|
origem:Ufrj1996
tópico:Gramatica
sub-grupo:Ortografia
|
pergunta:As conjunções "mas" e "e" , que iniciam o segundo e o terceiro períodos, são especialmente importantes na ESTRUTURAÇÃO e no SENTIDO DO TEXTO. Explique por quê.
resposta: A conjunção "mas" introduz a noção de contraste entre a caracterização "à primeira vista" e a que se faz a seguir. A conjunção "e" adiciona características que reiteram o contraste.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Gramatica
sub-grupo:Ortografia
|
pergunta:Confronte os trechos destacados nos trechos A e B.
A "apesar da aparência DE VELHO"
B "seu aspecto era DE UM VELHO COMO TANTOS OUTROS"
"maroto como o DE UM VELHINHO BEM-HUMORADO"
a) Como se justifica a ausência de artigo no trecho destacado no trecho A? b) No trecho B, o artigo indefinido tem seu sentido reiterado em um dos dois trechos destacados. Que recurso lingüístico é responsável por essa reiteração? Explique sua resposta.
resposta: a) Não se quis caracterizar o substantivo velho, deixando-o no sentido geral.
b) A comparação "como tantos outros". "Tantos outros" reitera o sentido de indeterminação do artigo indefinido.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Literatura
sub-grupo:Romantismo
|
pergunta:No poema, a saudade da amada (estrofes 1, 2 e 4) e a esperança do reencontro (estrofe 5) são temas que expressam uma ligação do homem romântico com o tempo. Qual a relação entre esses temas, o estado de insatisfação do eu lírico e a ligação do sujeito romântico com o tempo?
resposta: O homem romântico vive insatisfeito com a realidade que o circula, preferindo sempre o mundo ideal ao mundo real. Assim, o tempo preferido dos românticos é o passado, para o qual freqüentemente evadem, havendo também a possibilidade de uma satisfação de desejos futura na forma de esperança.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Literatura
sub-grupo:Romantismo
|
pergunta:Na literatura romântica, o homem coloca-se, com freqüência, numa posição simulada de vassalo, a cortejar e a adorar passivamente sua senhora, figura em geral idealizada. Que função sintática revela esse posicionamento da figura masculina, no verso "Descansa-me no teu seio" (última estrofe)? Justifique sua resposta.
resposta: O eu lírico revela sua passividade ao colocar-se sintaticamente como objeto direto de descansar, sofrendo o efeito da ação desencadeada por sua amada.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Interpretacao
sub-grupo:
|
pergunta:MAPA-MÚNDI
A facilidade de comunicações acabou com esses tanques em que floresciam as diferentes culturas. Quando antes se olhava o mapa-múndi e via-se cada país de um colorido diferente, podia-se tomar isso ao pé da letra. É verdade que o mundo continuou a ser uma colcha de retalhos; mas são todos da mesma cor. Bombaim, Roma Tóquio, que se escondiam, cada um com seu peculiar mistério, nos compartimentos estanques de sua própria civilização, agora, a julgar pelos filmes, estão perfeitamente padronizados, universalizados. E, no mundo de hoje, para desconsolo dos descendentes de Sindbad e de Marco Pólo, a única cor local das cidades famosas são os turistas. (QUINTANA, Mário. PROSA E VERSO. Compilação do autor. Porto Alegre: Globo, 1978.)
"ANTES" "cada país de um colorido diferente"
"DEPOIS" "Bombaim, Roma, Tóquio"[...] "a julgar pelos filmes, estão perfeitamente padronizados, universalizados"
a) Os trechos anteriormente transcritos caracterizam um mundo de ANTES e um mundo de AGORA. Segundo o texto, essa transformação apagou todos os traços originais que individualizavam e distinguiam cada país e cada cultura? Retire do texto a frase que comprova sua resposta. b) Explique, então, o efeito expressivo obtido com o emprego do advérbio "perfeitamente" em "agora, a julgar pelos filmes, estão perfeitamente padronizados, universalizados.".
resposta: a) Sim, o autor considera que tudo está padronizado, tomando como referência o cinema. "Bombaim, Roma ... estão perfeitamente padronizados, universalizados."
b) O emprego do advérbio "perfeitamente" confere certa ambigüidade: pode dar idéia de padronização sem defeitos ou de padronização total, cabal.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Gramatica
sub-grupo:Verbos - tempo e modo
|
pergunta:Na primeira estrofe, fala-se do passado como o tempo dos acontecimentos que deslizavam "lentos e longos". O emprego do pretérito imperfeito e o uso do gerúndio reforçam essa idéia. Explique por quê.
resposta: O pretérito imperfeito exprime um fato que não foi totalmente concluído no momento da fala; portanto, longo, lento. O gerúndio dá a idéia de ação verbal em curso, reiterando a noção de acontecimentos longos.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Interpretacao
sub-grupo:
|
pergunta:a) O título estabelece relação mais estreita e específica com um dos versos do poema. Transcreva esse verso. b) Através do título, o poema apresenta ao leitor uma avaliação sobre o progresso. Essa avaliação é negativa ou positiva? Justifique sua resposta.
resposta: a) "Os aviões desceram e levaram os caminhos"
b) É negativa, pois o progresso está associado à idéia de rapinagem, de roubo.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Literatura
sub-grupo:Modernismo
|
pergunta:"e possa enfim o ferro comer a ferrugem,"
Sabendo-se que habitualmente é a ferrugem que come o ferro, estabeleça a relação entre os versos anteriormente citados e o projeto modernista na literatura brasileira.
resposta: Como na inversão do processo químico sugerida pelos versos, os modernistas queriam uma completa inversão de valores, propondo uma linguagem mais dinâmica, o fim da rigidez forma na poesia, etc. Enfim, queriam uma renovação radical na estética literária.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Interpretacao
sub-grupo:
|
pergunta:O pronome demonstrativo "essa" pode ter, dentre outras, as seguintes funções: - indicar a localização no espaço em relação à segunda pessoa do discurso (perto da pessoa com quem se fala / a quem se escreve); - lembrar ao ouvinte ou ao leitor algo já mencionado.
Após reler o início do poema de João Cabral, responda: a) A qual dos empregos anteriormente descritos corresponde o uso do pronome demonstrativo no primeiro verso? b) Justifique a resposta do item anterior e retire do poema o dado que a comprova.
resposta: a) Lembrar ao ouvinte ou leitor algo já mencionado.
b) O poema tem como título "Cartão de Natal", que remete à idéia de nascimento de uma criança. O poema faz menção a isso.
|
origem:Ufrj1996
tópico:Interpretacao
sub-grupo:
|
pergunta:Na segunda estrofe, apresentam-se os votos para o futuro numa perspectiva predominantemente pessimista ou otimista? Justifique a resposta, com suas palavras.
resposta: A perspectiva é otimista, pois se espera que o sim possa comer o não, embora a presença dos advérbios "desta vez" e "enfim" denuncie uma história de insucessos.
|
origem:Ufrj1997
tópico:comunicacao
sub-grupo:
|
pergunta:a) Apesar de apresentar o texto em terceira pessoa, em um momento a jornalista se inclui especificamente entre as mulheres modernas que lhe servem de tema. Transcreva do primeiro parágrafo do texto o segmento que mostra essa inclusão. b) A ironia é definida como "Modo de exprimir-se que consiste em dizer o contrário daquilo que se está pensando ou sentindo..."; transcreva do segundo parágrafo do texto a expressão que é considerada ironia segundo a definição dada.
resposta: a) "... todas sabemos ..." b) "... doc) "... doce organograma ..."
|
origem:Ufrj1997
tópico:Gramatica
sub-grupo:
|
pergunta:"Patroa/empregada" (3¡. parágrafo) e "empregada-robô" (3¡. parágrafo) têm na grafia sinais (barra, hífen) de significados distintos. Quais são esses significados, considerando-se as ocorrências destacadas?
resposta: No primeiro caso, o valor da barra é de acréscimo, enquanto no segundo caso, o valor do hífen é de comparação.
|