Banco de dados de questões sobre Clonagem
questões de vestibulares
|

 

Questões Clonagem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrrj
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:"CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DO HAVAÍ CLONAM MAMÍFERO ADULTO DO SEXO MASCULINO

A clonagem deixou de ser uma técnica aplicável exclusivamente às fêmeas. Cientistas da Universidade do Havaí clonaram o primeiro mamífero adulto do sexo masculino. Trata-se de um camundongo batizado de Fibro, uma brincadeira com a palavra fibroblasto, tipo de célula usada na criação do animal (...). Agora, os pesquisadores Ryuzo Yanagimachi e Teruhiko Wakayama mostram que um macho adulto também pode ser replicado, segundo trabalho publicado na revista "Nature Genetics".
Em vez de utilizar células relacionadas ao sistema reprodutivo feminino para preencher os óvulos, como havia sido feito até agora, os cientistas criaram Fibro a partir de um pedaço do rabo de um camundongo. Eles colheram 700 óvulos, produzidos por ratas, e descartaram seus núcleos. O material foi substituído por células extraídas da cauda do doador. Apenas 274 embriões resultaram dessa operação e foram implantados em 25 ratinhas que funcionaram como mães de aluguel ."




Adaptado da "Revista Época": Ano II, n¡. 55, 7/6/99. p.89.

Por que os cientistas extraíram os núcleos dos óvulos antes de inserir as células da cauda do doador?

resposta:Os núcleos dos óvulos de mamíferos contêm um conjunto haplóide de cromossomos, o que os torna incapazes de originar, por si só um animal adulto completo. As células retiradas da cauda dos roedores adultos possuem núcleos diplóides com a quantidade de DNA necessária para originar o clone.

origem:Puc-rio
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:A comunidade científica demonstrou ser possível a reprodução de seres vivos através de sofisticadas técnicas de clonagem, que consistem em:
a) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea de uma espécie, um espermatozóide de um macho da mesma espécie.
b) retirar e descartar o núcleo do óvulo de uma fêmea de uma espécie e injetar, neste óvulo anucleado, o núcleo de uma célula somática de um indivíduo da mesma espécie.
c) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea, o núcleo de um outro óvulo da mesma fêmea.
d) retirar e descartar o núcleo de uma célula somática de uma espécie e injetar, nesta célula anucleada, o núcleo de uma célula ovo da mesma espécie.
e) introduzir, nas células reprodutoras de uma espécie, alguns genes de outra espécie.

resposta:[B]

origem:Uerj
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:CÉLULAS-TRONCO PODEM TRATAR LESÕES CEREBRAIS

Empresa usa unidade estrutural de embriões para recuperar vítimas de derrame. A técnica combina o uso de células-tronco de embriões e terapia genética.
(Adaptado de "O Globo", 08/09/2000)

Explique a vantagem da utilização, no procedimento descrito, de células-tronco ao invés de células já diferenciadas.

resposta:As células-tronco, por apresentarem como característica o fato de poderem se dividir, originando diferentes tecidos, são capazes de se diferenciar localmente, formando todos os tipos celulares lesados.

origem:Pucpr
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Os pesquisadores da área de Genética demonstraram ser possível a reprodução de seres vivos por meio de aprimoradas técnicas de clonagem, que consistem em:
a) injetar, dentro do óvulo da fêmea de uma espécie, um espermatozóide de um macho da mesma espécie.
b) introduzir, nas células germinativas de uma espécie, alguns genes de outra espécie.
c) retirar e descartar o núcleo de uma célula somática de uma espécie e injetar, nesta célula anucleada, o núcleo de uma célula-ovo da mesma espécie.
d) retirar e descartar o núcleo do óvulo da fêmea de uma espécie e injetar neste óvulo anucleado, o núcleo de uma célula somática de um indivíduo da mesma espécie.
e) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea, o núcleo de um outro óvulo da mesma espécie.

resposta:[D]

origem:Unesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Considere as cinco situações seguintes.

I. Formação de vários embriões a partir de um único zigoto.
II. O gameta feminino (óvulo) de certos animais se desenvolve formando um novo indivíduo, sem que tenha sido fecundado.
III. Óvulos distintos são fecundados por espermatozóides também distintos, originando zigotos igualmente distintos.
IV. Concepção de um organismo a partir da fusão de um óvulo não fecundado, do qual se retirou o núcleo celular, com o núcleo de uma célula somática retirada de um animal que se deseja copiar.
V. Uma muda de violeta formada a partir de uma única folha que tenha sido destacada de outra planta e plantada em solo úmido e bem adubado.

Tomando-se como referência a definição genética de clone e considerando as situações descritas, podemos dizer que são processos de clonagem:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, IV e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

resposta:[C]

origem:Unifesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Sobre a clonagem de seres e a criação de organismos geneticamente modificados (transgênicos), considere as quatro afirmações seguintes.

I. A clonagem de organismos tem se voltado mais para os animais porque, com relação às plantas, ela já é conhecida e utilizada há certo tempo, inclusive na agricultura.
II. Tanto nos clones quanto nos transgênicos, a crítica recai sobre o fato de que não se sabe se os genes introduzidos irão se expressar exatamente como no organismo doador ou se irão ativar também alguns genes inativos do genoma do organismo receptor.
III. Ecologicamente, em uma cadeia alimentar, a existência de clones apenas aumenta o número de representantes de um determinado nível trófico. No caso dos transgênicos, pode haver também alteração de posições e de elementos na cadeia.
IV. Um grande inconveniente entre a clonagem e a produção de transgênicos é que ambas não permitem sobreposição, ou seja, não foi possível, até o momento, criar um clone transgênico.

Estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

resposta:[B]

origem:Ufmg
tópico:
Genetica

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Analise este esquema relativo à obtenção de células-tronco:




Com base nas informações desse esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que células-tronco
a) retiradas de embriões congelados eliminam as questões éticas e religiosas associadas à obtenção de órgãos para transplantes.
b) de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica.
c) de adulto são capazes de se diferenciar em outro tipo de célula, independentemente do seu tecido de origem.
d) embrionárias são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, desde que cultivadas sob condições adequadas.


resposta:[A]

 
celula virtual - para ensino medio




sistema circulatorio com veias e arterias da cabeça