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Questões Enem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Enem-1999
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico a seguir, onde a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura.
No momento apontado pela seta (1), um agricultor introduziu uma espécie de inseto que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente.
No momento indicado pela seta (2), o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.




A análise do gráfico permite concluir que
a) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta (1), a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de um tratamento posterior.
b) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta (2), a população de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.
c) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento (1) não resultou na diminuição da densidade da população da praga.
d) o inseticida atacou tanto as praga quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rápido voltando a causar dano à lavoura.
e) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.

resposta:[D]

origem:Enem-1999
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
(CORSON, Walter H, "Manual Global de Ecologia", 1993)

No texto anterior, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela
a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, considerado os "pulmões do mundo".
e) rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

resposta:[E]

origem:Enem-1999
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.

Analisando o caso anterior, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:

resposta:[B]

origem:Enem-1999
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Imunologia

pergunta:A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:

Criança I: aplicação de soro imune
Criança II: vacinação.

O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:

resposta:[B]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.




Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que:
a) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por seqüências de bases nitrogenadas.
b) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.
c) a quantidade de A presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de A da cadeia complementar.
d) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas.
e) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais.

resposta:[A]

origem:Enem-1999
tópico:
Genética

sub-grupo:Clonagem

pergunta:Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca.
a) Z, apenas
b) W, apenas
c) Y, apenas
d) Z e da W, apenas
e) Z, W e Y

resposta:[B]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.

Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõem-se dos seguintes dados:




* ppm (parte por milhão) = 1 micrograma de CO por grama de ar 10­§g.

Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:
a) não apresentar nenhum sintoma.
b) ter sua capacidade visual alterada.
c) apresentar fraqueza muscular e tontura.
d) ficar inconsciente.
e) morrer.

resposta:[B]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.

resposta:[C]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com referência ao trecho II, pode-se afirmar que:
a) um automóvel produz monóxido de carbono pelo fato de que a queima dos combustíveis utilizados não é completa.
b) pode-se concluir que o automóvel em questão não utiliza o álcool como combustível.
c) a produção de óxido de nitrogênio contribui para a chuva ácida.
d) o texto está equivocado, pois os óxidos de nitrogênio lançados na atmosfera não têm qualquer relação com o automóvel.
e) caso o automóvel fosse elétrico, não poluiria o ambiente com monóxido de carbono, mas lançaria ao ar radiações eletromagnéticas prejudiciais à saúde.

resposta:[A] [C]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O texto anterior cita alguns exemplos de animais que vivem em Jurubatiba e podem ser classificados como:
a) mamíferos, peixes e aves, apenas.
b) mamíferos, peixes, aves e anfíbios.
c) répteis, aves e anfíbios apenas.
d) mamíferos, répteis, peixes e aves.
e) animais pertencentes a uma só classe.

resposta:[D]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:
a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.
b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.
c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a conseqüente perda de água.
d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.
e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.

resposta:[C]

origem:Enem-1998
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário ( Trypanosoma cruzi ) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto "A Lagoa Azul Está Doente", as mais efetivas na prevenção dessa doença são:
a) 1 e 2
b) 3 e 5
c) 4 e 6
d) 1 e 3
e) 2 e 3

resposta:[C]

 


anatomia sistema digestorio ou digestivo