Banco de dados de questões sobre Poluição água
questões de vestibulares
|

 

Questões Poluição água

REF. Pergunta/Resposta
origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Segundo a revista "Veja" de 21 de agosto de 2002, a água contaminada por esgotos domésticos, esgotos industriais e lixo, por exemplo, mata 2,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Seu efeito sobre os seres aquáticos também é devastador.

Se a liberação de um grande volume de esgoto industrial alterar a pressão osmótica da água de um pequeno reservatório de água doce, seus peixes poderão morrer em decorrência da
a) hipertermia.
b) asfixia.
c) hipotermia.
d) inanição.
e) desidratação.

resposta:E

origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos

I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV

resposta:B

origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 3. Certas indústrias possuem como efluente água quente, que provém do resfriamento das máquinas ou das caldeiras a vapor. Essa água, quando entra em contato com um curso de água natural, pode provocar alterações ambientais, uma vez que o aumento da temperatura provoca a diminuição da solubilidade do oxigênio, assim como, o maior consumo do mesmo pelos organismos aeróbicos. Assinale as proposições que apresentam conseqüências desse tipo de poluição aquática.
01. O nível de oxigênio dissolvido tende a cair.
02. Os organismos aeróbicos começam a morrer em grandes quantidades.
04. As bactérias anaeróbicas são beneficiadas por serem fermentadoras.
08. As algas do fitoplâncton desenvolvem-se até um certo limite, pois produzem o oxigênio de que necessitam e começam a declinar quando passam a competir pela iluminação.
16. As águas ficam límpidas e desprovidas de odor.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Outros
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Comparando as características das quatro áreas de coleta às respectivas concentrações médias anuais de mercúrio nas corvinas capturadas, pode-se considerar que, à primeira vista, os resultados
a) correspondem ao esperado, uma vez que o nível de contaminação é proporcional ao aumento da atividade industrial e do volume de esgotos domésticos.
b) não correspondem ao esperado, especialmente no caso da Lagoa da Conceição, que não apresenta contaminação industrial por mercúrio.
c) não correspondem ao esperado no caso da Baía da Ilha Grande e da Lagoa da Conceição, áreas nas quais não há fontes industriais de contaminação por mercúrio.
d) correspondem ao esperado, ou seja, corvinas de regiões menos poluídas apresentam as maiores concentrações de mercúrio.
e) correspondem ao esperado, exceção aos resultados da Baía de Sepetiba, o que exige novas investigações sobre o papel das marés no transporte de mercúrio.

resposta:E

origem:Enem
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Segundo a legislação brasileira, o limite máximo permitido para as concentrações de mercúrio total é de 500 nanogramas por grama de peso úmido. Ainda levando em conta os dados fornecidos e o tipo de circulação do mercúrio ao longo da cadeia alimentar, pode-se considerar que a ingestão, pelo ser humano, de corvinas capturadas nessas regiões,
a) não compromete a sua saúde, uma vez que a concentração de mercúrio é sempre menor que o limite máximo permitido pela legislação brasileira.
b) não compromete a sua saúde, uma vez que a concentração de poluentes diminui a cada novo consumidor que se acrescenta à cadeia alimentar.
c) não compromete a sua saúde, pois a concentração de poluentes aumenta a cada novo consumidor que se acrescentar à cadeia alimentar.
d) deve ser evitada, apenas quando entre as corvinas e eles se interponham outros consumidores, como, por exemplo, peixes de maior porte.
e) deve ser evitada sempre, pois a concentração de mercúrio das corvinas ingeridas se soma à já armazenada no organismo humano.

resposta:E

origem:Enem
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácid
a).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.

resposta:C

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Certo dia, passeando por um sítio, você encontrou uma lagoa de águas muito límpidas e decidiu observar melhor este ambiente. De início, você notou a presença abundante de capim nas margens e de algas na água. Além disso, você pôde observar a fauna ali existente e do que se alimentava cada espécie, elaborando a figura esquemática a seguir:
cadeia alimentar aquatica
Com relação a este ambiente e seus componentes, é correto afirmar que:
01) O lambari, o girino e o cascudo são consumidores primários.
02) O capim e as algas formam o biótopo deste ecossistema, e os animais, a biocenose.
04) Caso este ambiente seja contaminado por DDT, a traíra será, dentre todos os animais deste ecossistema, o que terá a maior concentração do pesticida, pois se alimenta de três outros organismos do mesmo ecossistema.
08) Os peixes deste ecossistema compõem uma população.
16) Os peixes e girinos deste ecossistema são animais pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata.
32) A barata-d'água é um inseto que apresenta, como todo Arthropoda da classe Insecta, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e com três pares de patas.
64) A garça é um vertebrado tetrápodo e pecilotérmico.
soma = ( )

resposta:01 + 16 = 17

origem:Uerj
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:NARCOTRÁFICO POLUI NASCENTES DE RIOS NA AMAZÔNIA

Relatório alerta para risco de desastre ambiental por conta do despejo de produtos químicos usados no refino da cocaína (...). Cerca de 2500 espécies de peixes estão ameaçadas, segundo a Polícia Federal, por este tipo de poluição, além de milhões de variedades de vegetais, insetos e microorganismos. (O GLOBO, 31/08/97)

A criação de uma camada isolante, pelo despejo de produtos químicos, forma uma barreira entre o sol e os vegetais. Essa barreira impede a fase clara da fotossíntese, em que ocorre a produção de:
a) gás carbônico
b) ácido lático
c) oxigênio
d) glicose

resposta:C

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:O mercúrio é um metal pesado cuja forma inorgânica (Hg0) é utilizada de maneira indiscriminada na extração de ouro nos garimpos da Amazônia. Esta forma química do mercúrio é capaz de formar amálgama com o ouro, separando-o temporariamente de outros metais. Quando o amálgama é submetido a altas temperaturas, ocorre a volatilização do Hg0, o qual é lançado na atmosfera, obtendo-se assim o ouro puro. Uma vez na atmosfera, o Hg0 pode atingir os ambientes aquáticos por deposição atmosférica úmida e/ou seca. Através da ação microbiológica o Hg0 é oxidado a Hg++ para em seguida ser metilado (CH3Hg+). A forma orgânica (CH3Hg+ - metilmercúrio) atravessa facilmente a membrana das células e, uma vez dentro delas, altera a função estrutural e/ou enzimática das proteínas.
A respeito da ação do metilmercúrio nas células, é correto afirmar:

( ) Uma enzima participa da troca dos íons Na+ e K+ através da membrana plasmática, que controla o equilíbrio osmótico nas células eucarióticas animais. Apesar do metilmercúrio (CH3Hg+) ser também um monovalente, não chega a alterar o mecanismo de trocas entre Na+ e K+ nessas células.
( ) A membrana plasmática manter-se-á intacta estrutural e funcionalmente, uma vez que as proteínas presentes na membrana estão imersas e protegidas pela bicamada lipídica.
( ) Uma vez dentro da célula, o mercúrio certamente não afetará o processo de síntese das proteínas, já que elas ainda não estão completamente formadas.
( ) O mercúrio altera processos importantes no metabolismo celular, como duplicação e transcrição do DNA.
( ) O mercúrio poderá afetar a estrutura dos microtúbulos, prejudicando assim a formação do citoesqueleto, bem como os movimentos celulares e/ou o trânsito de organelas e vesículas dentro da célula.

resposta:F F F V V

origem:Unicamp
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Pesquisadores tem encontrado altas concentrações de DDT, um inseticida não biodegradável que se acumula no meio ambiente, em tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares onde ele nunca foi usado. Utilizando seus conhecimentos de ecologia, explique como esse fato pode ocorrer.

resposta:O DDT normalmente é utilizado em ecossistemas terrestres como defensivo agrícola. As chuvas carream esse agrotóxico não biodegradável que tem efeito cumulativo para os rios que desembocam nos estuários e é incorporado à teia alimentar marinha através do plâncton que serve de alimento aos peixes. Estes, num deslocamento migratório, chegam ao pólo norte onde são devorados pelas focas e leões-marinhos.
Como focas e leões-marinhos estão no final da teia alimentar apresentam maior concentração de D.D.T. em seus tecidos

origem:Ufpi
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Se o fluxo de energia em um ecossistema ártico passasse por uma cadeia alimentar simples, como a representada a seguir:

algas marinhas -> peixes -> focas -> urso polar

poderíamos afirmar corretamente que:
a) os ursos polares forneceriam mais alimento aos esquimós que as focas.
b) o conteúdo total de energia das algas marinhas seria menor do que aquele das focas.
c) a carne do urso polar conteria provavelmente as maiores concentrações de toxinas lipossolúveis.
d) as focas seriam mais numerosas que os peixes.
e) os carnívoros forneceriam mais alimento aos esquimós do que os herbívoros.

resposta:C

origem:Cesgranrio
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:"Brasil é rota da sucata de chumbo." (Jornal do Brasil - 28/03/94)

"Poluição põe Cubatão em emergência." (Folha de São Paulo - 02/09/94)

"Redução de ozônio aumenta casos de câncer de pele." (Jornal do Brasil - 02/09/94)

Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do próprio homem. A seguir são feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as:

I - O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica.
II - Principalmente no inverno ocorre o fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III - O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.
IV - O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversível a camada de ozônio.

São corretas as afirmativas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:C

 


Próxima Página »

Página 1 de 8


celula virtual - para ensino medio




musuclos do braço