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Questões Uerj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uerj1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Para Castro Alves, o papel do livro na América é:
a) sentir a seiva do porvir
b) mostrar-se na mão de Deus
c) conquistar o mundo de Waterloo
d) ser um germe na alma do povo




resposta:
[D]

origem:Uerj1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Uma característica marcante dos poetas da última fase do Romantismo, especialmente presente no poema de Castro Alves, é:
a) o tom declamatório e engajado
b) o uso de versos brancos e livres
c) o escapismo como temática e proposta
d) a citação dos poetas barrocos e árcades




resposta:
[A]

origem:Uerj1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Os versos do poema de Castro Alves que contêm uma referência explícita a um dos ideais iluministas são:
a) "Vai, Colombo, abre a cortina / Da minha eterna oficina... / Tira a América de lá" (versos 8/10)
b) "Filhos da Grande nação! Quando ante Deus vos mostrardes, / Tereis um livro na mão" (versos 12/14)
c) "Eólo de pensamentos, / Que abrira a gruta dos ventos / Donde a Igualdade voou!..." (versos 18/20)
d) "O livro caindo n'alma / É germe - que faz a palma, / É chuva - que faz o mar" (versos 28/30)




resposta:
[C]

origem:Uerj1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:"Quando ante Deus vos mostrardes,
Tereis um livro na mão:
O livro - esse audaz guerreiro
QUE CONQUISTA O MUNDO INTEIRO
Sem nunca ter Waterloo ..." (versos 13/17)

No trecho anterior, o termo que apresenta o mesmo valor sintático da oração em destaque é:
a) na mão
b) guerreiro
c) Waterloo
d) ante Deus



resposta:
[B]

origem:Uerj1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A argumentação desenvolvida pelo narrador do texto, a respeito do modelo de ensino superior que era adotado na Bruzundanga, conduz à suposição de que:
a) o governo obrigava os estudantes a prestar uma prova final de avaliação do curso
b) os estudantes tinham a oportunidade de escolher as matérias que desejassem cursar
c) a organização dos programas dos cursos superiores incluía algumas disciplinas inúteis
d) os currículos ofereciam os conhecimentos necessários para a especialidade a que se destinavam




resposta:
[C]

origem:Uerj1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:A palavra extraída do texto, cujo processo de formação está explicado corretamente, é:
a) doutoral (ref. 1) = é formada por parassíntese
b) equivalem (ref. 2) = é composta por justaposição
c) homenzinho (ref. 3) = tem sufixo de valor iônico
d) hidráulica (ref. 4) = tem prefixo de origem latina




resposta:
[C]

origem:Uerj1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:No texto de Drummond, o tratamento dado ao nacionalismo ufanista é:
a) apoiá-lo socialmente
b) criticá-lo ironicamente
c) adotá-lo no título do poema
d) assimilá-lo em finas culturas




resposta:
[B]

origem:Uerj1997
tópico:
Estilo

sub-grupo:Versificação

pergunta:"Precisamos descobrir o Brasil!" (verso 1)

Este verso inicial é repetido do poema de Drummond cinco outras vezes, trocando-se o verbo DESCOBRIR, respectivamente, por COLONIZAR, EDUCAR, LOUVAR, ADORAR e ESQUECER. Há ainda, na última delas, a repetição da forma verbal PRECISAMOS, buscando enfatizar o apelo do poema.

Tal estrutura poética, que consiste em repetir versos inteiros com pequenas alterações vocabulares, é caracterizada como:
a) recurso formal de valor expressivo
b) intenção crítica de finalidade social
c) paralelismo rítmico tipicamente modernista
d) estribilho reiterativo das mesmas afirmativas




resposta:
[A]

origem:Uerj1997
tópico:
Estilo

sub-grupo:Versificação

pergunta:Analisando o texto, é correto afirmar que uma de suas características estruturais é:
a) a simetria das estrofes
b) o ritmo de seus versos
c) a forma fixa de soneto
d) o emprego de rimas emparelhadas




resposta:
[B]

origem:Uerj1997
tópico:
comunicacao

sub-grupo:

pergunta:Nas alternativas a seguir, retiradas do texto, estão propostas equivalências entre estruturas oracionais. A única correspondência apresentada que NÃO mantém o sentido de trecho no texto original é:
a) "Escondido atrás das florestas" (verso 2) = Ainda que se esconda atrás das florestas
b) "importando francesas muito louras" (versos 6 e 7) = se importarmos francesas muito louras
c) "desprezar as japonesas..." (verso 11) = que desprezemos as japonesas...
d) "caber tanto oceano e tanta solidão" (verso 27) = que caiba tanto oceano e tanta solidão




resposta:
[A]

origem:Uerj1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:UFANISMO: S. m. Bras.
"Atitude, posição ou sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras, pelas belezas naturais do país, etc., dele se vangloriam, desmedidamente."
(Dicionário Aurélio Eletrônico, versão 2.0.)

Analisando-se comparativamente os TEXTOS I e II e sua relação com o UFANISMO, verifica-se que:
a) o texto I é um exemplo da ênfase do nacionalismo ufanista, vigente na 3 geração do Romantismo brasileiro
b) o texto I não se limita à valorização do Novo Mundo, incluindo também o ufanismo europeu de Colombo
c) o texto II é um exemplo de censura ao ufanismo modernista, simbolizado no contexto da República da Bruzundanga
d) o texto II não se alinha ao ufanismo, criticando o comportamento de nossas elites, representadas na Bruzundanga




resposta:
[D]

origem:Uerj1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Analisando-se comparativamente os textos I, II e III, quanto ao estilo de época a que pertencem, pode-se verificar que:
a) I e III são fruto da ARTE PELA ARTE simbolista
b) I, II e III são exemplos do indianismo romântico
c) I e II representam a crítica social do Realismo-Naturalismo
d) II e III apresentam características da linguagem modernista




resposta:
[D]

 


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