Banco de dados de questões sobre Ecologia de populações
questões de vestibulares
|

 

Questões Ecologia de populações

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufg
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:O texto que se segue foi extraído de "Xadrez, truco e outras guerras", de José Roberto Torero. Servimos-nos de algumas de suas estruturas, para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o General mandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam.... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...

À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta? (TORERO, J. Roberto. Xadrez, truco e outras guerras)



O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado (...) Em algumas fazendas são introduzidas novas espécies, sem uma avaliação da capacidade adaptativa da espécie ao local.
a) Cite e explique 3 conseqüências positivas da introdução de novas espécies num determinado ambiente.
b) Explique a relação existente entre desequilíbrios ambientais e mutação. Exemplifique.

resposta:a) A espécie introduzida e adaptada ao novo ambiente ocupará determinado nicho ecológico. Se predador, atuará no controle do número de presas. Sendo presa pode alimentar um número maior de predadores. Caso seja um produtor poderá servir de alimento aos consumidores primários.
b) Desequilíbrios ambientais podem favorecer o aumento de variações produzidas casualmente por mutações. Exemplo: mariposas melânicas adaptadas em regiões cujas árvores acham-se cobertas pela fuligem produzida pela atividade industrial.

origem:Cesgranrio
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Existe na Terra uma imensa variedade de nichos ecológicos, alguns deles considerados bastante inóspitos aos quais os organismos se adaptaram através do processo de seleção natural. Organismos adaptados a ambientes que possuem condições extremas são chamados de extremófilos. A alga 'Cyanidium aldarium', por exemplo, consegue crescer em soluções concentradas de ácido sulfúrico quente. Outras bactérias, algas e fungos podem viver em ambientes extremamente ácidos (pH próximo de zero) ou extremamente alcalinos (pH próximo de 13). Algumas bactérias chamadas de termófilas como 'Thermus aquaticus' têm crescimento ótimo em ambientes com temperatura de 70°C.

Considere um ambiente com temperatura de cerca de 60°C, pH=9 e salinidade de 200 partes por mil (20%). Ao observar a seguir os gráficos de crescimento de bactérias, assinale a espécie que teria mais oportunidade de ser selecionada neste ambiente, a partir dos dados fornecidos.

ecologia de populações gráfico



resposta:B

origem:Uel
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:O CONAMA reconheceu a necessidade de restringir o uso de áreas próximas a aeroportos às atividades que não representam perigo à operação das aeronaves. Mesmo assim, os lixões continuaram a se multiplicar perto dos aeroportos. Em todo o Brasil, o urubu, rastreador de restos de comida em estado de putrefação e o principal beneficiado da falta de tratamento dos dejetos urbanos, tem sido apresentado como o causador número um de colisão entre aeronaves e aves no país....

...A caturrita não foi extinta com as alterações ambientais, pelo contrário, hoje é considerada praga para as lavouras do Rio Grande do Sul e perigo às operações de vôo. Antes, ela construía seu ninho em arbustos de 1,5m. Hoje é capaz de reproduzir em árvores de 30m o que, para o seu predador natural, a cobra, é inatingível.
(Andréa Amorim. "Polêmica no Ar". Folha do Meio Ambiente. Brasília, setembro de 1999, p.25-6)

De acordo com o texto, pode-se esperar que as populações de urubus dos lixões apresentem
a) crescimento populacional rápido devido ao aumento na taxa de emigração.
b) crescimento populacional rápido devido à fartura de alimento.
c) declínio populacional lento por esgotarem seu alimento.
d) declínio populacional acentuado devido à falta de alimento.
e) equilíbrio populacional porque há sempre alimento disponível.

resposta:B

origem:Fgv
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Que fator abiótico tem o menor impacto direto na distribuição dos animais?
a) Composição do solo
b) Temperatura do ar
c) Acesso à água doce
d) Luz
e) Padrão da chuva

resposta:A

origem:Cesgranrio
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Organismos como bactérias são capazes de reproduzir-se a cada vinte minutos, o que num espaço de três dias daria uma população suficiente para cobrir toda a superfície da Terra. No entanto, isso NÃO acontece graças, entre outros, ao seguinte fator:
a) quantidade de alimento.
b) potencial biótico.
c) fixação de nitrogênio.
d) radiação infravermelha.
e) imigração progressiva.

resposta:A

origem:Unicamp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:O gráfico da figura I mostra a distribuição de três espécies de esquilos que vivem nas mesmas árvores de uma floresta, e o da figura II mostra os alimentos preferidos por essas espécies.

ecologia de populações


a) Com base nas informações fornecidas pelas figuras, dê dois motivos que expliquem por que as três espécies podem coexistir no mesmo ambiente.
b) Supondo que uma quarta espécie de esquilo fosse introduzida no mesmo local, explique como essa espécie poderia coexistir nesse ambiente.

resposta:
a) Os esquilos vivem em diferentes alturas do extrato arbóreo e o tipo de alimento é variado nestas espécies porque ocupam nichos ecológicos diferentes.
b) Poderia coexistir com as outras espécies se ocupar outro nicho ecológico.

origem:Fuvest
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Numa comunidade interagem três populações, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Um fator externo provocou o extermínio da população carnívora no tempo X.

O gráfico que representa o comportamento da população de herbívoros, a partir de X, é: ecologia de populações cadeia alimentar



resposta:C

origem:Ufrs
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:As afirmações a seguir estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico.

I - A grande variedade de formas de vida que freqüentemente os ecótonos apresentam pode ser explicada por seu elevado número de nichos ecológicos.
II - Em determinado ecossistema, espécies diferentes que têm o mesmo habitat podem, durante muito tempo, ocupar um nicho ecológico idêntico.
II - Espécies taxonomicamente distantes, como o bisão norte-americano e os grandes cangurus australianos, podem ocupar nichos ecológicos semelhantes em regiões geográficas diferentes.

Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III

resposta:D

origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população de hospedeiros:
a) cresça continuamente.
b) entre em declínio e depois permaneça em equilíbrio.
c) cresça até certo limite e depois permaneça em equilíbrio.
d) entre em equilíbrio imediatamente.
e) entre em declínio imediatamente.

resposta:C

origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Duas espécies A e B de protozoários ciliados foram colocadas em um único recipiente. Nesse recipiente, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de nutrientes adequados. As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico adiante: ecologia de populações de protozoários ciliados


a) O que ocorreu com cada espécie?
b) Interprete esses resultados a partir do conceito de 'nicho ecológico'.

resposta:
a) A população A aumenta e estabiliza enquanto a espécie B aumenta e depois declina, desaparecendo.
b) Ocorreu competição interespecífica entre as duas populações que exploram o mesmo nicho ecológico.

origem:Fuvest
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:O gráfico a seguir apresenta a curva de crescimento de uma população:  curva de crescimento de uma população



Na fase III a população:
a) dobrou o número de indivíduos existentes no início.
b) diminuiu a taxa de mortalidade em relação à fase II.
c) migrou para outro ambiente mais favorável.
d) atingiu a capacidade limite do ambiente.
e) continua crescendo na mesma proporção da fase II.

resposta:D

origem:Fuvest
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações

pergunta:Considere as seguintes curvas de crescimento das populações de duas espécies A e B, sabendo que A foi introduzida na ilha X e B na ilha Y. Analisando as curvas, discuta o que pode explicar as semelhanças e diferenças no desenvolvimento das duas populações.

 curvas de crescimento das populações de duas espécies



resposta:Até aproximadamente 1955 as espécies A e B apresentaram crescimento populacional. A partir daí a espécie A entrou em equilíbrio com o meio e a espécie B declinou, desaparecendo por volta de 1968 devido resistência ambiental.

 


Próxima Página »

Página 1 de 8


celula virtual - para ensino medio




anatomia sistema circulatorio