Banco de dados de questões sobre Neodarwinismo
questões de vestibulares
|

 

Questões Neodarwinismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Os dois processos que ocorrem na meiose, responsáveis pela variabilidade genética dos organismos que se reproduzem sexuadamente, são:
a) duplicação dos cromossomos e pareamento dos cromossomos homólogos.
b) segregação independente dos pares de cromossomos homólogos e permutação entre os cromossomos homólogos.
c) separação da dupla-hélice da molécula de DNA e replicação de cada umas das fitas.
d) duplicação dos cromossomos e segregação independente dos pares de cromossomos homólogos.
e) replicação da dupla-hélice da molécula de DNA e permutação entre os cromossomos homólogos.

resposta:B

origem:Ufc
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:A evolução biológica é o processo através do qual ocorrem as transformações nos seres vivos e é entendida como o conjunto de mudanças cumulativas que ocorrem ao longo do tempo em uma população, relacionando-se com a forma de adaptação ao ambiente. Observe, abaixo, alguns conceitos utilizados no estudo do processo evolutivo e preencha os parênteses com o número correspondente.

1 - Seleção natural
2 - Convergência adaptativa
3 - Irradiação adaptativa
4 - Especiação
5 - Homologia

( ) Formação de novas espécies, que normalmente se inicia com a separação da espécie em duas ou mais populações por uma barreira física de difícil transposição.
( ) O ambiente atua sobre a diversidade intra-específica e elimina os indivíduos menos adaptados, selecionando os mais adaptados que sobrevivem e se reproduzem.
( ) Semelhança, quanto à estrutura, entre órgãos de espécies diferentes que têm um ancestral comum apresentando esses órgãos ainda a mesma origem embrionária.
( ) Um grupo ancestral pode dispersar-se por vários ambientes, como florestas, campos, originando novas espécies, que ocupam diferentes habitats ou nichos ecológicos.
( ) Descendentes de ancestrais diferentes que ocupam o mesmo habitat, submetendo-se aos mesmos fatores de seleção natural e que, com o tempo, tiveram selecionados aspectos adaptativos semelhantes.

resposta:C

origem:Pucsp
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:O gráfico abaixo refere-se à porcentagem da forma escura ou melânica da mariposa 'Biston betularia', durante várias décadas, numa área de grande desenvolvimento industrial. Até aproximadamente 1930, a área era dominada pela forma clara da mariposa e, a partir desse período, sua população começou a declinar.
 mariposa biston betularia
A partir da análise do gráfico e das informações contidas no trecho anterior, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A expansão de indústrias favoreceu o aumento populacional da forma melânica.
b) Com o desenvolvimento industrial, a seleção natural passou a desfavorecer a forma clara.
c) O gene que determina a forma melânica passou, por volta de 1930, a apresentar vantagem seletiva sobre o gene que determina a coloração clara.
d) O declínio da população de mariposas claras, por volta de 1930, deveu-se ao fato de a poluição tê-las tornado alvo mais fácil dos predadores do que as mariposas melânicas.
e) A expansão da população de mariposas melânicas não tem relação com a mudança ambiental, sendo devida à dominância do gene que determina a forma melânica sobre o gene que determina a forma clara.

resposta:E

origem:Uerj
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Foram introduzidas em dois frascos, que contêm um mesmo meio de cultura, quantidades idênticas de um tipo de bactéria. Após algum tempo de incubação, adicionou-se, a apenas um dos frascos, um antibiótico estável, de uso freqüente na clínica e cuja concentração não se modificou durante todo o experimento. O gráfico abaixo representa a variação do número de bactérias vivas no meio de cultura, em função do tempo de crescimento bacteriano em cada frasco.
neodarwinismo
A observação do gráfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibiótico, ocorreu uma grande diminuição no número de bactérias. Utilizando a teoria da seleção natural, explique o fato de essa população ter voltado a crescer, após a diminuição observada.

resposta:Ao acrescentar-se o antibiótico, as bactérias sensíveis foram eliminadas. Os microorganismos geneticamente resistentes, que haviam em pequeno número, foram selecionados e cresceram normalmente.

origem:Ufrrj
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Áreas com alta incidência de Malária:

85% de indivíduos siclêmicos
15% de indivíduos normais

Áreas com baixa incidência de Malária:
40% de indivíduos siclêmicos
60% de indivíduos normais

Observando os dados anteriores, pode-se afirmar que as diferenças entre as porcentagens de indivíduos que possuem anemia falciforme, decorre da
a) irradiação adaptativa.
b) seleção natural.
c) convergência adaptativa.
d) seleção artificial.
e) sobreposição de nicho.

resposta:B

origem:Ufpr
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Nos estudos antropogenéticos que vêm sendo realizados por Petzl-Erler, do Departamento de Genética da UFPR, e colaboradores, em populações indígenas Caingangue e Guarani, tem-se observado a predominância da ENDOGAMIA nesses grupos ameríndios do sul do Brasil. Além disso, certos genes investigados apresentam um POLIMORFISMO discreto (apenas três alelos), talvez conseqüência de um ou mais fatores, como baixo grau de miscigenação, pequena população fundadora, DERIVA GENÉTICA ou alguma VANTAGEM SELETIVA dos alelos presentes nas populações consideradas. (Entende-se por população fundadora aquela que origina uma nova população e que, por ser geralmente pequena, tem sua variabilidade genética diminuída.) Com relação aos termos destacados no texto acima, é correto afirmar:
01) Endogamia é uma situação em que os casamentos acontecem entre indivíduos consangüíneos ou geneticamente aparentados.
02) A conseqüência biológica dos casamentos endogâmicos é o aumento na proporção de genótipos e caracteres heterozigóticos na descendência.
04) Entende-se por polimorfismo a ocorrência de fenótipos distintos numa população intercruzante, resultado de alelos diferentes cuja freqüência nunca ultrapassa 99%.
08) A deriva genética reduz a variabilidade genética nas pequenas populações, devido a flutuações aleatórias na freqüência de alelos, independentemente de seu valor adaptativo.
16) A seleção natural tende a não manter os alelos que conferem melhor adaptação ao meio.

resposta:V FV V F

origem:Uer
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Observe o gráfico a seguir, que apresenta uma relação hipotética entre algumas das principais etapas da evolução dos organismos, o esgotamento do íon ferroso e as mudanças na percentagem de O2 na atmosfera.
 percentagem de O2 na atmosfera
No gráfico o tempo é medido em bilhões de anos Explique:
a) por que a liberação de O2 ocorrida através da fotossíntese, há cerca de 3 bilhões de anos, não acarretou, de imediato, aumento no nível do oxigênio atmosférico.
b) a relação entre o rápido acúmulo de oxigênio atmosférico e a disseminação dos organismos aeróbicos, de acordo com a Teoria Moderna da Evolução.

resposta:
a) Porque todo O2 produzido nesta época se combinou com o íon ferroso até o esgotamento deste.
b) O acúmulo de O2 representou uma mudança ambiental que favoreceu os organismos mais adaptados à aerobiose.

origem:Uff
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Um fazendeiro semeou trevos de variedade alta em uma área cercada. Após a semeadura reservou metade dessa área para pasto de gado (área A), ficando a outra metade isolada (área B). Três anos depois, um botânico removeu amostras de trevos de área A e B, transplantando-as em um jardim experimental. Após algum tempo, o botânico observou diferença no desenvolvimento das amostras transplantadas: grande proporção das retiradas da área A era de planta rasteira, enquanto das retiradas da área B, era de planta alta e vigorosa.
a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que menciona um fator determinante da diferença observada pelo botânico.
( ) Ocorreu uma adaptação dos trevos ao local em que foram semeados.
( ) Ocorreu o favorecimento de alguns genótipos em relação a outros.
( ) Ocorreu a predominância de indivíduos com fenótipos que aumentavam sua sobrevivência.
b) Explique cada escolha feita no item anterior.

resposta:
a) (x) Ocorreu uma adaptação dos trevos ao local em que foram semeados.
(x) Ocorreu o favorecimento de alguns genótipos em relação a outros.
(x) Ocorreu a predominância de indivíduos com fenótipos que aumentavam sua sobrevivência.

b) A diferença entre os dois grupos de plantas observados pelo botânico em seu jardim experimental indica a ocorrência de seleção no grupo A. Isto contribuiu para a adaptação das plantas ao meio ambiente (área em que o gado pastav
a), favoreceu alguns genótipos e promoveu o predomínio de fenótipos (plantas rasteiras) que aumentaram a sobrevivência da espécie (trevos).

origem:Ufmg
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Observe estas figuras:
 neodarwinismo
Nessas figuras, estão representadas sucessivas gerações de grilos. Considerando-se as mudanças que se podem observar na freqüência fenotípica dos indivíduos dessa população, é POSSÍVEL afirmar que

a) a estação climática passou de seca a chuvosa.
b) o processo reprodutivo dos grilos está se caracterizando por isolamento.
c) os grilos estão sofrendo mutações em resposta ao tipo de ambiente.
d) os grilos verdes possuem maior potencial reprodutivo.

resposta:A

origem:Ufrj
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:O I.V. é um indicador da variedade de formas e tamanhos dos bicos de grupos de espécies de aves. Quanto maior o I.V. de um grupo de espécies, maior a variedade dos bicos. O gráfico a seguir relaciona o I.V. das espécies de aves de duas regiões (A e
B) à porcentagem de espécies de cada região que migra para outros locais do planeta durante a época de reprodução e criação dos filhotes.
 neodarwinismo
Identifique a região em que há uma MENOR variedade de bicos e explique de que forma o padrão de migração destas aves favorece a sobrevivência de seus filhotes.

resposta:Região A. A forma e o tamanho dos bicos das aves estão relacionados ao tipo de alimentação. Aves com bicos semelhantes tendem a competir por alimento. A migração de várias espécies reduz a competição na época da reprodução, quando a demanda por alimento é maior.

origem:Unesp
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Considere o processo evolutivo do ser humano e assinale a alternativa que corresponde à hipótese, hoje mais aceita, sobre a relação entre as mudanças de hábitos alimentares e o tamanho dos dentes no 'Homo sapiens'.
a) Os dentes menores foram selecionados de acordo com a mudança alimentar, de herbívoro para carnívoro.
b) Não é possível estabelecer nenhuma relação, pois, ao adquirir a postura ereta, mãos e braços ficaram livres para lutar, diminuindo a importância da mandíbula e dos dentes.
c) O uso do fogo para cozinhar alimentos, tornando-os mais moles, contribuiu para diminuir o tamanho dos dentes.
d) O uso do fogo não foi importante, pois o homem conseguiu moldar as formas dos dentes de acordo com o consumo de alimentos de baixa caloria.
e) O uso do fogo foi importante para diminuir o tamanho dos dentes e facilitar as mordidas durante as lutas.

resposta:C

origem:Unitau
tópico:
Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por
a) apenas Lamarck.
b) apenas Darwin.
c) Neodarwinistas.
d) Lamarck e Darwin.
e) Darwin e Neodarwinistas.

resposta:C

 


Próxima Página »

Página 1 de 5


celula virtual - para ensino medio




anatomia musculatura