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Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Leia o texto seguinte:

A multimídia é uma tecnologia que combina sons, imagens e textos.
No futuro a multimídia apresentará recursos ainda mais sofisticados.
Os preços dos equipamentos de multimídia tendem a ficar cada vez menores.
Mas os preços dos equipamentos de multimídia continuam inacessíveis para a maioria da população brasileira.
O poder aquisitivo da maioria da população brasileira é baixo.

Que alternativa(s) reúne(m) corretamente em um só período as sentenças acima, mantendo-lhes o sentido e as relações implícitas?

01) A multimídia, cuja tecnologia que combina sons, imagens e textos, apresentará recursos futuros ainda mais sofisticados mas, mesmo com os preços em queda, os equipamentos ainda custam muito para a maioria da população brasileira, que o poder aquisitivo é baixo.
02) Como a multimídia é uma tecnologia que combina sons, imagens e textos, no futuro ela apresentará recursos ainda mais sofisticados pela queda dos preços; entretanto, a maioria do povo brasileiro não tem acesso à multimídia, porque o seu poder aquisitivo é baixo.
04) A multimídia, uma tecnologia que combina sons, imagens e textos, apresentará no futuro recursos ainda mais sofisticados a preços cada vez menores, mas ainda inacessíveis para a maioria da população brasileira, cujo poder aquisitivo é baixo.
08) Embora os preços dos equipamentos de multimídia - uma tecnologia que combina sons, imagens e textos e que no futuro apresentará recursos ainda mais sofisticados - tendam a cair, eles ainda continuam altos para a maioria da população brasileira, cujo poder aquisitivo é baixo.
16) Os preços dos equipamentos de multimídia têm caído, embora ele ainda é alto para a maioria da população brasileira, cujo o poder aquisitivo é baixo, apesar de a multimídia ser uma tecnologia que combina sons, imagens e textos, apresentando no futuro recursos ainda mais sofisticados.
32) Os preços dos equipamentos de multimídia - uma tecnologia que combina sons, imagens e textos e que no futuro apresentarão recursos ainda mais sofisticados - tendem a cair, embora eles ainda continuam altos para a maioria da população brasileira, cujo poder aquisitivo é baixo.
64) Os preços dos equipamentos de multimídia continuam altos para a maioria da população brasileira, cujo poder aquisitivo é baixo e tende a cair, embora a tecnologia que combine sons, imagens e textos devem apresentar recursos no futuro ainda mais sofisticados.

Soma = ( )



resposta:
04 + 08 = 12

origem:Ufpr1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:No edital de uma sala de aula, havia o seguinte aviso:

"A visita ao Tribunal de Contas será realizada dia 31/05/94, às 14 horas. Será assistida uma seção e também será visitada as demais divisões da instituição. Informe-se com o seu representante".

O texto apresenta problemas de organização, de língua e de grafia. Em que alternativa(s) o texto foi reescrito adequadamente.

01) No dia 31/05/94, às 14 horas, será realizada uma visita ao Tribunal de Contas, onde será assistida uma seção e também serão visitadas as demais divisões da instituição. Informe-se com o seu representante.
02) A visita ao Tribunal de Contas será realizada dia 31/05/94, às 14 horas. Na oportunidade, os visitantes assistirão a uma sessão e poderão visitar as demais divisões da instituição. Informe-se com o seu representante.
04) A visita ao Tribunal de Contas será realizada dia 31/05/94, às 14 horas. Os visitantes assistirão a uma sessão e também será visitada as divisões da instituição. Informe-se com o seu representante.
08) Dia 31/05/94, às 14 horas, uma visita ao Tribunal de Contas será realizada, onde será assistida uma seção e também visitar-se-á as divisões da instituição. Informe-se com o seu representante.
16) No dia 31/05/94, às 14 horas, será realizada uma visita ao Tribunal de Contas. Além de assistirem a uma sessão, os visitantes poderão visitar as divisões da instituição. Informe-se com o seu representante.
32) A visita ao Tribunal de Contas será realizada no dia 31/05/94, às 14 horas. Na ocasião, uma seção será assistida e as demais divisões da instituição será visitada. Informe-se com o seu representante.

Soma = ( )



resposta:
02 + 16 = 18

origem:Ufpr1995
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Leia o texto seguinte:

É conhecida a importância do setor informal na economia brasileira, tanto pelo volume de renda gerada quanto por sua significativa participação na ocupação de mão-de-obra urbana. Objeto de estudo e pesquisas há várias décadas, esse setor vem sendo apresentado como reduto de ocupações altamente instáveis, provedor de parcos rendimentos, congregando baixos níveis de escolaridade e apresentando atividades de caráter temporário.
A designação genérica de "vendedor ambulante" engloba uma intensa diversidade de situações sociais até mesmo hierarquicamente organizadas. Podemos identificar, empiricamente, três posições que convivem no exercício dessa atividade: a do titular da barraca (os "proprietários" de um "ponto fixo" de venda); a dos ajudantes (empregados assalariados e/ou comissionados pelo titular da barraca); e a do "proprietário legal" de um ponto de venda (pessoa credenciada pelos órgãos públicos que geralmente "aluga" o ponto para um vendedor, auferindo daí uma renda mensal).

(Fragmento do texto "Camelôs: o Sonho Perseguido" de Bila Sorj - Ciência Hoje - outubro de 1988 - p. 20)

Segundo o texto, é correto afirmar:

01) Estudos feitos ao longo de mais de dez anos mostram que os camelôs ganham pouco e têm baixo nível de escolaridade.
02) Estudos mostram que os camelôs dedicam-se a essa atividade por períodos limitados e mudam freqüentemente de atividades.
04) Para a autora, a importância do setor informal na economia brasileira deve-se somente à ocupação da mão-de-obra urbana.
08) Segundo a autora, os "ajudantes" de vendedores ambulantes recebem salário, participação nas vendas ou ambos.
16) Todos os vendedores ambulantes descritos no segundo parágrafo exercem suas atividades ilegalmente.
32) A atividade de vendedor ambulante, diferente da de outros segmentos da economia, apresenta uma organização sem níveis de subordinação.

Soma = ( )



resposta:
01 + 02 + 08 = 11

origem:Ufpr1995
tópico:
Redacao

sub-grupo:Narração

pergunta:Os enunciados a seguir contêm casos de ambigüidade:

A. Raul ligou ao treinador dizendo que a sua bola tinha ficado no armário dele.
B. O André disse ao Jorge que ele tinha passado no concurso.
C. Marcos perdeu a chave do arquivo; sem a chave dele era impossível conseguir os documentos.

A seguir são sugeridas novas redações. Indique aquela(s) que elimina(m) a ambigüidade:

01) Raul ligou, dizendo ao treinador que a sua bola tinha ficado no armário dele.
02) Raul ligou ao treinador dizendo que a bola dele tinha ficado no seu armário.
04) Que ele tinha passado no concurso, o André disse ao Jorge.
08) O André disse ao Jorge que ele, Jorge, tinha passado no concurso.
16) Marcos perdeu a chave sem a qual era impossível conseguir os documentos do arquivo.
32) Marcos perdeu a sua chave do arquivo, sem a qual era impossível conseguir os documentos.

Soma = ( )



resposta:
08 + 16 + 32 = 56

origem:Ufpr1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Sintaxe

pergunta:O folclore político brasileiro atribui a Jânio Quadros a autoria das frases seguintes:

A. Fi-lo porque qui-lo.
B. Bebo-o porque é líquido; se fosse sólido, comê-lo-ia.

Sem qualquer consideração acerca da real autoria das frases, observe o uso de pronomes nas mesmas e indique as afirmativas corretas em relação à colocação pronominal.

01) Uma forma possível de reescrever corretamente a frase A é: Fiz-lhe porque o quis.
02) A colocação de pronomes em A está correta. A reescrita da frase é simplesmente uma opção estilística.
04) A frase B pode ser reescrita como: Bebo-o porque é líquido; se fosse sólido, comeria-o.
08) A forma de reescrever corretamente a frase A é: Fi-lo porque o quis.
16) O segundo pronome da frase B deve ser eliminado. Sua forma correta é: Bebo-o porque é líquido; se fosse sólido, comeria.
32) A frase B está correta. Pode-se reescrevê-la por uma opção de estilo, não para eliminar erros.

Soma = ( )



resposta:
01 + 08 + 32 = 41

origem:Ufpr1995
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:Considere o conto A IGREJA DO DIABO, de Machado de Assis - principalmente o fragmento a seguir transcrito - e selecione as alternativas corretas entre as que se enumeram a seguir.

"Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana."

01) É uma mostra do ceticismo machadiano repassado na ironia destilada gota a gota, insinuado em frases curtas e de longo alcance.
02) O texto apresenta um enfoque metafísico através do qual pretende falar diretamente da realidade humana.
04) Este conto retrata o Rio de Janeiro do período entre séculos, com suas ruas e casario, como os contos "A Cartomante" e "Contos de Escola".
08) Em "A Igreja do Diabo" há um desnudamento das falsas virtudes, dos interesses escusos e da caridade ostensiva.
16) Quanto à técnica narrativa, este conto tem uma estrutura linear: a apresentação em seqüência dos contrários conduzindo à síntese final.
32) "A Igreja do Diabo" tem em comum com o conto "Missa do Galo" o tema da metafísica e da religião católica.
64) "A Igreja do Diabo" e outros contos machadianos diferem de seus romances pela extensão e por apresentarem uma técnica narrativa menos elaborada e mais voltada para os pequenos fatos cotidianos.

Soma = ( )



resposta:
16 + 64 = 80

origem:Ufpr1995
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:Sabendo-se que, "motivos" é todo elemento temático que se repete com insistência na obra de um poeta, selecione os "motivos" predominantes na Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade.

01) Étnicos e raciais.
02) Urbanos e contemporâneos.
04) Existenciais.
08) Amorosos.
16) Sertanejos e regionalistas.
32) Metapoéticos (o fazer poesia).
64) Indígenas e históricos.

Soma = ( )



resposta:
02 + 04 + 08 + 32 = 46

origem:Ufpr1995
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:A respeito de "A Hora dos Ruminantes", de José J. Veiga, é correto afirmar:

01) A partir de trechos como "A ocupação foi rápida e sem atropelo e quando o povo percebeu o que estava acontecendo já não era possível fazer nada", pode-se interpretar "A Hora dos Ruminantes" como a metáfora da instalação de uma ditadura.
02) Os habitantes de Manarairema derrotaram os invasores porque se uniram e elaboraram uma engenhosa estratégia de resistência.
04) A obra de José J. Veiga aproxima-se da obra de Guimarães Rosa por valorizar o homem do interior, sua forte ligação com a terra, seus costumes e formas peculiares de expressão.
08) A obra de José J. Veiga afasta-se da obra de Guimarães Rosa por contrapor ao sertanejo personagens estranhas ao meio, que vêm alterar completamente a vida das personagens centrais.
16) São características das narrativas fantásticas, presentes neste obra: a multiplicação inexplicável (de cachorros e de bois), o desconhecimento das causas das ações (chegada e partida dos homens da tapera, por exemplo) e o final feliz (chuva e comemoração).
32) Menos freqüente que no realismo, ainda assim a literatura de linhagem fantástica tem importantes representantes na ficção brasileira contemporânea, como é o caso de José J. Veiga.

Soma = ( )



resposta:
Soma = (41)

origem:Ufpr1995
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:Sobre "Gota d'Água", é correto afirmar:

01) Dentre os recursos formais utilizados pelos autores, pode-se ressaltar a opção por construir o texto da peça em versos.
02) Tratando-se da adaptação da tragédia clássica "Medéia", os autores optaram por utilizar para todos os protagonistas nomes idênticos aos do texto original de Eurípides.
04) Centrada fundamentalmente em críticas à situação político-partidária do país, a peça enfrentou grandes dificuldades com a censura em sua estréia no final da década de 60.
08) É possível identificar na trajetória de Jasão uma reflexão a respeito dos mecanismos da opressão sofrida pelas camadas subalternas na sociedade capitalista.
16) Ao contrário das demais personagens, e intensificando seu caráter trágico, Joana não canta qualquer das canções da peça.
32) "Gota d'Água" representa iniciativa dramatúrgica isolada na carreira artística de Chico Buarque de Holanda, autor que se exercitou fundamentalmente na canção popular e, em época mais recente, também na ficção.

Soma = ( )



resposta:
Soma = (61)

origem:Ufpr1995
tópico:
Redacao

sub-grupo:Dissertação

pergunta:REDAÇÃO

Leia os seguintes textos de uma reportagem publicada na "Folha de S. Paulo":

"Cerca de 50 mães fizeram ontem às 9h uma manifestação de apoio à Escola Morumbi (Cidade Jardim, zona oeste de SP), que no último dia 17 impediu o menino B. S .L., 6 anos, de assistir aulas por estar usando brinco."

"O Colégio Salesiano Santa Teresinha (Santana, Zona norte) decidiu mudar as normas de seu colégio este ano.
Antes de fazer a matrícula para 94, os pais foram obrigados a assinar um documento no qual se comprometiam que seus filhos cortariam os cabelos e não usariam brincos."

"O presidente da Aipa (Associação Intermunicipal de Pais de SP), Mauro Bueno, 40 anos, critica as escolas que proíbem o ingresso de meninos cabeludos ou com brincos e as classifica de 'preconceituosas'.
Para Bueno, as regras das escolas não devem limitar os gostos pessoais dos alunos. ' Se o pai permite que o filho use brinco, não é a escola que tem o direito de impedir ', diz."
("Folha de S.Paulo" - 26/11/94 - p. 1-3)

Os trechos da reportagem colocam em evidência a reação dos adultos diante de comportamentos que têm ganho adeptos junto à juventude. Levando em conta a situação apresentada nos trechos de jornal, escreva um texto sobre o seguinte tema:

CABELOS GRANDES, BRINCOS E TATUAGENS: O QUE SIMBOLIZAM PARA OS JOVENS?



resposta:
Resposta pessoal.

origem:Ufpr1999
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Na comemoração de seus 200 anos, o semanário inglês "Observer" abriu espaço para que seu editor, Donald Trelford, contasse em sua coluna um caso da política internacional. Como se fosse um fato real, Trelford relatou que a primeira-ministra Margaret Tatcher, em sua última viagem aos Estados Unidos, revelou ao então presidente americano George Bush:
- Antes de nomear um ministro, peço-lhe que decifre um enigma. A Geoffrey Howe, por exemplo, perguntei: "Se é filho de seu pai e não é seu irmão, quem é então?" Geoffrey Howe respondeu: "Sou eu". E lhe dei o cargo de chanceler.
Impressionado, Bush resolveu testar o método em seu vice, Dan Quayle.
Propôs o mesmo enigma. Quayle pediu um tempo para pensar. Depois, telefonou ansioso a um político de origem alemã, Henry Kissinger, que lhe ensinou:
- A resposta é "eu".
Quayle voltou a Bush com ar de triunfo:
- A resposta é Kissinger.
Bush bradou, contrariado:
- Não, é Geoffrey Howe.
(Adaptado de: POSSENTI, S. OS HUMORES DA LÍNGUA. Cia das Letras, 1998.)

Com base no texto humorístico anterior, é correto afirmar:
(01) Trata-se de uma piada típica de um grupo social demarcado étnica e geograficamente que tem a intenção de humilhar outro.
(02) Está implícito na piada que os americanos são intelectualmente superiores aos ingleses.
(04) A piada revela implicitamente a opinião dos ingleses: os americanos não são inteligentes.
(08) Está implícito na piada que tanto americanos como ingleses são inteligentes, pois Howe e Kissinger acertaram a resposta do enigma.
(16) O equívoco de Quayle foi não ter interpretado a fala de Kissinger da seguinte forma: Diga a expressão "eu".
(32) Quayle e Bush interpretaram o pronome "eu" adequadamente, designando corretamente o seu referente.
(64) Dos americanos, somente o presidente acertou a resposta do enigma.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 + 16 = 21

origem:Ufpr1999
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:"Dias, meses e anos têm o hábito de fluir ao sabor das circunvoluções do planeta no espaço. Umas poucas folhas do calendário se insurgem contra esse ditame natural e se prolongam na memória individual. Raríssimas são as que se tornam fixas na história da humanidade. O ano de 1968 está no primeiro caso. Pode passar ao segundo. Como resultado de uma química que obviamente vinha de mais tempo mas que produziu sua maior reação ali nos anos 60, mudou-se para sempre a relação dos pais e filhos, do homem e da mulher, do jovem e da autoridade. O negro furou o bloqueio racista na sociedade americana nos anos 60. A mulher começou a invadir fábricas e escritórios nos anos 60, até mesmo num país da periferia como o Brasil. Nos países mais desenvolvidos do mundo, nunca a opinião pública saíra às ruas para contestar políticas governamentais com tanta virulência quanto nos anos 60. Faz precisamente trinta anos, maio de 1968, que os estudantes saíram às ruas em Paris e sacudiram o governo do general Charles De Gaulle com sua plataforma inesperada de exigências. 'É proibido proibir', 'a imaginação no poder', ou aquela melhor ainda, tomada emprestada do surrealista e militante trotskista francês André Breton: 'Sejamos realistas. Exijamos o impossível'. Do outro lado do Atlântico, entre os americanos, estudantes, hippies, negros dos guetos, homens e mulheres lotavam os comícios pela paz ou pelos direitos civis."
(VEJA - 6/5/98 - p.74)

Sobre o texto anterior, é correto afirmar:
(01) As frases iniciais do texto afirmam que geralmente o tempo passa sem deixar marcas significativas na memória individual ou coletiva.
(02) As palavras "química" e "reação" são empregadas no texto em seu sentido literal.
(04) O ano de 1968 já tem seu lugar garantido tanto na memória individual quanto na história da humanidade.
(08) Os slogans "É proibido proibir" e "a imaginação no poder" têm o mesmo significado no texto.
(16) A reivindicação estudantil expressa na citação de André Breton - "Sejamos realistas. Exijamos o impossível." - é contraditória.
(32) As manifestações sociais de 68 estão relacionadas a mudanças significativas nas relações entre os sexos, entre as gerações e entre os níveis hierárquicos.

Soma ( )



resposta:
01 + 16 + 32 = 49

 


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