Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Uem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Sobre a estrutura e a função das células, assinale o que for correto.

(01) Microtúbulos são componentes polissacarídicos do fuso acromático e do citoesqueleto de células eucarióticas e estão envolvidos na sustentação da célula e nos movimentos celulares.
(02) Centro celular e cinetócoro são estruturas relacionadas com os movimentos cromossômicos durante as divisões celulares.
(04) O nucléolo está mais diretamente associado com a função do retículo endoplasmático rugoso do que com a função do retículo endoplasmático liso.
(08) Em célula secretora, a uracila marcada radioativamente e incorporada ao RNA mensageiro segue mais freqüentemente o trajeto: núcleo, matriz citoplasmática, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi e grãos de secreção.
(16) Retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi e carioteca compõem o sistema de endomembranas de células eucarióticas.
(32) Peroxissomos são organelas celulares membranosas que participam dos processos de digestão.
(64) Todas as enzimas são proteínas que catalisam as reações de degradação, ou digestão, de macromoléculas.

resposta:22

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Fatores endógenos e ambientais, como a água, a luz e a temperatura, interagem exercendo influência acentuada sobre as plantas, afetando suas funções, seu metabolismo e seus padrões de desenvolvimento, podendo ocorrer estímulo, modificação ou neutralização de qualquer um deles.
Sobre os resultados dessas interações, assinale o que for correto.

(01) O fototropismo é uma reação de crescimento das plantas em direção à luz, relacionada com a produção e a distribuição das auxinas.
(02) Geotropismo é uma resposta da planta à ação da gravidade, regulada pelas auxinas, pelas giberelinas e pelo ácido abscísico.
(04) Na maioria das plantas, os estômatos normalmente estão abertos durante o dia e fechados durante a noite. Entretanto, não ocorre influência da energia luminosa em processos celulares envolvidos nos mecanismos de abertura e de fechamento do poro estomático.
(08) Transpiração, fotossíntese e respiração são processos fisiológicos controlados por hormônios, cuja produção sofre influência da luz.
(16) O efeito da temperatura sobre a atividade de enzimas específicas afeta reações relacionadas com a fotossíntese, a respiração e a absorção de minerais.
(32) O ácido abscísico produzido em células parenquimáticas das folhas supera o estímulo de abertura dos estômatos provocado pela luz, garantindo o fechamento estomático quando as plantas se encontram na iminência de desidratação.

resposta:49

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Sobre os grandes grupos animais: poríferos, celenterados, platelmintos, nematódeos, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados, assinale o que for correto.

(01) A existência de indivíduos de todos os filos citados em meio aquático está relacionada tanto à própria origem da vida na água quanto ao processo evolutivo.
(02) Todos os filos citados têm representantes nos ambientes aquático e terrestre, independente de suas origens em um ou em outro ambiente.
(04) Não ocorre, entre esses grupos animais, a reprodução do tipo assexuada.
(08) Somente entre os invertebrados há espécies que são transmissoras de organismos causadores de doenças ao homem.
(16) O corpo de qualquer desses animais inclui dois tipos de espaços distintos: o intracelular e o extracelular. O espaço extracelular é o local onde ocorre a maioria das reações químicas que mantém a vida.
(32) Nos grupos que apresentam órgãos e sistemas, a integração entre as atividades realizadas pelas várias partes do corpo é responsabilidade dos sistemas nervoso e endócrino.
(64) Dentre os filos citados, nematódeos, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados têm sistema digestório completo, isto é, com boca e ânus.

resposta:97

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Assinale o que for correto.

(01) As minhocas atuam como verdadeiros "arados naturais", construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e drenagem da água. Ao mesmo tempo, enterram folhas e depositam fezes na terra, contribuindo para a formação de húmus, que vem se constituindo em importante fonte de renda para o homem.
(02) Lagostas, camarões, siris e caranguejos estão entre os crustáceos de grande importância para o homem, uma vez que são utilizados como fonte de alimento. Além disso, são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema aquático, já que servem de alimento para muitos outros animais.
(04) Algumas das características que explicam o grande poder adaptativo dos insetos à vida terrestre são: a capacidade de vôo; a presença de exoesqueleto quitinoso, capaz de proteger o animal contra a desidratação; a respiração traqueal.
(08) Dos peixes aos mamíferos, o sistema circulatório dos vertebrados evoluiu de duas para quatro câmaras; no entanto, em todos os grupos, a circulação sangüínea continua com o sangue venoso rico em oxigênio e o arterial rico em gás carbônico.
(16) Os mamíferos começaram a se expandir há cerca de 65 milhões de anos. Desde então, o grupo teve grande diversificação; no entanto, ainda não se encontram representantes das três subclasses, Prototheria, Metatheria e Eutheria, convivendo juntos em todos os continentes.
(32) Entre os répteis, as cobras que descendem de lagartos que perderam as patas constituem uma ordem à parte, a Squamata. Os lagartos, as lagartixas, os jacarés e os crocodilos pertencem à ordem Crocodila; enquanto as tartarugas, os cágados e os jabutis formam a ordem Chelonia.
(64) As aves evoluíram a partir dos tecodontes, o mesmo grupo de répteis primitivos que originou os dinossauros. Duas características tipicamente reptilianas, presentes nas aves atuais, são: as escamas epidérmicas que recobrem as patas e o tipo de ovo terrestre com casca.

resposta:87

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma população de roedor está sendo estudada quanto ao equilíbrio de Hardy-Weinberg para uma característica determinada por um locus autossômico. O alelo dominante A condiciona o fenótipo D e ocorre com a freqüência p. O alelo recessivo a é responsável pelo fenótipo R e tem freqüência q. Então, para essa característica, assinale o que for correto.

(01) A população está em equilíbrio se estiver ocorrendo seleção natural há, pelo menos, uma geração.
(02) No equilíbrio, os genótipos AA, Aa e aa são encontrados com as freqüências p£, 2pq e q£, respectivamente.
(04) Em uma amostra de 1000 indivíduos de uma população em equilíbrio, com p=0,6, são esperados 160 indivíduos com o fenótipo R.
(08) Com informações sobre os valores das freqüências gênicas, p e q, e das freqüências fenotípicas, é possível determinar se a população está ou não em equilíbrio.
(16) O conhecimento das freqüências genotípicas é suficiente para se determinar a condição da população quanto ao equilíbrio.
(32) Quando todas as freqüências genotípicas são iguais, a população não está em equilíbrio.
(64) A população está em equilíbrio apenas quando 75% dos indivíduos apresentam o fenótipo D e 25% apresentam o fenótipo R.

resposta:54

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Sobre a atividade e a expressão dos genes, assinale o que for correto.

(01) Durante a transcrição de um gene normal e funcional, as fitas opostas servem de molde para a síntese de RNA mensageiros com seqüências diferentes, mas complementares.
(02) O código genético é degenerado porque o mesmo códon especifica aminoácidos diferentes em organismos procariotos e eucariotos.
(04) Tanto em animais quanto em vegetais uma cadeia polipeptídica de 100 aminoácidos pode ser traduzida a partir de um RNA mensageiro com mais de 100 códons.
(08) Nas células vegetais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
(16) Nas células animais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e no nucleoplasma.
(32) Sempre que a seqüência de códons do gene é alterada por substituição de um par de bases também ocorre modificação na seqüência de aminoácidos da cadeia polipeptídica codificada.

resposta:12

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na diversidade de vida existente na Terra, muitos organismos são autotróficos, ou seja, são organismos que sintetizam seu próprio alimento a partir de uma fonte não-orgânica de energia. Sobre esses organismos, assinale o que for correto.

(01) Todos os grupos de bactérias oxidam compostos de ferro, de enxofre e de nitrogênio, a partir de um processo denominado quimiossíntese.
(02) Cianobactérias são organismos procariontes que possuem clorofila a, pigmento presente em todos os eucariontes fotossintetizadores.
(04) Fotossíntese bacteriana ou fotorredução é o processo de produção de substâncias orgânicas realizado pelas bactérias verdes e púrpuras que possuem um pigmento, a bacterioclorofila.
(08) O reino Protista engloba alguns grupos de algas, entre eles, os dinoflagelados e as diatomáceas.
(16) Algas verdes (Clorophyta), algas vermelhas (Rodophyta) e algas pardas (Phaeophyta) são organismos eucariontes multicelulares e clorofilados, pertencentes ao reino Plantae.
(32) O filo Euglenophyta engloba protistas unicelulares que possuem clorofila a e b, também presentes nas clorofíceas e nos vegetais terrestres.

resposta:62

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Sobre o ciclo celular, a estrutura e o comportamento dos cromossomos, assinale o que for correto.

(01) Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA. Portanto, células de raízes que incorporam timidina radioativa durante toda a interfase produzem cromossomos metafásicos com uma cromátide radioativa e uma cromátide não-radioativa.
(02) Desprezando-se pequenas diferenças dentro de pares de cromossomos de tamanhos diferentes, é esperado que, após a primeira divisão meiótica, as células-filhas contenham a mesma quantidade de DNA nuclear que a célula-mãe.
(04) Se, em um núcleo interfásico na fase G1, que antecede a fase S de síntese, a quantidade de DNA corresponde a quatro genomas, então, após a mitose, as células descendentes serão tetraplóides.
(08) Em uma população de uma espécie diplóide com seis alelos diferentes em determinado locus, qualquer indivíduo normal terá, no máximo, dois alelos diferentes para esse locus.
(16) Em uma série alelomórfica múltipla, o número máximo de alelos diferentes é igual ao nível de ploidia do organismo, ou seja, em espécies triplóides, o limite é três; em tetraplóides, é quatro e assim sucessivamente.
(32) No cruzamento-teste de um triplo heterozigoto, para loci ligados, a combinação fenotípica AbC foi a mais freqüente e a combinação abC foi a mais rara, revelando que, no mapa genético, o locus A está situado entre os loci B e C.
(64) A segregação independente dos pares de genes, conhecida como segunda lei de Mendel, só é possível porque, excetuando-se aberrações cromossômicas, nenhuma molécula de DNA nuclear de qualquer espécie contém mais de um locus gênico.

resposta:46

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considerando o esquema a seguir e outros conhecimentos embriológicos, assinale o que for correto.




(01) O esquema apresenta falhas. Sendo os platelmintos triblásticos, não podem ser acelomados e sim pseudocelomados.
(02) O terceiro folheto embrionário, ou seja, o endoderma, possibilitou a formação do celoma.
(04) O blastóporo, ou abertura do arquêntero, sempre originará a boca.
(08) Os deuterostômios são classificados em enterocelomados, ou seja, têm o celoma originado de evaginações do arquêntero.
(16) O aparecimento do terceiro folheto germinativo foi um fato importantíssimo na história evolutiva dos animais. É a partir dele que se originam os músculos e os tecidos esqueléticos do corpo.
(32) Na organogênese, o ectoderma, presente inclusive nos diblásticos, é responsável também pela formação do sistema nervoso e da epiderme.
(64) A presença da cavidade digestiva é uma adaptação fundamental ao modo de vida heterotrófico. Em todos os diblásticos, não foi possível a formação de tal cavidade, pela ausência do terceiro folheto germinativo.

resposta:56

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A caatinga ocorre no Nordeste, ocupando cerca de 11% do território brasileiro. Nessa região, as chuvas são irregulares, as secas prolongadas e as temperaturas elevadas. Esse tipo de formação caracteriza-se por uma vegetação constituída de árvores baixas e arbustos, que perdem as folhas na estação seca. Entre as plantas, encontram-se a barriguda, o umbuzeiro, a oiticica e o juazeiro, além de algumas cactáceas, como o xique-xique e o mandacaru. A fauna da caatinga inclui animais como a cascavel, a jibóia, o gavião-carcará, a gralha-cancã, a cutia, o gambá, o tatupeba, o veado-catingueiro e a ararinha-azul. Sobre esse ecossistema, baseando-se em conceitos ecológicos, assinale o que for correto.

(01) As plantas de mandacaru, pertencentes à mesma espécie, constituem uma população.
(02) As populações de cactáceas e de animais fazem parte de uma comunidade.
(04) A ararinha-azul e o gavião-carcará possuem o mesmo nicho ecológico.
(08) As espécies vegetais presentes na caatinga ocupam o mesmo habitat e o mesmo nicho ecológico.
(16) A oiticica e o juazeiro são organismos produtores, e a cascavel e o veado-catingueiro são organismos consumidores.
(32) Vários fatores do ambiente, como a luz, a umidade e a temperatura, denominados fatores abióticos, atuam permanentemente sobre os animais e os vegetais.
(64) Considerando que as chuvas são irregulares, verifica-se, na caatinga, a competição entre animais e plantas pela pouca água disponível no solo.

resposta:51

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A água potável é o componente mais abundante da matéria viva e a sua ciclagem é fundamental para a garantia de vida no planeta. O ser humano adulto, por exemplo, é constituído por cerca de 63% de água, sendo que seu tecido nervoso contém 95% desse componente inorgânico. Só essas informações bastariam para a conscientização a respeito da preservação da água potável, mas podem-se oferecer muitas outras razões, como as descritas a seguir.
Dentre as razões constantes nas alternativas propostas, assinale o que for correto.

(01) A água é essencial para a vida, uma vez que as reações químicas da célula ocorrem em meio aquoso.
(02) A água é formadora do líquido intersticial que banha os tecidos e é componente do sangue dos animais e da seiva dos vegetais.
(04) O ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico e a permanente troca dessa substância entre a superfície da Terra, os seres vivos e a atmosfera.
(08) Muitas doenças dos países pobres estão relacionadas à água não tratada, à ausência de informação básica e às condições precárias de saneamento.
(16) A água tem pouca importância no controle térmico. Desse modo, o Hemisfério Sul, conhecido como o hemisfério das águas, apresenta maiores variações nas temperaturas médias do que o Hemisfério Norte. Nesse sentido, não é preocupante a inversão térmica.
(32) É interessante notar que o oxigênio participa da composição da água e da camada de ozônio e é originado no processo da fotossíntese, evidenciando que, enquanto houver água e vida, essa camada não está ameaçada.
(64) A chuva ácida é originada da emissão de poluentes na atmosfera, como os dióxidos de enxofre e nitrogênio, que, em contato com o vapor de água, produzem os ácidos sulfúrico e nítrico. Dentre os muitos problemas causados pela chuva ácida, está a poluição nos reservatórios de água potável.

resposta:79

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Identifique o que for correto sobre a teoria da evolução e sobre os fatores evolutivos.

(01) A teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, rejeita a idéia de que cada ambiente induz, seletivamente, as mutações necessárias para a adaptação dos organismos.
(02) No milho, os zigotos da base da espiga são formados antes dos zigotos da ponta da espiga. O conhecimento desse fato tem possibilitado aos cientistas a obtenção de variedades com ciclo mais curto pela seleção de plantas derivadas de grãos da base da espiga.
(04) Embora raros, ocorrem erros na replicação e na transcrição de genes eucarióticos, alterando a seqüência de bases do produto. Entretanto, os erros de transcrição não constituem fonte de variabilidade genética para a seleção natural e para a evolução.
(08) De acordo com a teoria da evolução e com os registros fósseis, o Homo sapiens não é descendente direto do chimpanzé africano.
(16) A adaptação de algumas plantas à alternância de condições de seca e de alagamento é decorrência de reversões de mutações, em genes específicos, induzidas pelas mudanças de ambiente.
(32) Para que a seleção natural aconteça em uma população, basta a existência de indivíduos distintos, portadores de diferentes genótipos, com probabilidades diferentes de deixar descendentes para a geração seguinte.
(64) Uma população de soja se reproduz por autofecundação e é formada por indivíduos geneticamente iguais entre si e homozigóticos para todos os loci. Por seleção natural, essa população tornar-se-á tolerante a um elemento químico tóxico se for cultivada, por algumas gerações, em terreno com o elemento tóxico presente.

resposta:45

 


Próxima Página »

Página 1 de 2




anatomia sistema respiratorio com pulmão, traqueia e laringe