Questões de Taxonomia - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Taxonomia


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufpe
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. 1. Analise as proposições a seguir:
( ) embora lagosta, camarão a caranguejo sejam crustáceos, e aranhas, escorpiões e carrapatos sejam aracnídeos, todos pertencem ao filo artrópoda;
( ) ciclóstomos, vertebrados mais primitivos, com primórdios de vértebras e sem crânio, assemelham-se muito aos peixes;
( ) os asquelmintos ou nematelmintos são vermes achatados dorsoventralmente, com tubo digestivo incompleto, entre os quais há muitas espécies parasitas com "Taenia";
( ) enquanto os insetos apresentam quatro patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome, os aracnídeos têm seis patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;
( ) os monotremos são os mamíferos mais primitivos; neles não há placenta, útero e vagina. Eles apresentam características comuns a aves e répteis.

resposta:V V F F V

vestibular Outros
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Analise os exemplares mostrados de 1 a 7 e as proposições apresentadas em relação à classificação dos mesmos.


( ) Em 1 temos um mamífero cetáceo, pertencente à subclasse eutheria .
( ) Em 2 é mostrado um mamífero xenartro (Edentado) pertencentes à subclasse eutheria.
( ) Em 3 temos um representante do filo celenterado (cnidário), pertencente à classe dos holoturóides.
( ) Em 4 e 5 são mostrados répteis das ordens lacertílios e quelônios, respectivamente.
( ) Em 6 temos um molusco gastrópodo e em 7 um molusco cefalópodo.

resposta:V V F V F

vestibular Ufpr
tópico:Taxonomia

sub-grupo:Peixes
pergunta:Com relação aos conhecimentos de Zoologia, é correto afirmar:
01) Os anelídeos são animais com metameria evidente e dotados de celoma.
02) Nos insetos, o processo de metamorfose pode dar-se de duas maneiras: incompleta, que compreende as fases de ovo, ninfa e adulto; e a completa, que compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto.
04) Os quilópodes ou centopéias são animais terrestres com cabeça e tronco longo. Na cabeça apresentam um par de antenas e um par de olhos simples, e no tronco apresentam segmentos com um par de apêndices em cada um deles.
08) A metagênese ou alternância de gerações é uma forma de reprodução que intercala fases sexuadas com fases assexuadas, sendo muito comum entre os animais do filo Cnidaria (ou Coelenterat
a).
16) Os polvos e lulas, moluscos da classe Cephalopoda, são animais exclusivamente marinhos, que possuem uma glândula produtora de tinta escura que pode ser usada quando o animal se encontra em perigo, pois essa tinta, turvando a água, prejudica a visão e o olfato de eventuais predadores.
32) Nos peixes cartilaginosos e nos ósseos existe um saco armazenador de gases, com posição dorsal, chamado bexiga natatória, que tem função respiratória. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

vestibular Ufpr
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:
01) O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação.
02) Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies.
04) Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie.
08) O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
16) O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas. 32) Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada.

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

vestibular Outros
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Nesta questão faz-se referência a vários filos de animais invertebrados. Com base não só em características morfológicas, mas também em sistemática, é correto afirmar que:
01 - O camarão, o caranguejo e o siri são moluscos comestíveis.
02 - Os equinodermas são exclusivamente marinhos.
04 - Os anelídeos são animais de corpo cilíndrico, não-segmentado.
08 - Devido à existência de um exoesqueleto quitinoso, os artrópodes sofrem o fenômeno das mudas ou ecdises durante o seu crescimento.
16 - Os insetos pertencem ao filo artrópoda e são os únicos invertebrados capazes de voar. Soma ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

vestibular Unicamp
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:A figura a seguir mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais.

[Adaptada de "Biology", Arms, K & Camp, P. S., Saunders College Publishing, 1987]
a) Sabendo-se que os Metazoários Triploblásticos são divididos em Protostomados e Deuterostomados, dê o nome de dois filos pertencentes a cada um destes grupos.
b) Na figura, que letra representa cada um dos filos escolhidos por você?
c) Dê uma característica dos Protostomados Triploblásticos. Como essa característica se apresenta nos Deuterostomados?

resposta:
a) São filos constituídos por animais triploblásticos e protostomados:
B - Nematelmintes
C - Anelídeos
D - Artrópodes
E - Moluscos São triploblásticos deuterostomados; F - Equinodermas I - Cordados
b) Os filos e as letras correspondentes à figura estão relacionados acima.
c) Nos protostomados o blastóporo do embrião evolui originando a boca do animal adulto. Nos deuterostomados o blastóporo origina o ânus.

vestibular Pucmg
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Considerando:

asa de morcego (1);
asa de coleóptero (2);
asa de ave (3);
asa de barata (4)

são estruturas HOMÓLOGAS:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1 e 2, apenas.
c) 1 e 3, apenas.
d) 1 e 4, apenas.
e) 2 e 3, apenas.

resposta:C

vestibular Unirio
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Com relação à figura a seguir, podemos afirmar que a semelhança morfológica entre os dois tipos de asas:


a) é o resultado da adaptação à execução de uma mesma função.
b) é conseqüência da irradiação adaptativa.
c) mostra homologia entre elas.
d) comprova a ancestralidade comum.
e) comprova a mesma origem embriológica.

resposta:A

vestibular Fuvest
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Examine a árvore filogenética adiante:

Esperamos encontrar maior semelhança entre genes de
a) bactéria e protozoário.
b) peixe e baleia.
c) baleia e pássaro.
d) estrela-do-mar e ostra.
e) ostra e coral.

resposta:C

vestibular Fuvest
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Entre os cães domésticos encontramos uma grande diversidade morfológica (p. ex.: Fox, São Bernardo, Doberman, Poodle e muitos outros). Já entre os cães selvagens (Cachorro-do-mato, Lobo-guará), a diversidade é muito menor.
a) Como se explica, em termos evolutivos, essa diferença?
b) Que nível taxonômico atribuímos à grande diversidade encontrada dentro de cada grupo de animais domésticos? Por quê?
c) Por que os cães "vira-latas" são, em média, mais resistentes a doenças que os cães com pedigree?

resposta:
a) Os cães domésticos passam por uma seleção artificial enquanto os selvagens são naturalmente selecionados pelo meio.
b) Raças ou subespécies porque podem produzir descendência fértil.
c) Os vira-latas apresentam maior variabilidade e resistência porque se cruzam ao acaso.

vestibular G2
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Ordene as categorias de classificação biológica de modo descendente a assinale a alternativa correta:
a) Reino, Classe, Filo, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
b) Reino, Classe, Filo, Ordem, Gênero, Família, Espécie.
c) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
d) Reino, Filo, Ordem, Classe, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.

resposta:C

vestibular G2
tópico:Taxonomia

sub-grupo:
pergunta:Ordene as categorias de classificação biológica de modo ascendente a assinale a alternativa correta:
a) Espécie, Gênero, Ordem, Família, Classe, Filo, Reino.
b) Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo, Reino.
c) Espécie, Gênero, Ordem, Classe, Família, Filo, Reino.
d) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.

resposta:B

 


Próxima Página »

Página 1 de 7


celula virtual - para ensino medio

 




anatomia sistema linfatico