Banco de dados de questões sobre Clonagem
questões de vestibulares
|

 

Questões Clonagem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:No filme "Parque dos Dinossauros", um cientista cria em laboratório novas gerações de dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, por meio do sangue conservado em mosquitos que os teriam picado e que permaneceram fossilizados no âmbar. Com o sangue, foi possível determinar o DNA dos dinossauros, chegando-se assim à fórmula para recuperar a espécie. Considere a possibilidade de que o DNA obtido pertença a um único dinossauro e que deste DNA foram recuperados vários exemplares.
a) O que se poderia dizer dos exemplares recuperados, caso um dos animais seja sensível a uma bactéria que cause pneumonia?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Todos seriam sensíveis à pneumonia, pois são cópias (clones) geneticamente idênticas ao animal que forneceu o DNA original.

origem:Uel
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Considere os processos adiante:

I. reprodução assexuada
II. reprodução sexuada
III. produção de indivíduos geneticamente idênticos
IV. meiose

Na formação de clones de organismos pluricelulares ocorrem, necessariamente, APENAS
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

resposta:[B]

origem:Ufsc
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar:
(01) Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células.
(02) O material genético do doador das células e do clone é idêntico.
(04) Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia.
(08) Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados.
(16) Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem.
(32) Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro.

Soma ( )

resposta:02 + 04 = 06

origem:Unesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de
a) mórula.
b) gástrula.
c) nêurula.
d) formação do celoma.
e) formação da notocorda.

resposta:[A]

origem:Ufpel
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:O esquema a seguir mostra uma clonagem reprodutiva humana. Nesse processo, o núcleo de uma célula somática de um tenista é retirado, (1), é removido o núcleo de um ovócito, (2) e finalmente é introduzido o núcleo da célula do atleta no ovócito enucleado, (3). Essa nova célula, (4), é transferida para um útero para que se desenvolva e forme um embrião. O embrião se desenvolverá, e o adulto (5) terá praticamente as mesmas características fenotípicas do indivíduo que doou o núcleo, uma vez que o fenótipo é resultado do genótipo (DNA) mais as influências do ambiente.
Por muito tempo, o núcleo foi considerado uma organela que apresentava as seguintes estruturas: um envoltório, o material genético (DNA, RNA), o nucléolo e enzimas. Em 1997, porém, cientistas britânicos descobriram uma nova estrutura nuclear, que foi denominada de retículo nucleoplasmático, sendo descrita como uma estrutura membranosa que está envolvida no processo de regulação de cálcio.
"Ciência Hoje", n¡. 195, 2003 [adapt.]




Com base no texto e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que
a) o núcleo é uma organela exclusiva das células eucarióticas. No seu interior, estão presentes várias enzimas, entre elas as envolvidas nos processos de transcrição e replicação.
b) o nucléolo é responsável pela síntese do RNA ribossômico; este - juntamente com proteínas - forma os ribossomos, estruturas importantes no processo de tradução.
c) a função do retículo nucleoplasmático é semelhante à do retículo endoplasmático, que é uma organela citoplasmática.
d) todo o DNA da nova célula formada na clonagem citada no texto, (4), será a célula doadora do núcleo.
e) o envoltório nuclear é formado por duas membranas, sendo que cada uma delas é composta por duas camadas de lipídios com proteínas inseridas.

resposta:[D]

origem:Uel
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Se retirarmos o núcleo de uma célula-ovo de rã e o substituirmos por outro núcleo diplóide de uma célula de tecido muscular de rã adulta, a nova célula-ovo assim formada será capaz de produzir uma outra rã. Assinale a alternativa que explica, corretamente, o que ocorre, neste caso, em relação à seqüência funcional do DNA da célula diplóide doadora.
a) Foi integralmente inativada.
b) Foi parcialmente inativada.
c) Foi integralmente mantida ativa.
d) Expressou-se como na célula germinativa.
e) Expressou-se como na célula muscular.

resposta:[C]

origem:Ufpe
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Considerando o processo de clonagem do DNA, analise as proposições abaixo.
( ) Para cortar o DNA dos cromossomos, esses cromossomos devem estar em metáfase. Nos cortes são utilizadas as enzimas transcriptases reversas.
( ) Com uma única transcriptase é possível cortar o DNA de uma célula em pontos da molécula onde existem diferentes seqüências de nucleotídeos.
( ) A partir de um segmento de DNA, de um organismo introduzido em uma bactéria, é possível obter-se um grande número de cópias do mesmo.
( ) Os plasmídios não contêm genes essenciais à vida das bactérias; eles podem ser utilizados como vetores genéticos.
( ) Um DNA recombinante pode ser obtido a partir da união de um segmento de DNA bacteriano com um segmento de DNA de um outro organismo.

resposta:F - F - F - V - V

origem:Unifesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Um pesquisador precisa obter células-tronco para iniciar experimentos em terapia gênica. Aponte a alternativa que relaciona o procedimento e a justificativa corretos para que tal pesquisador tenha sucesso.

a) Obter células-tronco de embriões em fase de gástrula em vez de obtê-las da blástula, quando ainda não é possível conseguir células tão indiferenciadas.
b) Trabalhar apenas com embriões em vez de organismos adultos, uma vez que em adultos não existem células-tronco.
c) Conseguir células germinativas do ovário de uma fêmea adulta pois, ali, elas estão menos diferenciadas do que as células germinativas nos testículos de um macho adulto.
d) Optar pela obtenção das células do cordão umbilical de recém-nascidos em vez de obtê-las da fase de gástrula, já que no cordão a diferenciação é menor e o número de células, maior.
e) Obter células do embrião em fase de blástula, quando a indiferenciação é maior, em vez de obtê-las da gástrula ou do cordão umbilical, quando as células já estão mais diferenciadas.

resposta:[E]

origem:Ufrj
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:No desenvolvimento de um organismo ocorre a transição de um estágio embrionário, no qual todas as células são inicialmente indiferenciadas, até o estágio adulto, composto por até centenas de diferentes tipos de células. Esse processo é conhecido como diferenciação celular.

Historicamente, havia duas hipóteses a respeito da diferenciação celular. Em uma delas, que chamaremos de H1, postulava-se a idéia de que ocorria perda de material genético enquanto a célula se diferenciava. Na segunda, H2, que a diferenciação não implicava perda de DNA.

Identifique qual das duas hipóteses é confirmada pelos processos de clonagem, nos quais o núcleo da célula de um tecido de um indivíduo adulto é introduzido em um ovócito anucleado que, ao se desenvolver, origina outro organismo. Justifique sua resposta.

resposta:H2. A formação de um indivíduo normal depende da integridade do genoma. Se houvesse perda de material genético durante a diferenciação, não seria possível formar um indivíduo íntegro por meio de clonagem.

origem:Unifesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Louise Brown nasceu em julho de 1978, em Londres, e foi o primeiro bebê de proveta, por fecundação artificial in vitro. A ovelha Dolly nasceu em 5 de julho de 1996, na Escócia, e foi o primeiro mamífero clonado a partir do núcleo da célula de uma ovelha doadora.
a) Qual a probabilidade de Louise ter o genoma mitocondrial do pai? Explique.
b) O genoma nuclear do pai da ovelha doadora fará parte do genoma nuclear de Dolly? Explique.

resposta:a) A probabilidade de Louise ter o genoma mitocondrial do pai é zero. Durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozóide penetra no óvulo. As mitocôndrias estão localizadas na peça intermediária do gameta masculino.

b) Sim. A ovelha foi clonada a partir do núcleo de uma célula somática da ovelha doadora. Essa célula, originada a partir de um zigoto, portava metado do genoma de origem paterna e metade do de origem materna.

origem:Ufc
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:No fim de junho de 2000, foi considerado concluído, depois de dez anos de trabalho, o "Projeto Genoma Humano", um marco no estudo da biologia, que recebeu ampla divulgação na imprensa internacional. Numa breve história da genética, podemos relacionar alguns fatos que marcaram época pela sua importância científica, como segue.

I. Observação da estrutura espiralada do DNA.
II. Estabelecimento das leis da hereditariedade.
III. Surgimento da técnica de identificação das pessoas pelo exame do DNA.
IV. Clonagem do primeiro mamífero a partir de uma célula de um animal adulto.
V. Identificação da localização cromossômica dos genes.
VI. Transformação genética de bactérias para a produção de insulina humana.

Assinale a alternativa que correlaciona os fatos mencionados anteriormente em ordem cronológica crescente.
a) II, V, I, VI, III, IV.
b) II, V, III, I, VI, IV.
c) V, II, IV, I, VI, III.
d) V, II, I, IV, III, VI.
e) IV, III, VI, I, V, II.

resposta:[A]

origem:Ufc
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:A figura a seguir (Folha de São Paulo, 6/8/98) baseia-se no livro Remaking Eden (Refazendo o Éden) de Lee Silver, o qual afirma que cenas como estas não só são possíveis, como inevitáveis.




Admitindo-se a possibilidade de clonar seres humanos e com base no que tem sido publicado nos principais jornais e revistas do País, responda:

a) Como o bebê da figura acima poderia ter sido gerado?

b) Qual seria o sexo do bebê gerado por esse processo? Justifique sua resposta.

resposta:a) A mãe biológica (A) doou células somáticas das quais foram retirados os núcleos diplóides. Outra mulher (B) doou óvulos. Feita a transferência do núcleo diplóide (A) para o óvulo (B) previamente enucleado, o embrião gerado "in vitro" é implantado no útero da "mãe de aluguel". Após o período normal de gestação, nascerá um clone com as mesmas características genéticas da mulher A.

b) O clone seria, necessariamente, do sexo feminino já que o núcleo diplóide que lhe deu origem é proveniente de uma mulher, portadora de dois cromossomos sexuais X.

 
celula virtual - para ensino medio




musuclos do braço