARROIOS

Os arroios são rios guris...
Vão pulando e cantando dentre as pedras.
Fazem borbulhas d'água no caminho: bonito!
Dão vau aos burricos,
às belas morenas,
curiosos das pernas das belas morenas,
E às vezes tão devagar
que conhecem o cheiro e a cor das flores
que se debruçam sobre eles nos matos que atravessam
e onde parece quererem sestear.
Às vezes uma asa branca roça-os, súbita emoção
[...]
refletem, em vez de estrelas, os letreiros das firmas
[que transportam utilidades.
Que pena me dão os arroios,
Os inocentes arroios...

No texto, __________ pungente, como é característico do poeta Mario Quintana, realiza-se, principalmente, através de uma linguagem marcada __________, o que, no entanto, não inviabiliza a utilização do recurso estilístico da __________ da natureza.

a) o sentimentalismo - pela religiosidade - personificação
b) o erotismo - pelo simbolismo - metáfora
c) a ironia - pela expressividade - onomatopéia
d) o lirismo - pela simplicidade - personificação
e) a sátira - pela simplicidade - onomatopéia



resposta:
[D]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:O texto A sugere que
a) as plantas não devem ser cultivadas nos centros urbanos.
b) a flor nasce sem as marcas da urbanidade.
c) a capacidade de resistência possibilita o inusitado surgimento da flor.
d) nada pode interferir no fluxo da vida urbana.
e) a convivência do homem com a natureza não deve ser estimulada.



resposta:
[C]

origem:Pucrs2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Analisar as afirmativas que seguem, sobre a personagem do texto B.

I. Busca uma solução para o seu problema.
II. Sua agonia parece acompanhá-lo aonde quer que vá.
III. Procura energia para continuar sua trajetória.
IV. Por algum tempo, o lugar torna-se um alento para o "prisioneiro da noite"

Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa
a) I e II
b) I, II, III e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV



resposta:
[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 11