Questões de Educação Ambiental - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Educação Ambiental


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unesp
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é freqüentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes.

I. Exterminar o maior número possível de ratos.
II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios.
III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais.
IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios.
V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva.
As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

resposta:C

vestibular Enem
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:A pesca não predatória pressupõe que cada peixe retirado de seu habitat já tenha procriado, pelo menos uma vez. Para algumas espécies, isso ocorre depois dos peixes apresentarem a máxima variação anual de seu peso.
O controle de pesca no Pantanal é feito com base no peso de cada espécie. A tabela fornece o peso do pacu, uma dessas espécies, em cada ano.


Considerando esses dados, a pesca do pacu deve ser autorizada para espécimes com peso de, no mínimo,
a) 4 kg.
b) 5 kg.
c) 7 kg.
d) 9 kg.
e) 11 kg.

resposta:A

vestibular Ufes
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Pesquisadora da USP revela que a exposição do barulho diminui o rendimento escolar. O estudo mostra que "15% das crianças de um conjunto de edifícios da Grande São Paulo, moradoras em andares mais baixos, têm aproveitamento escolar inferior ao das que moram em imóveis acima do 15º andar". (Época, 12/4/99)

Durante um debate sobre esse assunto, um grupo de estudantes apresentou, na tentativa de minimizar o problema, as seguintes propostas:
I - desvio do trânsito pesado para locais afastados dos centro residenciais;
II - promoção de campanhas educativas para que os motoristas só buzinem o necessário;
III - fixação de um padrão de ruído urbano, em torno de 100 decibéis, para todos os centros urbanos residenciais;
IV - conservação e ampliação de áreas verdes.

Assinale a opção que contém a(s) propostas(s) adequada(s) à situação.
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:C

vestibular Enem-2009
tópico:Educação Ambiental

sub-grupo:
pergunta:Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-prima fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros.

Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período de tempo. No caso de copos plásticos constituídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem

(A) a decomposição biológica, que ocorre em aterros sanitários, por micro-organismos que consomem plásticos com estas características apolares.
(B) a polimerização, que é um processo artificial inventado pelo homem, com a geração de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares.
(C) a decomposição química, devido à quebra de ligações das cadeias poliméricas, o que leva à geração de compostos tóxicos ocasionando problemas ambientais.
(D) a polimerização, que produz compostos de propriedades e características bem definidas, com geração de materiais com ampla distribuição de massa molecular.
(E) a decomposição, que é considerada uma reação química porque corresponde à união de pequenas moléculas, denominados monômeros, para a formação de oligômeros.

resposta:Alternativa C.

 
celula virtual - para ensino medio

 




musuclos do braço