Questões de Evolução - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Evolução


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unesp
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Considere o processo evolutivo do ser humano e assinale a alternativa que corresponde à hipótese, hoje mais aceita, sobre a relação entre as mudanças de hábitos alimentares e o tamanho dos dentes no 'Homo sapiens'.
a) Os dentes menores foram selecionados de acordo com a mudança alimentar, de herbívoro para carnívoro.
b) Não é possível estabelecer nenhuma relação, pois, ao adquirir a postura ereta, mãos e braços ficaram livres para lutar, diminuindo a importância da mandíbula e dos dentes.
c) O uso do fogo para cozinhar alimentos, tornando-os mais moles, contribuiu para diminuir o tamanho dos dentes.
d) O uso do fogo não foi importante, pois o homem conseguiu moldar as formas dos dentes de acordo com o consumo de alimentos de baixa caloria.
e) O uso do fogo foi importante para diminuir o tamanho dos dentes e facilitar as mordidas durante as lutas.

resposta:C

vestibular Unitau
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por
a) apenas Lamarck.
b) apenas Darwin.
c) Neodarwinistas.
d) Lamarck e Darwin.
e) Darwin e Neodarwinistas.

resposta:C

vestibular Unicamp
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Escolha a frase que corresponde ao conceito atual de evolução e dê, para cada uma das outras duas, a razão de não a ter escolhido:
I. A evolução resulta da modificação das populações e não dos indivíduos.
II. A evolução ocorrerá tanto mais rapidamente quanto mais os indivíduos se modificarem para se adaptar ao ambiente.
III. Os indivíduos que vencem a "luta pela sobrevivência" são os que determinam o rumo da evolução, não importando se produzem descendentes e quantos eles são

resposta:A frase I está de acordo com o conceito moderno de evolução biológica. Na frase II aparece a idéia Lamarckista de que os seres se modificam para se adaptar às condições ambientais. A frase III também não está de acordo pois preconiza que qualquer ser vivo que vença a luta pela sobrevivência poderia produzir descendência

vestibular Fuvest
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos a:
a) mutação, a seleção natural e a partenogênese.
b) mutação, a autogamia e a recombinação gênica.
c) mutação, a segregação independente dos cromossomos e a recombinação gênica.
d) seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia.
e) seleção natural, a recombinação gênica a partenogênese.

resposta:C

vestibular Puccamp
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:A alta freqüência de uma doença, numa população local, que se originou a partir de um pequeno número de indivíduos, sendo que um deles era portador do gene responsável por essa doença, é um exemplo de
a) mutação.
b) adaptação.
c) seleção natural.
d) oscilação genética.
e) isolamento geográfico.

resposta:D

vestibular Faap
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Durante o ano de 95 no "Jô Soares Onze e meia" surgiu um questão interessante "Por que as baratas inglesas são mais resistentes aos venenos e inseticidas comuns?" Uma explicação coerente com as idéias de Darwin e neodarwinista seria que:
a) as baratas inglesas ganharam, com o passar do tempo, resistência aos venenos, tornando-as imunes aos mesmos
b) as baratas inglesas são mais sadias, mais bem alimentadas que de outras partes do mundo
c) as baratas inglesas foram selecionadas durante toda a industrialização inglesa por conviverem com lixo tóxico, sobrevivendo apenas aquelas com características resistentes a todo tipo de toxinas
d) as baratas inglesas tornaram-se imunes as toxinas de tanto comê-las
e) as baratas inglesas selecionam o tipo de lixo que comem, evitando assim de comer lixo tóxico.

resposta:C

vestibular Mackenzie
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:A teoria sintética ou teoria moderna da evolução é a mais consistente do que a teoria da evolução elaborada por Darwin, principalmente porque ele não teve condições, em sua época, de explicar a ocorrência da:
a) seleção natural.
b) mutação gênica.
c) migração.
d) adaptação ao meio.
e) transmissão das características adquiridas.

resposta:B

vestibular Fuvest
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Um estudante levantou algumas hipóteses para explicar porque em alguns rios de caverna os peixes são cegos. Qual delas está de acordo com a teoria sintética da evolução?
a) No ambiente escuro das cavernas, os olhos se atrofiaram como conseqüência da falta de uso.
b) Os olhos, sem utilidade na escuridão das cavernas, se transformaram ao longo do tempo em órgãos táteis.
c) No ambiente escuro das cavernas, os peixes cegos apresentaram vantagens adaptativas em relação aos não cegos.
d) A falta de luz nas cavernas induziu mutação deletéria drástica que levou à regressão dos olhos num curto espaço de tempo.
e) A falta de luz nas cavernas induziu mutações sucessivas que ao longo de muitas gerações levaram à regressão dos olhos.

resposta:C

vestibular Cesgranrio
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Assinale a opção que apresenta a SEMELHANÇA e a DIFERENÇA entre a teoria darwinista clássica e o neodarwinismo, respectivamente:
a) Seleção natural e mutação.
b) Seleção natural e fixismo.
c) Seleção natural e caracteres adquiridos.
d) Mutação e oscilação genética.
e) Mutação e freqüência de gens.

resposta:A

vestibular Fatec
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:"Ainda que haja diversidade humana - e ela é um fato evolutivo incontestável - todos os homens devem ter, por motivos éticos e morais, os mesmos direitos básicos e fundamentais reconhecidos pela declaração universal dos direitos humanos." É a igualdade dentro da diversidade.

A nova teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, considera como principais fatores evolutivos
a) migração, lei do uso desuso, seleção natural.
b) mutação, migração, herança dos caracteres adquiridos.
c) mutação, recombinação genética, seleção natural.
d) lei do uso e desuso, seleção natural, herança dos caracteres adquiridos.
e) migração, seleção natural, herança dos caracteres adquiridos.

resposta:C

vestibular Ufpr
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Uma importante teoria evolutiva foi criticada com base em experimentos como os realizados por August Weissman (1870), nos quais se cortavam caudas de ratos por gerações sucessivas e ainda assim esses ratos continuavam gerando descendentes com caudas intactas e normais. A partir desses experimentos, é correto afirmar que:
01) A teoria de Darwin, segundo a qual as características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes, estava correta.
02) As características adquiridas não são hereditárias.
04) Alterações em células somáticas não alteram as informações genéticas contidas nas células germinativas.
08) As duas leis básicas da teoria de Lamarck sobre a evolução das espécies, ou seja, a "lei do uso e do desuso" e a "lei da transmissão das características adquiridas", estavam erradas.

Soma ( )

resposta:02 + 04 = 06

vestibular Outros
tópico:Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:Em sua viagem às ilhas Galápagos, Darwin observou as diferentes espécies de tentilhões que as habitam. Percebeu que a principal diferença entre elas estava na forma do bico e que esta forma se relacionava ao tipo de alimento disponível para as aves de cada uma das ilhas. A respeito do processo de evolução dos tentilhões a partir de um ancestral comum, fazem-se as seguintes afirmações:

I - Mutações diferentes ocorreram em cada ilha, determinadas pela necessidade de as aves se adaptarem ao alimento disponível.
II - Em cada ilha, a seleção natural eliminou os mutantes não-adaptados.
III - Mutações foram-se acumulando nas populações de cada ilha, e as aves tornaram-se tão diferentes, que se estabeleceu o isolamento reprodutivo.

Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III .
e) I, II e III.

resposta:D

 
celula virtual - para ensino medio

 




anatomia sistema digestorio ou digestivo