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Questões Ufjf

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A tese anunciada pelo autor no primeiro parágrafo é:
a) a aparência de um livro não pesa na escolha feita por um leitor mais criterioso.
b) a forma de um livro é uma característica pouco relevante para o autor.
c) a forma de um livro antecipa um julgamento do leitor.
d) leitores em geral ignoram o conteúdo dos livros ao realizarem suas escolhas.
e) a aparência do livro é decisiva apenas para leitores pouco letrados.



resposta:
[C]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia novamente:

"Desde os primórdios, os leitores exigiram livros em formatos adaptados ao uso que pretendiam lhes dar." (2 ¡. parágrafo)

A afirmação do autor:
a) contradiz as idéias postas no primeiro parágrafo.
b) corrobora a tese de que as escolhas dos leitores são muito superficiais.
c) introduz um assunto inteiramente novo, pela mudança de parágrafo.
d) é um argumento em favor das idéias do autor.
e) é um recurso retórico, sem valor argumentativo.



resposta:
[D]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Todos os fragmentos de texto a seguir revelam uma atitude hipotética do autor em relação aos fatos apresentados, EXCETO:
a) "... mantidas talvez numa bolsa ou caixa de couro, de forma que o leitor pudesse pegar..."
b) "... uma tabuleta pequena poderia sugerir um negócio privado..."
c) "...- talvez uma série de tabuletas presas umas às outras dentro de uma capa- ..."
d) "Existem textos escritos em superfícies muito maiores..."
e) "Nesse caso, o tamanho devia ter também um significado hierárquico..."



resposta:
[D]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia novamente:

"É possível que os mesopotâmicos também tivessem livros encadernados de modo parecido ao dos nossos volumes..." (2 ¡. parágrafo)

A hipótese acima é formulada a partir da existência da seguinte EVIDÊNCIA EMPÍRICA:
a) as tabuletas mesopotâmicas de argila.
b) o Código de Leis, datado do século XII a.C.
c) as caixas de couro ou bolsas com tabuletas.
d) os livros encadernados da Mesopotâmia que chegaram até nós.
e) os objetos semelhantes a códices dos monumentos funerários.



resposta:
[E]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Releia:

"... e, como acontece com todas as formas, esses TRAÇOS CAMBIANTES fixam uma qualidade precisa..." (1¡. parágrafo)

A expressão TRAÇOS CAMBIANTES teria como SENTIDO OPOSTO:
a) traços ambíguos.
b) traços relevantes.
c) traços permanentes.
d) traços estrangeiros.
e) traços flutuantes.



resposta:
[C]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia de novo:

"Obviamente, esse 'LIVRO' não se destinava a ser carregado, mas erguido e consultado como obra de referência." (3 ¡. parágrafo)

O uso das aspas na palavra "livro", no texto, indica que:
a) o livro mencionado não é uma obra escrita.
b) a palavra está sendo usada com um sentido oposto ao usual.
c) o autor optou pela hipérbole para caracterizar esse tipo de exemplar.
d) a obra mencionada é estrangeira.
e) o sentido da palavra está sendo ajustado ao presente contexto de uso.



resposta:
[E]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:"Obviamente, esse 'livro' não se destinava a ser carregado, mas erguido e consultado COMO OBRA DE REFERÊNCIA." (3¡. parágrafo)

A expressão em maiúsculo ("como obra de referência") permite inferir que a obra mencionada:
a) servia de orientação para os leitores mesopotâmicos no campo das leis.
b) foi a obra mais importante publicada na antigüidade.
c) devia seu tamanho ao seu uso doméstico.
d) versava sobre assuntos privados.
e) era oralmente reproduzida por todos que se interessavam pelas leis.



resposta:
[A]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia novamente:

"Minhas mãos, escolhendo um livro que quero levar para a cama ou para a mesa de leitura, para o trem ou para dar de presente, EXAMINAM a forma ..." (1¡. parágrafo)

A forma verbal "examinam" está subordinada a "minhas mãos" por um princípio de:
a) regência verbal.
b) concordância nominal.
c) concordância em número e gênero.
d) colocação pronominal.
e) concordância em número e pessoa.



resposta:
[E]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A principal contradição que serve de sustentação à tese do autor está estabelecida entre:
a) o número de leitores e o número de obras publicadas.
b) o desperdício e a pobreza.
c) a literatura de elite e a literatura de massa.
d) os autores do século XIX e os autores do século XX.
e) a quantidade e a qualidade das obras produzidas.



resposta:
[E]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Releia:

"O século 20 lê mais que o século passado."
(último parágrafo)

Todos os argumentos a seguir foram usados por Paulo Mendes Campos para reforçar essa afirmação, EXCETO:
a) o acréscimo no volume de material impresso.
b) a diversificação do material produzido.
c) a queda no preço dos livros.
d) a democratização da cultura.
e) a produção de obras para interesses diferentes.



resposta:
[C]

origem:Ufjf2002
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A metáfora gastronômica ("ler é alimentar-se"), amplamente utilizada no texto, está presente em todas as opções a seguir, EXCETO em:
a) "Devoram-se toneladas de papel impresso em todas as línguas..."
b) "O antilivro vai expulsando do mercado a ciência, a informação e a literatura."
c) "O século 20 lê mais que o século passado. Mas nosso avô comia um bife, e o nosso contemporâneo entulha-se com um saco de farinha..."
d) "... a percentagem de nutrientes desse palavrório é quase nada."
e) "A chamada democratização da cultura, em vez de sucos, fabrica perto de 100% de refrescos aguados..."



resposta:
[B]

origem:Ufjf2002
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Observe as palavras maiúsculas a seguir, selecionadas do texto lido:

"A CHAMADA democratização da cultura..."
"A LIVRALHADA sexual é idiota..."

A respeito das formas -ADA, pode-se dizer que:
a) têm valor semântico distinto.
b) aplicam-se à mesma classe de palavra.
c) são invariáveis.
d) são livres.
e) formam palavras compostas.



resposta:
[A]

 


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