Questões de Fisiologia - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Fisiologia


REF. Perguntas / Respostas
vestibular UEL
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:A taxa de consumo de oxigênio em relação à massa corpórea é muito mais alta no mamífero pequeno que no grande.
Por exemplo, 1 g de tecido de um camundongo consome oxigênio numa taxa até 100 vezes maior que 1 g de tecido de um elefante.
Este elevado consumo de oxigênio do animal pequeno requer um maior suprimento desse elemento para os tecidos.
Assim sendo, espera-se que mamíferos menores apresentem: a) Maior freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
b) Menor freqüência cardíaca e maior freqüência respiratória que mamíferos maiores.
c) Menor freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
d) Maior freqüência cardíaca e maior freqüência respiratória que mamíferos maiores.
e) Freqüência cardíaca e respiratória igual à dos mamíferos maiores.


resposta:D

vestibular UEL
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:Em um experimento para se determinar a importância dos hormônios hipofisários na reprodução de mamíferos, procedeu-se à remoção da hipófise (hipofisectomia) de um grupo de ratas adultas.
Após a hipofisectomia, os animais receberam doses fisiológicas de hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
Como resultado deste procedimento experimental, espera-se que: a) Os ovários permaneçam inativos.
b) Não ocorra mais ovulação.
c) Ocorra liberação de estrógenos e ovulação.
d) Ocorra atrofia uterina.
e) Desapareçam as características sexuais secundárias.


resposta:C

vestibular UEL
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:O tecido epitelial do intestino delgado apresenta um tipo de célula que produz mucopolissacarídeos com função lubrificante, facilitando, assim, o deslocamento do alimento durante o processo de digestão.
Baseando-se na função destas células, qual das organelas celulares aparece bastante desenvolvida quando observada ao microscópio eletrônico?
a) Retículo endoplasmático liso.
b) Lisossomo.
c) Complexo de Golgi.
d) Peroxissomo.
e) Vacúolo.


resposta:C

vestibular UEL
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Drogas
pergunta:A ingestão de álcool inibe a liberação de ADH (hormônio antidiurético) pela hipófise.
Assim sendo, espera-se que um homem alcoolizado:
a) Produza grande quantidade de urina concentrada.
b) Produza grande quantidade de urina diluída.
c) Produza pequena quantidade de urina concentrada.
d) Produza pequena quantidade de urina diluída.
e) Cesse completamente a produção de urina.


resposta:B

vestibular Fuvest-2ª-fase-2006
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:O esquema acima mostra um coração humano em corte.

Abaixo, o gráfico mostra a variação da pressão sangüínea no ventrículo esquerdo durante um ciclo cardíaco, que dura cerca de 0,7 segundo.
a) Em qual das etapas do ciclo cardíaco, indicadas pelas letras de A a O, ocorre o fechamento das valvas atrioventriculares ? b) Os ventrículos direito e esquerdo possuem volume interno similar e ejetam o mesmo volume de sangue a cada contração.
No entanto, a parede ventricular esquerda é cerca de 4 vezes mais espessa do que a direita.
Como se explica essa diferença em função

resposta:a) O fechamento das valvas atrioventriculares ocorre durante as etapas de E a H (ou E a I).
b) A parede ventricular esquerda tem de ser mais espessa porque precisa bombear sangue para todo o organismo.
A parede ventricular direita pode ser menos espessa porque só bombeia sangue para os pulmões.


vestibular Fuvest-2ª-fase-2004
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com pH 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi adicionado ácido clorídrico (HCl), de modo a se obter um pH final em torno de 2. Nos tubos 1 e 2, foi adicionado macarrão; nos tubos 3 e 4, foi adicionada carne; nos tubos 5 e 6, foi adicionada manteiga. Os tubos foram mantidos por duas horas à temperatura de 36°C. Ocorreu digestão apenas no tubo 1.

a) Qual foi o órgão do animal utilizado na experiência?
b) Que alteração é esperada na composição químicada urina de um cão que teve esse órgão removido cirurgicamente? Por quê?
c) Qual foi a substância que a enzima purificada digeriu?


resposta:a) O órgão utilizado na experiência foi o pâncreas.
b) Espera-se um aumento na quantidade de glicose presente na urina excretada (glicosúria). Tal fato pode ser evidenciado porque o pâncreas produz e secreta a insulina, que é o hormônio que controla a taxa de glicose no organismo.
O distúrbio hormonal verificado com a retirada do pâncreas é o diabete mellitus.
c) A substância digerida é o hidrato de carbono, sob a ação da amilase pancreática.


vestibular Fuvest-2ª-fase-2004
tópico:Fisiologia

sub-grupo:
pergunta:Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mm Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio?
b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mm Hg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)?
c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica?
d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?


resposta:a) O abaixamento do pH para 7,2 diminui a saturação da oxiemoglobina, isto é, o sangue passa a ceder mais oxigênio aos tecidos.
b) Cerca de 10%.
c) A respiração celular libera CO2 , que ocasiona a queda do pH sangüíneo, ou seja, a acidose respiratória. d) O pH mais baixo do sangue facilita a liberação mais rápida de O2 aos tecidos celulares.


vestibular Ufg
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Homeostase
pergunta:O texto que se segue foi extraído de "Xadrez, truco e outras guerras", de José Roberto Torero. Servimos-nos de algumas de suas estruturas, para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o General mandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam.... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...
À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta?
(TORERO, J. Roberto. "Xadrez, truco e outras guerras")

1. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo (...)

O corpo dos animais apresenta diferentes mecanismos, capazes de promover o bem-estar do indivíduo, em diferentes temperaturas ambientais.

a) A pele desses animais é formada por células. Esquematize a estrutura molecular da membrana plasmática, indicando 3 componentes da mesma.
b) Justifique e exemplifique a afirmativa: Os animais ectotérmicos ou pecilotérmicos necessitam, diferentemente do homem, de expor-se a fontes ambientais de calor.

resposta:a) Observe a figura a seguir: 1 - bicamada lipídica
2 - proteína
3 - glicocálix
b) Animais ectotérmicos como os invertebrados, peixes, anfíbios e répteis apresentam a temperatura corpórea variando com o ambiente.
Desse modo, necessitam de fontes externas de calor para acelerar seus processos metabólicos.



vestibular Ufba
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Homeostase
pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parenteses a soma dos itens corretos. A figura a seguir ilustra a relação entre a temperatura ambiente e a temperatura corporal de dois animais. Com base na análise dessa ilustração, pode-se concluir: (01) Os animais representados exibem a mesma capacidade de regulação térmica. (02) Em animais endotérmicos, a fonte preferencial de calor para o corpo é o metabolismo. (04) Animais exotérmicos mantêm uma relação direta entre a temperatura do corpo e a do ambiente. (08) A disponibilidade de alimento permite a regulação térmica em répteis. (16) A endotermia é uma vantagem evolutiva para animais terrestres. (32) Adaptações na superfície do corpo dos mamíferos estão associadas à sua condição de animais endotérmicos. (64) Animais exotérmicos e endotérmicos apresentam as mesmas características anatômicas e fisiológicas quanto ao sistema circulatório. Soma ( )

resposta:02 + 04 + 16 + 32 = 54


vestibular Ufrj
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Homeostase
pergunta:As halobactérias são classificadas como halófilas extremas porque vivem em ambientes com uma concentração muito alta de Na+. Nessas bactérias, ao contrário do que ocorre na maioria das células, existem sistemas enzimáticos que bombeiam o K+ para o seu interior de tal forma que [K+]interior>[Na+]exterior. Em geral nas outras espécies de microrganismo essas concentrações são iguais. De que forma o mecanismo de concentração de K+ é importante para as halobactérias?

resposta:A maior concentração de K+ no interior das halobactérias cria um gradiente osmótico que num ambiente de alta concentração salina, favorece a entrada de água nas células.

vestibular G2
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Homeostase
pergunta:Relacione a circulação de Aves e Mamíferos à capacidade que esses animais têm de manter a temperatura corpórea constante (homeotermia).

resposta:Aves e Mamíferos possuem circulação fechada e completamente separada.

vestibular Fatec
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Homeostase
pergunta:Vinte pessoas normais beberam, cada uma, 2 litros de água num intervalo de 2 horas. A seguir temos os gráficos que registram as médias das variações dos volumes urinários e das concentrações do hormônio anti-diurético (ADH) no sangue em função do tempo.



A análise dos gráficos permite concluir que
a) o hormônio ADH tem efeito diurético, o que faz aumentar o volume urinário.
b) o volume urinário não tem nenhuma relação com a secreção do hormônio ADH.
c) há uma relação diretamente proporcional entre a concentração do hormônio ADH e o volume urinário.
d) o aumento do volume urinário influi sobre os rins, inibindo a secreção do hormônio ADH.
e) há uma relação inversamente proporcional entre a concentração do hormônio ADH e o volume urinário.

resposta:E

 
celula virtual - para ensino medio

 




sistema circulatorio com veias e arterias da cabeça