Banco de dados de questões do vestibular Ufrs
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrs

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Sobre a poesia de Gregório de Matos Guerra é correto afirmar que
a) privilegia os cenários bucólicos percorridos por pastores e ninfas examinados de uma perspectiva satírica e irônica.
b) expõe em sintaxe simples o caráter sereno e amoroso de um pastor que corteja sua amada com promessas de vida amena e burocrática.
c) expõe em sintaxe complexa e com metáforas antitéticas os dilemas do amor e do espírito no quadro da Contra-Reforma.
d) privilegia o cenário urbano para denunciar as arbitrariedades da Inquisição e o racismo dos portugueses instalados na colônia.
e) privilegia os cenários palacianos em que ocorrem intrigas e conspirações envolvendo nobres burocratas, monges e prostitutas.



resposta:
[C]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Arcadismo

pergunta:O autor dos versos citados é
a) Alvarenga Peixoto.
b) Tomás Antônio Gonzaga.
c) Cláudio Manuel da Costa
d) Silva Alvarenga.
e) Basílio da Gama.



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere as afirmativas seguintes.

I - O poeta critica Marília por não enxergar as atividades produtivas que provêem o sustento e a riqueza do casal, mas elogia o senso estético da amada, capaz de discernir entre boa e má poesia.
II - Em estrofes de quatro versos, todas elas com rima entre o 2¡. e o 4¡. versos, o poeta contrasta a paisagem externa com o ambiente doméstico em que ele e Marília dividem tarefas.
III - A cena doméstica descrita pelo poeta demonstra a harmonia entre o casal que se dedica a atividades intelectuais, sendo que Marília complementa e suaviza o cotidiano do marido.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[D]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Sobre a poesia de Gonçalves Dias é correto afirmar que
a) cantou a natureza brasileira como cenário das correrias e aventuras do indígena bravo e leal.
b) denunciou a iniqüidade da escravidão em poemas altissonantes e repletos de metáforas aladas.
c) elogiou os esforços do colonizador português em suas campanhas militares.
d) cantou a bondade da mãe e da irmã, esteios femininos do núcleo familiar patriarcal.
e) elogiou a dissipação e os excessos do vinho em orgias noturnas marcadas pela devassidão e crueldade.



resposta:
[A]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Em "Boa Noite", Castro Alves
a) apresenta uma cena de amor interrompida pelo canto de um pássaro que anuncia o surgimento de uma terceira pessoa na sala.
b) despede-se da amada, que retribui o adeus demonstrando em sua atitude a vontade de que o amante permaneça.
c) despede-se da amada alegando que o luar, ao bater nas janelas, há de denunciá-los aos demais moradores da casa.
d) apresenta uma cena em que o amante amedrontado avalia depreciativamente os dotes físicos da amada.
e) despede-se da amada que se encontra no leito, desnuda e temerosa de que eles sejam surpreendidos.



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Em "Amor e medo", Casimiro de Abreu
a) recomenda cautela à amada para que a luz de fogo que a cerca não revele a terceiros os segredos do casal.
b) evita os encantos da amada justamente por desejar a moça em excesso, respondendo ao amor dela com seu medo.
c) nota que a amada engana-se ao julgá-lo ardente e amoroso, pois se trata apenas de uma impressão causada pela distância que os separa.
d) evita aproximar-se da amada porque as horas longas a correr velozes em breve prejudicarão a intensidade do desejo que os une.
e) discorda da amada que afirma que ele foge dela para evitar a intensidade do amor que se alimenta no voraz segredo.



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere as afirmativas seguintes.

I - Os dois poemas apresentam mulheres envolvidas pela atração amorosa: em "Amor e medo" a moça suspira e ressente-se da suposta indiferença do poeta; em "Boa-noite" ocorre o contato físico entre o casal, e a mulher insinua com alguma veemência que não deseja a partida do amante.
lI - Os dois poemas são constituídos de estrofes de quatro versos decassílabos dos quais o segundo e o quarto de cada estrofe rimam entre si.
III - Nos dois poemas aparece a primeira pessoa do singular, que manifesta o eu-lírico do poeta em contato com a mulher amada; eu-lírico que, em "Amor e medo", afirma amor ardente e medo enorme e, em "Boa-noite", encontra-se envolvido em uma cena íntima e erótica.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas lI
c) Apenas I e III
d) Apenas lI e III
e) I, lI e III



resposta:
[E]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Sobre o texto anterior, trecho de abertura de um romance de José de Alencar, são feitas as afirmativas seguintes.

I - O autor usa de um artifício para disfarçar o caráter ficcional da narrativa e, ao mesmo tempo, estreitar os laços da interlocução com o leitor: cria um personagem-narrador e uma personagem-leitora, esta com a função de propiciar ao narrador a oportunidade de contar a sua história.
lI - Pela referência a criaturas infelizes que escandalizam a sociedade, à profanação da atmosfera em que está envolta a neta da personagem à qual se dirige o narrador, bem como pela cautela do narrador em abordar assunto que causa melindres, pode-se inferir que se trata da abertura do romance "Lucíola".
III - De acordo com o terceiro parágrafo, a personagem-leitora não se deve preocupar caso leia algo que ofenda seu pudor, pois diante do texto escrito não são vexatórias, para a mulher, atitudes que seriam motivo de vergonha na presença de um homem.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas lI e III
e) I, lI e III



resposta:
[E]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Além do romance de que foi retirado o texto, José de Alencar escreveu
a) "Inocência", cuja ação se passa no sertão, onde mora Pereira, que divide as mulheres entre prostitutas e "famílias", estas as filhas e esposas mantidas isoladas em casa, pois, se vissem homem que não o pai ou marido, fatalmente se igualariam às prostitutas devido a sua condição de fêmeas, por definição depravadas.
b) "O seminarista", romance passional que discute a instituição do celibato clerical: o Padre Eugênio, retornando à cidade natal, sente reacender-se uma antiga paixão; apesar de tentar resistir, acaba por cair em tentação, e a quebra do voto de castidade o leva à loucura.
c) "A moreninha", narrativa de intriga simples e temática mundana, em que os sentimentos e motivações jamais adquirem profundidades impróprias para a conversação em sociedade na presença de mocinhas e senhoras respeitáveis.
d) "Ubirajara", um de seus romances voltados para a recriação do passado do Brasil, narrando os feitos heróicos de um índio capaz de permanecer impassível enquanto formigas saúvas lhe devoram a mão, numa das provas a que se submete para fazer jus à mão de sua pretendida.
e) "Memórias de um sargento de milícias", que apresenta o quotidiano da "arraia-miúda" do Rio de Janeiro, composta de personagens permanentemente em luta pela satisfação das necessidades humanas mais elementares e sempre ávidos de gozar os momentos de sorte favorável.



resposta:
[D]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:A respeito de Machado de Assis são feitas as afirmativas seguintes.

I) Em seus primeiros romances denuncia a hipocrisia da sociedade da época e apresenta soluções originais para os conflitos dos protagonistas, como a morte de Helena.
II) Em contos como 'Teoria do medalhão', 'O espelho' e 'Um homem célebre', ironiza a obsessão da elite brasileira pelas aparências e sua incapacidade de ir além da mediocridade.
III) Em 'O Alienista', faz um discreto elogio à ciência, vista como fonte do progresso e meio seguro de superar as contradições da sociedade brasileira do período imperial.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:Tomando em consideração seus romances, é correto afirmar que Machado de Assis
a) faz de 'Memórias póstumas de Brás Cubas' o primeiro romance naturalista brasileiro, ao descrever em detalhes o processo de decomposição do corpo de Brás Cubas.
b) explícita em 'Quincas Borba' sua teoria do Humanitismo, a qual serve de justificativa para a atitude arrivista de Rubião e sua ascensão social baseada na trapaça e na sedução.
c) estabelece ele próprio as bases da polêmica sobre a fidelidade de Capitu a Bentinho ao adotar em 'Dom Casmurro' um personagem-narrador parcial e desconfiado.
d) discute em 'Esaú e Jacó' os dilemas religiosos da sociedade brasileira do século passado, baseada numa população majoritariamente umbandista, mas fiel à herança judaico-cristã.
e) aproveita a aposentadoria do Conselheiro Aires, personagem de 'Esaú e Jacó', para, no 'Memorial de Aires', fazê-lo relembrar suas aventuras picarescas entre a senzala e a igreja.



resposta:
[C]

origem:Ufrs1997
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:A respeito do romance brasileiro do final do século XIX, pode-se afirmar que
a) o Impressionismo, com sua linguagem cientificista e a expressão de um determinismo mecanicista, buscava os aspectos mórbidos da atividade humana para demonstrar que o ser humano é movido por condicionamentos de duas fontes: o meio e a herança genética.
b) o Realismo, movimento saudosista, buscava demonstrar como a vida era melhor no tempo da monarquia, opondo a estabilidade do regime sob a tutela de Dom Pedro II ao arrivismo de casais republicanos como Palha e Sofia.
c) personagens como Pombinha, a moça decente que se torna homossexual e prostituta por influência da madrinha, e Jerônimo, o português trabalhador que larga a esposa por uma mulata fogosa, são ilustrações das teses naturalistas de Aluísio de Azevedo.
d) Adolfo Caminha é autor de um romance de cunho memorialístico que narra as transformações que se dão na personalidade de um menino ao entrar em contato com o meio hipócrita e violento de um cortiço do Rio de Janeiro no tempo do Império.
e) 'O Ateneu' narra a história de um marinheiro mulato que, para tentar fugir ao preconceito que o isola dos próprios parentes, embarca no navio que dá título ao livro, sem saber que o capitão e o imediato planejam vendê-lo como escravo.



resposta:
[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 43