Banco de dados de questões sobre Membrana Plasmatica
questões de vestibulares
|

 

Questões Membrana Plasmatica

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufes
tópico:
Citologia

sub-grupo:Membrana Plasmatica

pergunta:Quando as células do corpo humano se multiplicam, espera-se que aquelas produzidas com defeitos sejam destruídas pelo sistema imunológico. No entanto, se algumas células mutantes se tornam invulneráveis elas podem se multiplicar, alcançando um número razoável de células e estabelecendo uma rede de vasos sangüíneos que passa a alimentá-las. Após essa fase várias dessas células podem cair na corrente sangüínea e invadir outros órgãos, determinado assim uma acentuada queda na sobrevida do indivíduo.
Considere as seguintes afirmativas:
I - O comportamento celular descrito na última frase do texto é chamado metástase, o qual pode ser determinado pela perda da inibição por contato nas células.
II - Agentes ambientais, tais como radiações solares e agrotóxicos, podem provocar alterações genéticas nas células, tornando-as invulneráveis à ação do sistema imunológico.
III - A inativação dos oncogenes é uma das condições essenciais para que as células citadas no texto se multipliquem desordenadamente.



resposta:A

origem:Ufc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Membrana Plasmatica

pergunta:Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extensão, em células cuja membrana celular apresentasse microvilosidades?

a) Detoxificação de drogas.
b) Secreção de esteróides.
c) Síntese de proteínas.
d) Catabolismo.
e) Absorção.


resposta:E

origem:Mackenzie
tópico:
Citologia

sub-grupo:Membrana Plasmatica

pergunta:As bactérias não apresentam organelas citoplasmáticas, tais como complexo de Golgi, mitocôndrias, etc., geralmente encontradas em células de seres eucariontes. Entretanto, as bactérias possuem uma invaginação da membrana plasmática chamada MESOSSOMO que apresenta uma função análoga à da organela:

a) lisossomo
b) mitocôndria
c) complexo de Golgi
d) plasto
e) centríolo


resposta:B

 
celula virtual - para ensino medio




morfologia sistema circulatorio arterias, veias e coração