Banco de dados de questões do vestibular Ufg
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufg

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Além de veicular informações sobre o produto, a linguagem publicitária procura persuadir o consumidor.
Com base nessa informação e na leitura do texto, pode-se afirmar que

( ) "liberdade de ação e aprendizagem infantil", idéias deduzidas do início do texto, estabelecem relação de causa e conseqüência.
( ) o vocábulo "outro", em "como nenhum outro", refere-se a um elemento extratextual, pois não remete a nenhum termo explicitamente presente no texto.
( ) a palavra "ainda", em "Omo Multi Ação está ainda mais eficiente", indica que, só a partir de agora, o produto foi aprovado pelo consumidor.
( ) o vocábulo "manchas" aparece no texto com dois sentidos diferentes, ou seja, o primeiro é denotativo e o segundo, conotativo.



resposta:
V V F V

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Acerca da organização das frases, é possível afirmar que

( ) o trecho "removendo manchas de gordura como nenhum outro" NÃO pode ser substituído por "que remove manchas como nenhum outro", pelo fato de causar incoerência.
( ) o segmento "Quando a gente deixa as crianças experimentarem, se sujarem", apresentado na abertura do texto, serve para destacar a atitude desejável de um consumidor ideal.
( ) os vocábulos "elas" e "se", apresentados no primeiro período do texto, remetem à expressão "as crianças".
( ) a oração "Porque não há aprendizado sem manchas" estabelece uma relação de dependência com a frase "Novo Omo Multi Ação".



resposta:
F V V V

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Esse texto, que relata alguns acontecimentos da vida de P.C.S. e suas impressões a respeito deles, tem uma função terapêutica para a autora. Ela sofre de anorexia - condição nervosa em que o paciente perde o apetite, emagrecendo muito - e usa a escrita como uma forma de perceber e solucionar seu problema.
Tendo em vista a leitura do texto e a explicação anterior, é possível considerar que

( ) o texto relata sua ida a um restaurante chinês e traduz a sensação de perda sentida pela autora.
( ) como esse trecho do diário está sendo apresentado em uma reportagem, o texto passa a servir aos propósitos informativos da revista, que são parcialmente diferentes dos que levaram P.C.S. a escrevê-lo.
( ) a lista de alimentos consumidos pode ser retirada do texto, pois não contribui com a função da escrita para o tratamento da autora.
( ) o uso dos advérbios "nunca" e "hoje" indica duas fases distintas do relacionamento da autora com sua doença.



resposta:
V V F V

origem:Ufg2001
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Verbos - tempo e modo

pergunta:Considerando-se a importância da escolha das expressões verbais para a construção do sentido do texto, pode-se afirmar que
( ) em suas duas primeiras orações, as formas verbais "tinha estado" e "estava" indicam fatos situados no mesmo momento, pois ambas pertencem a tempos verbais do passado.
( ) a forma verbal "estava" indica um momento anterior àquele expresso pela forma verbal "percebi".
( ) em "É como se eu estivesse congelada", é possível substituir a forma do verbo ser de "é" para "era", sem que a idéia básica do período seja modificada.
( ) o uso do subjuntivo no final do texto deve-se ao caráter de certeza, de verdade do processo expresso pelo verbo.



resposta:
F V V F

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:O poema abaixo é de José Paulo Paes.

À IMPROPRIEDADE

De cearense sedentário
baiano lacônico
mineiro perdulário

Deus nos guarde.

De carioca cerimonioso
gaúcho modesto
paulista preguiçoso

Deus nos livre e guarde.

Interpretando-se os sentidos do poema, pode-se afirmar que

( ) em seu sentido global, o poema reafirma os estereótipos a respeito dos diversos tipos de brasileiro.
( ) o poema é construído com antíteses parcialmente implícitas: ao conceito de "cearense sedentário", por exemplo, opõe-se "cearense migrante".
( ) o poema é bem-humorado por causa das inversões de sentido utilizadas pelo autor.
( ) o título "À impropriedade" funciona como um ornamento dispensável ao texto, sem manter assim relações de sentido com o poema.



resposta:
V V V F

origem:Ufg2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Leia, a seguir, o fragmento retirado do livro "Macunaíma", de Mário de Andrade, e responda à questão proposta.

- Meu avô, dá caça para mim comer?
- Sim, Currupira fez.
Cortou carne de perna moqueou e deu pro menino, perguntando:
- O que você está fazendo na capoeira, rapaiz!
- Passeando.
- Não diga!
- Pois é, passeando...
Então contou o castigo da mãe por causa dele ter sido malévolo pros manos. E contando o transporte da casa de novo pra deixa onde não tinha caça deu uma grande gargalhada. O Currupira olhou pra ele e resmungou:
- Tu não é mais curumi, rapaiz, tu não é mais curumi não... Gente grande que faiz isso...

Uma característica importante das línguas é o fato de que elas não são uniformes nem estáticas. Fatores como região, classe social, idade, entre outros, explicam suas variações.
Tendo em vista o comentário que você acabou de ler e as particularidades lingüísticas do trecho de Macunaíma, julgue os itens.

( ) A construção "dá caça pra mim comer" é típica da linguagem oral, representando, portanto, uma variação de "dê-me caça para eu comer", própria da norma padrão.
( ) O emprego de palavras como "rapaiz" e "faiz" revela variação no nível dos sons, indicando pronúncia de um falante, no caso o Currupira, que utiliza a variedade padrão da língua.
( ) Em "por causa dele ter sido malévolo", ocorre uma variação no nível sintático, uma vez que esse enunciado, na norma padrão, corresponde a "por causa de ele ter sido malévolo".
( ) O enunciado "Tu não é mais curumi", apesar de ser um exemplo de falar informal, está de acordo com a língua padrão, como se pode verificar pela concordância verbal.



resposta:
V F V F

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:O trecho abaixo, de Alcino Leite Neto, foi publicado na TV FOLHA, de 30 jul. 2000.

Muito do que se condena na televisão brasileira como sendo obtuso, reacionário ou malfeito é apenas popular, demasiadamente popular. A televisão foi implantada no Brasil em 1950, mas durante muito tempo aparelhos de TV foram privilégio das classes alta e média. No início da década de 60, no interior do país, então predominantemente rural, apenas os mais ricos possuíam um televisor.

A respeito da forma de ordenação de idéias empregada pelo autor, é possível afirmar que

( ) prevalece, no fragmento, um tipo de ordenação muito utilizado nos textos jornalísticos: a ordenação por contraste de conceitos.
( ) a ordenação por tempo e espaço favorece um raciocínio que opera com noções de transformação e mudança, consideradas num certo período e em determinado lugar.
( ) o argumento de que, no Brasil, a televisão esteve associada a privilégio de classe é demonstrado por meio de um tipo de ordenação: a enumeração de fatos.
( ) sobressai, no fragmento, a especificação de conceitos, já que o autor define a TV como um meio de comunicação demasiadamente popular.



resposta:
F V F F

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Analise a charge que segue, publicada na revista VEJA, de 07 jun. 2000.

A leitura da charge permite as seguintes afirmações:

( ) nos desenhos humorísticos, a caricatura é uma representação gráfica de pessoa ou situação que explora aspectos ridículos ou grotescos.
( ) a legenda, texto curto que, às vezes, acompanha o desenho, tem a finalidade de determinar para o leitor o sentido da charge.
( ) o cartunista interpreta uma idéia presente no imaginário do torcedor brasileiro: os técnicos de futebol, quando cometem erros, são chamados de burros.
( ) a frase "O técnico Wanderley Luxemburgo examina as condições do gramado" funciona de modo redundante, visto que repete o significado contido no desenho.


resposta:
V F V F

origem:Ufg2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Martins Pena foi o fundador da comédia de costumes do teatro brasileiro, da qual faz parte a peça "O Noviço".
Nessa obra, pode-se encontrar

( ) o predomínio da caricatura na concepção das personagens, baseada na exploração de tipos sociais facilmente identificados, o que leva ao efeito cômico desejado.
( ) o Brasil Colonial como pano de fundo histórico-social, época em que a influência jesuítica foi decisiva na política, na economia e principalmente na educação dos jovens, direcionando-os para a vida religiosa.
( ) a utilização de recursos dramáticos considerados primários, como o esconderijo, o disfarce e o erro de identificação, demonstrando a ingenuidade e a simplicidade que permeiam a edificação da trama.
( ) uma vinculação nítida com o contexto romântico, uma vez que a resolução dos conflitos se encaminha para o final feliz e a conseqüente realização amorosa dos dois jovens e, ainda, a punição do vilão, recursos ostensivamente colhidos nos romances de folhetim da época.



resposta:
V F V V

origem:Ufg2001
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:No livro "A Friagem", de Augusta Faro, predomina a exploração do insólito.
Nessa obra, podem-se encontrar contos que

( ) provocam um sentimento de hesitação no leitor ao colocá-lo entre o real e o supra-real, no jogo de acontecimentos que invadem o cotidiano, causando uma ruptura com o factual.
( ) exploram a imaginação, criando um sentido inusitado, em que a narrativa se constrói com imagens anticonvencionais.
( ) exigem que o leitor perceba os fatos estranhos como acontecimentos habituais, narrados como "causos".
( ) trazem um clima de mistério, em que o leitor, ao compactuar-se com o "inexplicável", começa a desvendar as angústias, as inquietações, os medos e os desejos próprios do universo feminino.



resposta:
V V F V

origem:Ufg2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:A poesia de Gonçalves Dias pode ser dividida em três grandes vertentes temáticas: a indianista, a saudosista e a lírico-amorosa.
A produção poética desse autor pode ser caracterizada da seguinte forma:

( ) na poesia indianista, predomina uma sensibilidade plástica singular, moldada por um cenário natural tipicamente brasileiro, no qual está inserido o primeiro habitante do País, o índio, numa representação quase sempre épica.
( ) na poesia saudosista, o poeta demonstra acentuadas marcas do nacionalismo vigente no Romantismo, como a exaltação do pitoresco nacional, em que se sobressai o tratamento exótico da natureza tropical.
( ) na poesia lírico-amorosa, pode-se encontrar um ultra-romantismo já convencional, detectado no sentimentalismo exagerado, que deforma os encantos da mulher amada, e em lamentos melodramáticos, provocados pelo sofrimento do amor irrealizado.
( ) em todas as vertentes da poesia de Gonçalves Dias, a natureza tem um caráter expressivo e dinâmico. EIa é o refúgio acolhedor e o ideal de evasão do eu-poético, estabelecendo, assim, uma interdependência entre paisagem e estado de alma.



resposta:
V V F V

origem:Ufg2001
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:A "Grande Arte", de Rubem Fonseca, incorpora aspectos temático-formais do romance brasileiro contemporâneo. Assim,

( ) as motivações pessoais e o comportamento dos indivíduos são os principais agentes condutores da narrativa.
( ) o enredo é engenhosamente armado, trazendo situações tensas que exploram a fragilidade dos seres humanos, a brutalidade e a violência do cotidiano.
( ) o crime, ocorrido no início do romance, seguido de seu desvendamento e comprovação no desfecho, torna-se o principal elemento da narrativa.
( ) a personagem Lima Prado, na condição de conhecedor privilegiado dos fatos, antecipa para o leitor os resultados dos acontecimentos antes do desfecho da narrativa.



resposta:
V V F F

 


Próxima Página »

Página 1 de 12