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Questões Fuvest

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Evolução

sub-grupo:Darwinismo

pergunta:Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibiótico.
a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução.
b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.

resposta:
a) Segundo a teoria lamarckista os antibióticos induziram a resistência em algumas bactérias.
b) Segundo a teoria darwinista os antibióticos agem como agentes selecionadores, portanto sobrevivem as bactérias resistentes.

origem:Fuvest
tópico:
Evolução

sub-grupo:Darwinismo

pergunta:Um trecho de um trabalho científico diz o seguinte: "Quando o antibiótico foi adicionado à cultura de bactérias, apenas algumas sobreviveram. As sobreviventes se reproduziram e sua descendência era resistente ao antibiótico." Como Lamarck teria interpretado esse trecho? E Darwin?

resposta:Lamarck teria afirmado que as bactérias desenvolveram e transmitiram a resistência ao antibiótico a seus descendentes. Darwim afirmaria que o antibiótico selecionou as variedades resistentes. Estas se multiplicam produzindo mais bactérias resistentes.

origem:Fuvest
tópico:
Evolução

sub-grupo:Darwinismo

pergunta:"De maneira geral, os machos mais vigorosos, que apresentam maior adaptação ao lugar que ocupam na natureza, deixam maior número de descendentes." Essa afirmação é de Charles Darwin, em A ORIGEM DAS ESPÉCIES.
a) Qual a idéia fundamental da teoria darwinista, contida na afirmação?
b) Relacione a afirmação de Darwin com o fenômeno da delimitação de território, largamente observado entre os animais vertebrados.

resposta:
a) Os seres vivos mais adaptados vencem a competição pelos recursos do meio e deixam maior número de descendentes.
b) Vertebrados capazes de delimitar e defender seu território conseguem se acasalar com maior número de fêmeas.

origem:FUVEST
tópico:
Evolução

sub-grupo:Darwinismo

pergunta:Uma idéia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

resposta:C

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fitogeografia

pergunta:Observe o mapa a seguir onde estão representadas paisagens brasileiras. Plantas com as partes aéreas adaptadas para diminuir a perda d'água e árvores de pequeno porte com raízes muito profundas são elementos característicos da vegetação, nas regiões:
fitogeografia

a) 4 e 7
b) 6 e 2
c) 3 e 6
d) 2 e 7
e) 4 e 2

resposta:B

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fitogeografia

pergunta:Duas plantas da mesma espécie, que vivem em ambientes distintos, apresentam folhas morfologicamente diferentes, representadas nas figuras A e B.
fitogeografia

a) Indique, justificando, qual das folhas corresponde à planta que vive em campo aberto e qual corresponde à planta que vive no interior de uma floresta.
b) Se recortarmos um quadrado de mesma área de cada uma dessas folhas e extrairmos a clorofila, de qual amostra se espera obter maior quantidade desse pigmento? Por quê?

resposta:
a) A folha indicada pela figura B indica uma planta que vivem em campo aberto, pois estas possuem folhas com menor superfície para evitar a transpiração excessiva. A figura A indica uma folha de vegetal habitante de floresta, já que apresenta maior superfície adaptada ao melhor aproveitamento de luz.
b) A folha A possui maior quantidade de clorofila. Em ambientes menos iluminados a produção dos pigmentos fotossintetizantes aumenta para intensificar a captação de luz.

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Um fisiologista, trabalhando com uma montagem semelhante à da figura a seguir, posicionou a fonte luminosa a uma distância X do tubo de ensaio, atingindo o ponto de compensação fótico do vegetal.
clorofila

a) Como passa a comportar-se o marcador do sistema nessa situação?
b) Aproximando-se a fonte luminosa da montagem, que gás passa a ser liberado no interior do tubo? Que processo metabólico é responsável pela produção desse gás?

resposta:
a) O marcador permanecerá imóvel porque no ponto de compensação fótico as intensidades da fotossíntese e da respiração se igualam. Nesse ponto as trocas gasosas com o meio ambiente são nulas.
b) Aproximando-se a fonte luminosa da planta haverá liberação de oxigênio porque recebendo maior quantidade de luz a intensidade da fotossíntese será maior que a da respiração e o marcador deverá deslocar-se para a direita como mostra a figura a seguir. O processo metabólico que libera oxigênio é a fotossíntese.
hermeticamente


origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:A solução de vermelho de cresol é indicadora da concentração de CO2 no ar: tem coloração rósea quando em contanto com a concentração normal de CO2 atmosférico, adquire cor amarela quando essa concentração é alta, e fica arroxeada quando a concentração é baixa. Três tubos de ensaio receberam vermelho de cresol e uma folha recém-cortada (figura). Foram hermeticamente fechados e colocados a distâncias diferentes de uma fonte de luz. Após algum tempo, os tubos diferiram quanto à cor da solução: rósea, amarela e arroxeada.
fotossíntese

a) Relacione a cor da solução com a distância à fonte de luz.
b) Explique por que num dos tubos a solução permaneceu rósea.

resposta:
a) Cor arroxeada - intensidade luminosa acima do ponto de compensação luminoso (PCL) Cor rósea - intensidade luminosa no PCL Cor amarela - luminosidade abaixo do PCL.
b) No PCL a folha não troca gases com o meio.

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Mediu-se a taxa de fotossíntese em plantas submetidas a diferentes condições de temperatura e luz. Foram utilizadas duas intensidades luminosas: uma baixa, próxima ao ponto de compensação fótico (representada nos gráfico por linha interrompid
a) e outra alta, bem acima do ponto de compensação fótico (representada nos gráficos por linha contínua). Qual dos gráficos representa melhor os resultados obtidos?
fótico


resposta:E

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Em vegetais, as taxas de fotossíntese e de respiração podem ser calculadas a partir da quantidade de gás oxigênio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo. O gráfico adiante mostra as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta aquática, quando se varia a intensidade luminosa.
compensação

a) Em que intensidade luminosa, o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese é igual ao volume desse gás consumido na respiração?
b) Em que intervalo de intensidade luminosa, a planta está gastando suas reservas?
c) Se a planta for mantida em intensidade luminosa "r", ela pode crescer? Justifique.

resposta:
a) n
b) l e n
c) Sim. No ponto "r" o vegetal recebe uma intensidade luminosa tal em que a produção de matéria orgânica por fotossíntese supera o consumo pela respiração.

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Foi realizado um experimento com o objetivo de verificar o efeito da intensidade luminosa sobre a massa de carboidratos produzida e armazenada por determinada espécie de plantas, mantida em um ambiente com temperatura constante. Os resultados obtidos foram os seguintes (unidades arbitrárias):
iluminação

a) Desenhe um gráfico que mostre a relação entre a intensidade luminosa e o armazenamento de carboidrato.
b) Indique a posição provável do ponto de compensação fótico, ou seja, o valor de intensidade luminosa em que as taxas de fotossíntese e de respiração se eqüivalem.

resposta:
a) Observe o gráfico adiante:
hermeticamente


b) O valor provável para o ponto de compensação fótico é, aproximadamente, 5 unidades de intensidade luminosa.

origem:Fuvest
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer
a) glicídios como fonte de carbono.
b) água como fonte de hidrogênio.
c) ATP como fonte de energia.
d) vitaminas como coenzimas.
e) sais minerais para captação de oxigênio.

resposta:B

 


anatomia musculatura