Questões de Educação Ambiental - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Educação Ambiental


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uepg
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:A água para o nosso consumo está se tomando cada vez mais escassa. É o que discutiu em Haia o Fórum Mundial da Água. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.
01) A capacidade dos reservatórios de água diminui progressivamente por causa da sedimentação.
02) A maior parte dos habitantes do planeta carece de água potável.
04) Milhões de seres humanos morrem anualmente por doenças relacionadas com a água.
08) A maior parte da água do planeta é salgada e imprópria para consumo.
16) A superexploração das águas subterrâneas constitui ameaça à sobrevivência alimentar de muitas regiões, entre elas o México e a China.


resposta:29

vestibular Ufg
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:"Caça, ninguém não pegava caça mais, nem algum tatu-galinha aparecia! e por causa de Maanape ter matado um boto..." ("Macunaíma", Mário de Andrade)
Apesar de conter um sentido mitológicos (a caça não aparecia pelo fato de "Maanape ter matado um boto"), a frase sugere uma atividade humana (a caça) que pode interferir na interdependência dos seres vivos em um meio ambiente.
Considerando esse aspecto da biocenose,

a) cite dois efeitos negativos da caça e dois da pesca indiscriminadas para o meio ambiente.
b) Esquematize uma teia alimentar na qual apareçam o tatu-galinha e o boto.

resposta:
a) Tanto a caça como a pesca indiscriminados comprometem o equilíbrio ecológico, bem como a disponibilidade futura de alimento para a humanidade.
b) Observe a teia alimentar adiante:



vestibular Ufsm
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Na região da Quarta Colônia Italiana, no estado do RS, encontram-se fragmentos de mata atlântica, o que levou essa região a ser incorporada à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO em 1993. A importância dessa Reserva reside na grande biodiversidade presente e no impedimento de sua extinção. Qual dos conceitos ecológicos a seguir abrange mais elementos da biodiversidade?
a) Espécie.
b) População.
c) Nicho.
d) Comunidade.
e) Habitat.

resposta:D

vestibular Puc
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta.

Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:
a) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
b) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.
c) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.
d) Além da riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.
e) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.

resposta:A

vestibular Ufmg
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:A recuperação de áreas verdes e a sua expansão com plantio de espécies nativas são práticas utilizadas em regiões industrializadas e/ou urbanizadas. Todas as alternativas apresentam objetivos dessa prática, EXCETO:
a) Aumentar a taxa de oxigênio na atmosfera.
b) Controlar a erosão.
c) Melhorar as condições micro-climáticas.
d) Reduzir a propagação de ruídos.
e) Restaurar o equilíbrio da fauna e flora locais.

resposta:C

vestibular Fgv
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Reagindo aos "pichadores" a população paulistana passou a proteger os muros e paredes, ornando-os com trepadeiras ou renques de plantas. Assinale as afirmações corretas: I. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas promovem o enriquecimento do ar, em termos de oxigênio.
II. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas também atuam como retentores de poeira e demais partículas em suspensão.
III. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas amenizam os picos de calor, especialmente mediante a transferência de água do subsolo para a atmosfera e absorção de energia solar para seu crescimento.
IV. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas dissipam ruídos.
V. A reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas contribuem para a sustentação das cadeias ecológicas debilitadas pela intensa urbanização, particularmente as que envolvem pássaros.

A alternativa que contém maior número de afirmações corretas é:
a) I.
b) I, II, III, IV e V.
c) III, IV e V.
d) II, III, IV e V.
e) I e II.

resposta:B

vestibular Ufrs
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:As espécies mais vulneráveis ao processo de extinção causada por atividades humanas são aquelas que
a) apresentam nichos amplos.
b) apresentam altas taxas de crescimento populacional.
c) são predadas por outras espécies.
d) apresentam uma alta especificidade alimentar.
e) são capazes de se dispersar com facilidade.

resposta:D

vestibular Ufmg
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:No Brasil, tem-se investido muito na construção de usinas hidrelétricas para obtenção de energia, o que implica o represamento de cursos d'água. Essa prática pode resultar em alguns problemas ambientais. As alternativas a seguir são exemplos desses problemas, EXCETO
a) empobrecimento dos solos.
b) diminuição das áreas de terras cultiváveis.
c) expansão de habitats de alguns vetores de

resposta:A

vestibular Cesgranrio
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:UM DIA DA TERRA SOMBRIO
"A comemoração do Dia da Terra, amanhã, tem tudo para ser sombria. Os ecossistemas no planeta continuam se deteriorando e quase todas as categorias, segundo um novo relatório publicado para a ocasião pelas Nações Unidas. Pelas estimativas, entre 5% e 20% das espécies de plantas e animais estão ameaçados de extinção no futuro próximo." ("Jornal do Brasil", 21/04/96)

Após a análise da notícia em destaque, podemos concluir que todos os processos abaixo relacionados estão ocorrendo, EXCETO um. Assinale-o.

a) Intensificação da erosão.
b) Intensificação do efeito estufa.
c) Diminuição da camada de ozônio.
d) Redução da magnificação trófica.
e) Redução da biodiversidade.

resposta:D

vestibular Unb
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:A ocupação do espaço, no Distrito Federal, vem se processando rapidamente e, às vezes, de forma desordenada. Isso tem propiciado mudanças ambientais que se tornam mais evidentes a cada dia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. (0) A substituição da vegetação do cerrado por cultivos agrícolas e por aglomerados urbanos tem ocasionado o assoreamento do largo Paranoá e a poluição de suas águas.
(1) Os custos para o tratamento das águas de rios contaminados, visando à sua futura utilização, podem tornar-se muito onerosos.
(2) O crescimento populacional requer o uso incessante dos recursos naturais que, na maioria das vezes, são utilizados de forma predatória, seja por necessidade de sobrevivência, seja por falta de consciência ecológica.
(3) A destruição de habitats pode acarretar problemas de saúde pública no DF.



resposta:Todos os itens estão corretos.

vestibular Ufrs
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Considere os itens a seguir, que apresentam ações humanas relacionadas ao ambiente.

I - Adubar o solo, fornecendo nutrientes para as plantas.
II - Colocar o lixo doméstico em aterros sanitários.
III - Utilizar o petróleo, liberando gás carbônico para a atmosfera.

Quais dentre eles apresentam ações que interferem nos ciclos biogeoquímicos?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

resposta:E

vestibular Enem
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação de vertebrados em cativeiro. Com esse objetivo, a iniciativa mais adequada, dentre as alternativas a seguir, seria criar

a) machos de umas espécies e fêmeas de outras, para possibilitar o acasalamento entre elas e o surgimento de novas espécies.
b) muitos indivíduos da espécie mais representativa, de forma a manter a identidade e a diversidade do ecossistema.
c) muitos indivíduos de uma única espécie, para garantir uma população geneticamente heterogênea e mais resistente.
d) um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas.
e) vários indivíduos de poucas espécies, de modo a garantir, para cada espécie, uma população geneticamente homogênea.

resposta:D

 
celula virtual - para ensino medio

 




anatomia musculatura