Questões de Genética - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Genética


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Num caso de investigação de paternidade, foram realizados exames para identificação de grupos sangüíneos e análise de DNA. A tabela a seguir resume os resultados parciais da análise de grupos sangüíneos (do menino, de sua mãe e do suposto pai) e de duas seqüências de DNA ( do menino e do suposto pai), correspondentes a um segmento localizado num autossomo e outro no cromossomo X.
Considerando apenas a tabela adiante, podemos afirmar que:
genetica

a) os resultados dos grupos sangüíneos excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança; os outro exames foram desnecessários.
b) os resultados dos grupos sangüíneos não excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança, mas a seqüência de DNA do cromossomo X exclui.
c) os resultados dos grupos sangüíneos e de DNA não excluem a possibilidade do homem ser pai da criança.
d) os três resultados foram necessários para confirmar que o homem é mesmo o pai da criança.
e) os resultados de DNA contradizem os resultados dos grupos sangüíneos.

resposta:C

vestibular Ufrj
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Uma das primeiras experiências de terapia genética foi realizada com indivíduos hemofílicos cujo gene para o fator VIII de coagulação era defeituoso. Na terapia foram retiradas células da pele do paciente. Estas células receberam cópias do gene normal para o fator VIII e foram posteriormente reintroduzidas no indivíduo. Os resultados mostraram um aumento significativo na produção do fator VIII nos indivíduos tratados.

Supondo que o indivíduo tratado venha a ter filhos com uma mulher cujos genes para o fator VIII sejam defeituosos, existe possibilidade de nascimento de uma criança não hemofílica? Justifique sua resposta.

resposta:Não há possibilidade de nascer uma criança não hemofílica, pois ambos os pais são hemofílicos e a terapia genética altera somente células somáticas e os gametas são produzidos por células da linhagem germinativa.

vestibular Cesgranrio
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Cientistas conseguiram inserir um grande trecho de ADN estranho ao ADN de cobaias como mostra o desenho a seguir: O resultado esperado para este trabalho é que as células que receberam o implante:
a) morram pela presença de ácido nucléico estranho à composição do núcleo.
b) morram por ficarem prejudicadas na realização da síntese protéica.
c) reproduzam-se, produzindo células defeituosas incapazes de sobreviverem.
d) reproduzam-se, transferindo as características implantadas para as células-filhas.
e) cresçam, produzindo anticorpos contra as proteínas estranhas que serão fabricadas.
genetica


resposta:D

vestibular Ufrj
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:O genoma da bactéria "Escherichia coli" tem um tamanho de 4×106 pares de nucleotídeos. Já o genoma haplóide humano tem 3×109 pares de nucleotídeos. Para replicar o genoma, antes da divisão celular, existe uma enzima, a DNA polimerase, cuja velocidade de reação é equivalente a cerca de 800 nucleotídeos/s.

Assim, para replicar todo o genoma de uma bactéria, a DNA polimerase consumiria cerca de 83 minutos e, para o genoma humano, aproximadamente 43 dias!
Sabemos, no entanto, que o tempo de geração da "E.coli" é de cerca de 20 minutos, e que o tempo médio de replicação de uma célula eucariota é de 12 horas.

Assumindo que a DNA polimerase apresenta uma velocidade de reação constante para todas as espécies analisadas, explique essa aparente contradição.

resposta:Várias moléculas de DNA-polimerase iniciam a replicação do DNA, simultâneamente, em diversos sítios do genoma denominados sítios de origem de replicação.

vestibular Ufrj
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:O teste de tipagem de DNA revelou que nos seres humanos existe individualidade genômica. Isto significa que cada indivíduo possui variações discretas e características na seqüência de seu DNA, ou seja, a seqüência de nucleotídeos do DNA de cada pessoa é única (excetuando-se o caso de gêmeos monozigóticos).

Assim, a tipagem do DNA revela um padrão de bandas que é estável (presente no DNA de todos os tecidos) e é transmitido aos descendentes seguindo as leis de Mendel.

Graças a essas características é possível atualmente realizar testes de paternidade que comparam os padrões de bandas de DNA das pessoas e revelam se um homem é de fato o pai biológico de uma outra pessoa.

Suponha agora a seguinte situação: um homem acusado de ser o pai de uma criança tenta burlar o teste de tipagem de DNA; um amigo o aconselha a receber uma transfusão de sangue 2 meses antes do teste (em geral colhe-se o sangue como fonte de células nucleadas).

a) Qual a influência da transfusão sugerida no resultado no exame?
b) Que precauções podem ser tomadas para desmascarar a tentativa de fraude?

resposta:
a) A influência pode ser crucial pois é analisado o DNA fornecido por células nucleadas, como os glóbulos brancos, que podem viver muitos anos e se duplicar ativamente.
b) A fraude pode ser evitada colhendo-se células brancas da medula óssea vermelha do indivíduo a ser testado.

vestibular Ufrj
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Suponha um gene de um eucarioto responsável pela síntese de uma proteína. Nesse gene existem íntrons, ou seja, regiões do ADN cujas informações não estão presentes na proteína em questão.
As regiões do ARN transcrito correspondentes aos íntrons são eliminadas após o processo de transcrição.
A figura a seguir representa o resultado de uma experiência de hibridação do ARN mensageiro com a cadeia de ADN que lhe deu origem.
genetica
A figura mostra cinco regiões, identificadas por números de 1 a 5.
Quais dessas regiões correspondem aos íntrons?
Justifique sua resposta.

resposta:As regiões 2 e 4. Essas regiões formam alças justamente por não possuírem as seqüências de nucleotídeos complementares, que foram eliminadas após o processo de transcrição.

vestibular Ufsc
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:A revista "Época", em 30/07/2001, anunciou em sua capa: "O DNA não falha". O título referiu-se a uma reportagem da qual foi extraído o trecho a seguir:

Depois da pílula anticoncepcional, que transferiu para as mulheres o controle da fertilidade, da fertilização "in vitro" e da barriga de aluguel, métodos que permitem a gravidez sem sexo, o teste de DNA surge como uma das grandes descobertas do mundo ocidental. Para muitos especialistas [...] a técnica só traz benefícios. Outros acreditam que reflexos da descoberta vão alterar o universo das relações familiares.

Sobre a utilização dos testes de DNA, e as implicações dessa prática para os indivíduos e a sociedade em geral, é CORRETO afirmar que:
01. os testes de DNA podem ser empregados para finalidades de investigação de paternidade e também para identificação de supostos criminosos, como em casos de estupros e assassinatos.
02. o melhor material biológico para um teste de DNA é aquele extraído de núcleos de glóbulos brancos do sangue, mas outros tecidos, como pele e ossos, também podem ser utilizados.
04. para uma investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, coletam-se amostras biológicas do suposto pai, não sendo necessário obter informações do(
a) filho(
a) e de sua mãe.
08. os exames de investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, oferecem, atualmente, resultados com exatidão total, não restando qualquer questionamento ou dúvida sobre os diagnósticos apresentados.
16. o custo do exame de DNA, ainda muito elevado no Brasil, é um dos fatores que dificulta sua utilização em larga escala pelos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente.
32. a criação de bancos de dados, com a identificação genética de criminosos e suspeitos, em países como a Inglaterra, vem gerando grande polêmica, uma vez que podem ser entendidos como uma violação da privacidade biológica dos indivíduos.

resposta:V V F F V V

vestibular Ufmg
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Um pesquisador injetou RNA mensageiro (mRNA) de vírus em ovócitos de anfíbios. Após certo tempo, verificou que esses ovócitos, além de suas próprias proteínas, produziam, também, proteínas virais. Esses dados sugerem que
a) o DNA dos ovócitos foi impedido de se expressar.
b) o mRNA se intterou ao DNA dos ovócitos, comandando a síntese da proteína viral.
c) o material injetado nos ovócitos foi capaz de se autoduplicar.
d) os ovócitos foram capazes de interpretar a informação contida no mRNA.

resposta:D

vestibular Outros
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:O que são bacteriófagos? Qual sua importância na identificação do DNA como material genético?

resposta:Vírus utilizados nos experimentos que serviram para demonstrar que o DNA é de fato o material genético.

vestibular Ufmg
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:Analise estas figuras:
 imunização no estudo da genetica
Considerando-se os processo de imunização representados, é INCORRETO afirmar que
A) os anticorpos são produzidos tanto em I quanto em II.
B) o código genético do patógeno é igual ao do camundongo.
C) o antígeno do patógeno é produzido pelo camundongo em I.
D) o mRNA do antígeno do patógeno é traduzido em II.

resposta:C

vestibular Unesp
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:No filme "Parque dos dinossauros,", o cientista cria em laboratório novas gerações de dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, por meio do sangue conservado em mosquitos que os teriam picado e que permaneceram fossilizados no âmbar. Com o sangue, foi possível determinar o DNA dos dinossauros, chegando-se assim à fórmula para recuperar a espécie. Considere a possibilidade de que o DNA obtido pertence a um único dinossauro e que deste DNA foram recuperados vários exemplares:.
a) O que se poderia dizer dos exemplares recuperados, caso um dos animais seja sensível a uma bactéria que use a pneumonia?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Todos seriam sensíveis à pneumonia pois são cópias (clones) genéticamente idênticos ao animal que forneceu o DNA original.

vestibular Unesp
tópico:Genética

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:A engenharia genética permitiu a introdução, em ratos, do gene humano para produção do hormônio de crescimento, levando à produção de ratos gigantes. Estes ratos são considerados
a) isogênicos.
b) transgênicos.
c) infectados.
d) mutantes.
e) clones.

resposta:B

 
celula virtual - para ensino medio

 




anatomia sistema nervoso com cerebro e cerebelo