Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Uerj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uerj
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:

pergunta:

(BARNES, Robert D. "Zoologia de los invertebrados." Mexico: Ed. Interamericana, 1977.) Na figura anterior, os animais classificados como moluscos, crustáceos e celenterados ou cnidários, respectivamente, são os de número:
a) 1 e 6 - 2 e 3 - 4 e 5
b) 2 e 4 - 1 e 3 - 5 e 6
c) 5 e 6 - 1 e 4 - 2 e 3
d) 3 e 4 - 5 e 6 - 1 e 2

resposta:D

origem:Uerj
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:

pergunta:O diagrama a seguir mostra a classificação dos seres vivos em cinco reinos, considerando a combinação de três critérios: número de células, existência de núcleo individualizado na célula e forma de nutrição.

A proposição que reúne adequadamente dois dos critérios de classificação dos seres vivos utilizados no diagrama é:
a) existem eucariontes unicelulares
b) existem procariontes pluricelulares
c) não existem procariontes unicelulares
d) não existem eucariontes pluricelulares

resposta:A

origem:Uerj
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Anelídeos

pergunta:O esquema a seguir exemplifica o tipo de sistema nervoso constituído de cérebro composto de gânglios na extremidade anterior, cordão nervoso ventral duplo de gânglios e nervos segmentares. Este tipo de sistema nervoso é encontrado em:
a) anelídeos
b) turbelários
c) vertebrados
d) equinodermos

resposta:A

origem:Uerj
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Insetos

pergunta:Considere que um óvulo de abelha possui 5×10-14 g de DNA. Nesse inseto, embora as fêmeas se originem de reprodução sexuada, os machos originam-se de óvulos não-fecundados, por partenogênese. A quantidade de DNA encontrada em uma célula somática de zangão, no período correspondente à prófase da mitose é, em mg, igual a:

a) 1,0 × 10-10
b) 2,5 × 10-9
c) 5,0 × 10-11
d) 5,0 × 10-17

resposta:A

origem:Uerj
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Insetos

pergunta:Recentemente, diversos casos de febre amarela foram confirmados em pacientes que residiam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e haviam viajado para regiões de florestas no interior do país. A forma silvestre da doença é endêmica em algumas regiões, mas a febre amarela urbana foi erradicada do Brasil desde 1927. Identifique o agente transmissor de febre amarela urbana e aponte uma forma de combate desta doença nas grandes cidades.

resposta:O agente transmissor de febre amarela urbana é a fêmea do mosquito 'Aedes aegypti'. A prevenção desta virose pode ser executada através do uso de inseticidas e eliminação de depósitos de água parada.

origem:Uerj
tópico:
Educação Ambiental

sub-grupo:

pergunta:Maior floresta equatorial do planeta, com reflexos no meio ambiente mundial, a Amazônia registra grande número de raios, que caem a menos de 15km do solo e têm efeito destrutivo na camada de ozônio. ("Jornal do Brasil", 14/07/99)

A camada de ozônio da atmosfera é importante para o meio ambiente porque:
a) fornece oxigênio, reduzindo a respiração vegetal
b) reage com ácido sulfúrico, formando a chuva ácida
c) bloqueia a radiação ultravioleta, protegendo os tecidos animais
d) facilita a passagem da radiação infravermelha, diminuindo a ocorrência de mutagênese

resposta:C

origem:Uerj
tópico:
Educação Ambiental

sub-grupo:

pergunta:Biólogos da UERJ desvendam segredos dos corais de Búzios

Os moradores locais, preocupados com os danos que os barcos ancorados nas praias do balneário, a poluição do mar e a venda excessiva de corais no comércio local poderiam trazer para a fauna marinha da região, resolveram procurar ajuda. (Adaptado de "O Globo", 24/09/2000).

Cite uma função dos recifes de corais na preservação do ecossistema litorâneo.



resposta:Os corais são a principal fonte de alimento e de abrigo para grande número de espécies de peixes, crustáceos e moluscos.

origem:Uerj
tópico:
citologia

sub-grupo:Membrana Plasmatica

pergunta:OBESIDADE

Proteína facilita a absorção de gorduras

A proteína FATP4, que tem um papel importante na absorção da gordura pelo organismo, se presente em nível elevado nas células que revestem pequenas saliências vasculares do intestino delgado e responsáveis pelo transporte dos ácidos graxos dentro do corpo, leva à obesidade, um problema de saúde...("Jornal do Brasil", 24/09/99)

As pequenas saliências vasculares no intestino delgado mencionadas acima consistem na seguinte estrutura e respectiva constituição:

a) glândulas - epitélio e membrana basal
b) vilosidades - epitélio e tecido conjuntivo
c) evaginações - paredes de vasos sangüíneos e linfáticos
d) microvilosidades - membrana plasmática e microtúbulos


resposta:B

origem:Uerj
tópico:
Citologia

sub-grupo:Ciclos Vitais

pergunta:Experimentos envolvendo a clonagem de animais foram recentemente divulgados. No entanto, ainda há uma grande dificuldade de obtenção de clones a partir, exclusivamente, do cultivo de células somáticas de um organismo animal, embora estas células possuam o potencial genético para tal. Por outro lado, a clonagem de plantas , a partir de culturas adequadas in vitro de células vegetais, já é executada com certa facilidade, permitindo a produção de grande número de plantas geneticamente idênticas, a partir de células somáticas de um só indivíduo original.

a) Indique o tipo de tecido vegetal que está em permanente condição de originar os demais tecidos vegetais e justifique sua resposta.

b) Estabeleça a diferença, quanto ao número de cromossomas, entre células somáticas e células germinativas da espécie humana.



resposta:a)Tipo de tecido: meristema
Justificativa: as células deste tecido são indiferenciadas, estando em contínuas mitoses e podendo diferenciar-se nos demais tecidos vegetais.

b) As células somáticas apresentam número diplóide de cromossomas, enquanto as células germinativas apresentam número haplóide de cromossomas.

origem:Uerj
tópico:
Citologia

sub-grupo:Ciclos Vitais

pergunta:ciclo vital de animais e vegetais que se reproduzem sexuadamente exige a produção de gametas. A figura a seguir apresenta dois ciclos biológicos de reprodução dos vegetais.



a) Cite uma desvantagem da geração haplóide como fase mais duradoura do ciclo vital dos vegetais do tipo A.
b) Entre os vegetais que apresentam ciclo de vida do tipo B, há alguns que realizam autofecundação e outros em que a fecundação ocorre entre gametas de indivíduos diferentes.
Cite uma vantagem para a ocorrência de fecundação entre gametas de indivíduos diferentes.


resposta:a) Está mais sensível às mudanças ambientais ou sujeita às expressões negativas do genótipo. b) Aumento da variabilidade genética.


origem:Uerj
tópico:
Microbiologia

sub-grupo:Vírus

pergunta:O gráfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relação entre os linfócitos T e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).

vírus

Explique as razões das quedas das concentrações de:
a) linfócitos T;
b) HIV.

resposta:
a) Os linfócitos T são infectados pelos vírus e destruídos após os primeiros meses da doença.
b) Grande parte dos vírus são destruídos pela produção e atuação de linfócitos e outras células de defesa, ainda em grande número durante o primeiro ano de desenvolvimento da doença.

origem:Uerj-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:As estatinas, por seu grande êxito na prevenção da doença coronariana, estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo. Essas substâncias atuam sobre a enzima que regula a síntese de colesterol pelo fígado, denominada, simplificadamente, de HMG-CoA redutase.
Para testar a eficiência de vários derivados de estatinas, utilizou-se uma preparação de HMG-CoA redutase isolada de tecido hepático. A velocidade de reação dessa preparação enzimática foi medida em função de concentrações crescentes de seu substrato HMG-CoA, na ausência e na presença de uma concentração fixa de três derivados de estatina. Nesses experimentos, o pH, a temperatura, a concentração da enzima e a concentração dos co-fatores necessários foram sempre mantidos constantes. O gráfico a seguir representa os resultados encontrados; a curva 1 foi obtida na ausência de estatinas.




a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique sua resposta.
b) Aponte uma substância sintetizada a partir do colesterol em nosso organismo, não caracterizada como hormônio, e sua respectiva função.

resposta:a) Inibição competitiva.
Na inibição enzimática do tipo competitivo, o inibidor, mantido em concentração constante, exerce seu efeito com maior intensidade em concentrações baixas de substrato. Com o aumento da concentração do substrato, devido ao efeito competitivo, a inibição tende a diminuir. Dessa forma, em excesso de substrato, a velocidade máxima de reação é a mesma na ausência ou na presença do inibidor.

b) Uma dentre as substâncias e respectiva função:
- sais biliares - emulsificação de gorduras durante a digestão.
- vitamina D (Dƒ) - metabolismo do cálcio e desenvolvimento do tecido ósseo.

 


anatomia sistema circulatorio