Banco de dados de questões sobre Controle biológico
questões de vestibulares
|

 

Questões Controle biológico

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:O inseticida organoclorado DDD foi aplicado em um lago para combater larvas de mosquitos. Sua concentração na água, por ocasião da aplicação, era da ordem de 0,015 partes por milhão (ppm). Depois de algum tempo, os vários seres vivos do lago possuíam o DDD acumulado em seus corpos nas seguintes concentrações médias:

algas do plâncton ....................... 5 ppm
peixes herbívoros ....................... 520 ppm
peixes carnívoros ........................1400 ppm

a) Como interpretar esses dados?
b) Cite uma maneira de combater os mosquitos sem o uso de inseticidas ou outras substâncias poluentes.

resposta:a) O DDD tem efeito cumulativo nas cadeias alimentares porque não é biodegradável.
b) Controle biológico com peixes que se alimentam das larvas dos mosquitos.

origem:Unicamp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:Minúsculos insetos, originários do Oriente Médio, foram recentemente encontrados nos Estados Unidos da América. Mais de 500 variedades de plantas estão sendo atacadas na Califórnia, surpreendendo os técnicos americanos, que não têm obtido sucesso no controle dessa praga. Indique três causas que poderiam favorecer a ocorrência de pragas com as características do exemplo acima.

resposta:Adaptabilidade da praga ao ambiente, ausência de predadores ou parasitas naturais para o contrôle biológico, grande capacidade reprodutiva e ineficácia dos inseticidas utilizados pelos técnicos norte americanos.

origem:Unicamp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:A espécie A é um ácaro comum em plantações de morango na Califórnia que causa danos quando atinge a densidade de 20 indivíduos por lote de morango. Pesquisadores observaram que, nos lotes de morango em que ocorria a espécie A, ocorria também outra espécie de ácaro (espécie B). Visando compreender a interação entre essas espécies, realizou-se um experimento em laboratório, no qual se introduziu a espécie B em uma criação da espécie A. Após algum tempo, os pesquisadores aplicaram um defensivo agrícola (D) na criação. Os resultados obtidos estão mostrados no gráfico a seguir.
controlebiologico
a) Tendo em vista os resultados obtidos, explique qual é a interação entre as duas espécies na natureza.
b) A que se deve o aumento da densidade populacional da espécie A após a primeira aplicação do defensivo agrícola?
c) Como esses resultados podem ser úteis à agricultura?

resposta:a) As interações mais prováveis entre as espécies de ácaros, segundo os dados fornecidos pelo gráfico, são de predação ou parasitismo.
b) Os defensivos aplicados eliminaram a população B, favorecendo o aumento populacional da espécie A.
c) Os resultados deixam claro que o controle biológico (predação ou parasitismo) é mais eficaz do que a utilização de defensivos.

origem:Ufsm
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:No combate às larvas dos mosquitos 'Aedes' (transmissores da dengue e febre amarela) foi utilizado, com eficiência, um microcrustáceo larvófago (Classe Copepoda). A utilização desse animal em experimentos controlados de campo e laboratório foi bem-sucedida no interior do estado de São Paulo. O método citado, não-tóxico, pode substituir o tradicional uso de DDT ou outros inseticidas para matar os mosquitos.

A ação do microcrustáceo em relação às larvas dos mosquitos é um exemplo de
a) amensalismo.
b) comensalismo.
c) predação.
d) mutualismo. e) competição.

resposta:C

origem:Unesp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:O chamado controle biológico consiste no combate às pragas através de seus inimigos naturais, predadores ou parasitas. Para controlar uma determinada praga: a) O que seria mais eficiente, a introdução de um predador ou a de um parasita?
b) Justifique sua resposta.


resposta:a) O controle biológico mais eficiente seria a introdução de parasitas para eliminar pragas naturais.
b) Isso se justifica porque os parasitas são mais específicos do que os predadores. Sendo mais inespecíficos os predadores podem eliminar a praga mas também outros seres vivos úteis à comunidade.

origem:Unesp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:Em determinada região, o pardal foi introduzido para controlar o aumento populacional de um tipo de lagarta. Ele efetuou tal controle com eficiência, mas, com o tempo, o próprio pardal tornou-se uma praga.
a) Que nome se dá à técnica empregada no exemplo anterior?
b) Por que o pardal tornou-se praga?

resposta:a) Contrôle biológico.
b) Pardais são aves onívoras, ou seja, apresentam alimentação diversificada sendo consumidores de primeira e de segunda ordem. Comem as lagartas e outros insetos úteis (polinizadores) e também a própria vegetação.

origem:Unirio
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:"Importado para exterminar besouros que atacavam canaviais, sapo brasileiro vira praga na Austrália". (Rev. "Isto é", número 1302-1994).

Assinale a alternativa que NÃO se aplica ao fenômeno acima. a) Houve quebra da sinergia ambiental.
b) Este é um exemplo de alteração abiótica no ecossistema.
c) O ocorrido deveu-se à baixa resistência do meio e ao elevado potencial biótico do sapo.
d) O ocorrido comprova os perigos da introdução de espécies vivas em outros ecossistemas.
e) O sapo encontrou um excelente nicho ecológico e foi beneficiado com a inexistência de predadores naturais.


resposta:B

origem:Ufmg
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:Observe a figura referente à curva de sobrevivência de cigarrinhas de pastagem.

controlebiologico
A alternativa que apresenta as melhores fases para se dizimar a população de cigarrinhas utilizando-se controle biológico é

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


resposta:B

origem:Ufmg
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:Uma das alternativas para substituir o uso de inseticidas na agricultura é o controle biológico. Essa técnica consiste em
a) utilizar uma determinada espécie para combater uma praga.
b) utilizar fungos para produzir antibióticos, e estes serem usados como medicamento.
c) preparar o solo com técnicas agrícolas que envolvem o adubo verde.
d) contaminar o solo com uma substância industrializada para combater especificamente as pragas.
e) evitar o crescimento de pragas pelo uso de repelentes industrializados, que não as matam mas fazem-nas abandonar a área agrícola.



resposta:A

origem:Cesgranrio
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:No combate biológico ao hospedeiro intermediário da esquistossomose, têm sido empregadas atualmente técnicas de introdução, na região, de outras espécies de caramujos, mais ágeis e resistentes, e de outros animais, como patos e marrecos.

A ação dos caramujos e dos patos e marrecos introduzidos em regiões endêmicas, são respectivamente exemplos de relações ecológicas do tipo:
a) parasitismo - amensalismo.
b) competição - predatismo.
c) competição - parasitismo.
d) predatismo - amensalismo.
e) predatismo - competição.


resposta:B

origem:Unb
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:Em 1839, foi introduzido na Austrália um único exemplar de uma cactácea originária da América do Sul que até então não existia naquele continente, o figo-da-índia. Essa planta proliferou intensamente e, em pouco tempo, ocupou terras antes utilizadas para a pecuária. Após inúmeras tentativas fracassadas de combate à planta, em 1925 introduziu-se na Austrália uma pequena borboleta cujas larvas alimentam-se do caule do figo-da-índia. Como consequência, as plantas foram destruídas quase no mesmo ritmo com que haviam proliferado inicialmente.

Com o auxílio do texto, julgue os itens a seguir.
(1) Ao introduzir espécies estranhas em ecossistemas naturais, o homem pode alterar o equilíbrio destes, levando, inclusive, à extinção de algumas espécies.
(2) A rápida proliferação do figo-da-índia no continente australiano foi resultado da adaptação da planta às condições locais e da ausência de inimigos naturais.
(3) No texto, há exemplo de uma relação de comensalismo.
(4) O controle biológico pode apresentar mais eficácia no controle de pragas que o emprego de agrotóxicos.


resposta:C C E C

origem:Enem
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Controle biológico

pergunta:O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico a seguir, onde a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura.
No momento apontado pela seta (1), um agricultor introduziu uma espécie de inseto que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente.
No momento indicado pela seta (2), o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.

controlebiologico
A análise do gráfico permite concluir que
a) se inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta (1), a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de um tratamento posterior.
b) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta (2), a população de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.
c) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento (1) não resultou na diminuição da densidade da população da praga.
d) o inseticida atacou tanto as praga quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rápido voltando a causar dano à lavoura.
e) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.

resposta:D

 


Próxima Página »

Página 1 de 2


celula virtual - para ensino medio




musuclos do braço