Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufc
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A invenção do microscópio óptico foi responsável pelo advento da Citologia, já que as células são geralmente pequenas demais para serem vistas a olho nú, o qual tem poder de resolução de apenas 100˜m. Com o poder de resolução do microscópio óptico podemos ampliar um objeto até cerca de 1500 vezes, dependendo dos aumentos proporcionados pela objetiva e pela ocular. Utilizando-se um microscópio óptico com objetivas de aumentos de 3X, 10X, 40X e 100X e ocular com aumento de 10X, qual o menor aumento que já permite a visualização de um espermatozóide humano, cujo diâmetro da cabeça mede cerca de 8˜m.

resposta:1000 X

origem:Ufc
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:Vitaminas

pergunta:As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse ""banho"" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las. Considere o quadro a seguir.



Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo.

a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso.
b) escorbuto, cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias.
c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso.
d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias.
e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.


resposta:E

origem:Ufc
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:Vitaminas

pergunta:Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:

estrutura molecular da tiamina

a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta.

resposta:a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.

b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.

origem:Ufc
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:"Dois tipos de divisão nuclear, mitose e meiose, são característicos da maioria das células animais e de plantas. A mitose está regularmente associada a divisão nuclear de células vegetativas ou somáticas. A meiose ocorre em conjunto com a formação de células reprodutivas (gametas ou meiósporos) nas espécies de reprodução assexuada" (Burns, 1983). Com relação a esses dois processos de divisão celular, responda:

a) Que fenômeno acontece na prófase meiótica, o qual possibilita a ocorrência de crossing-over e conseqüente formação de quiasmas?
b) Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose.

resposta:a) Pareamento (sinaps
e) dos cromossomos homólogos.
b) Células produzidas por mitose são 2n (diplóides), enquanto as que são resultantes da meiose são n (haplóides)

origem:Ufc
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:Leia com atenção o texto a seguir.
Na espécie humana, "... o encontro de um espermatozóide com um óvulo desencadeia uma gigantesca série de reações, centenas de milhares que se seguem, sobrepõem-se, cruzam-se em uma rede de espantosa complexidade. Tudo para chegar, quaisquer que sejam as condições, à aparição de um bebê humano e nunca de um patinho, uma girafinha ou uma borboletinha. O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde, forme um bebê com, em mais de noventa e cinco por cento dos casos, tudo de que precisa para viver, percorrer o mundo e até pensar, eis o milagre. Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo. Tão estupendo que deveria ser admiração para a terra inteira. Que os homens deviam passar o tempo perguntando-se sobre os mecanismos subjacentes a tal maravilha."
(François Jacob, O RATO, A MOSCA E O HOMEM. Companhia das Letras, 1998)

Atendendo à sugestão de François Jacob, prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1965, contida no último período do texto:

a) Diga a que etapa da ontogênese se refere o trecho "(...) O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde ..."?
b) Diga que nome se dá ao "cachinho de células" de que o autor nos fala no texto?
c) Preencha o quadro a seguir com um tecido e um órgão que se originam no adulto a partir dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderm
a).

resposta:
a) Embriogênese, ou seja, segmentação ou clivagem da célula ovo ou zigoto, gastrulação e organogênese.
b) Mórula.
c) Ectoderme: epiderme a anexos, sistema nervoso (encéfalo, medula espinhal, nervos e gânglios nervosos) Mesoderme: derme, ossos, músculos, sistema circulatório e aparelho urogenital. Endoderme: revestimento interno do aparelho digestivo e respiratório, fígado e pâncreas.

origem:Ufc
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:1. Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura a seguir, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:

01. nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;
02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;
04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano; 08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40ml de oxigênio/kg.h;
16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23

origem:Ufc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:
a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.
b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.
c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.
d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.
e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

resposta:A

origem:Ufc
tópico:
Histologia

sub-grupo:Neurohistologia

pergunta:Considere o texto a seguir: "Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal "The Washington Post". [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de 'forçar' quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses"
(FOLHA DE SÃO PAULO, 3 de julho de 1998).

Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:
a) corpo celular, parede celular e flagelos.
b) parede celular, axônio e dendritos.
c) corpo celular, axônio e dendritos.
d) axônio, dendritos e flagelos.
e) corpo celular, parede celular e dendritos.

resposta:C

origem:Ufc
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Observe a tabela abaixo, que apresenta dados sobre as formas de transmissão da AIDS em diferentes anos. Fonte: Boletim do Ministério da Saúde A análise dos dados contidos na tabela nos permite inferir, corretamente, que:
a) houve declínio acentuado da transmissão por via sexual e aumento da transmissão por transfusão de sangue.
b) as campanhas de estímulo ao uso de preservativo ("camisinha") trouxeram resultados mais satisfatórios entre os heterossexuais do que entre os homossexuais.
c) a transmissão perinatal e a transmissão entre heterossexuais aumentaram no período observado.
d) as campanhas de prevenção não obtiveram sucesso algum entre os indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis.
e) a falta de testes diagnósticos que reduzam a janela imunológica explica a situação preocupante da transmissão por transfusões de sangue.

resposta:C

origem:Ufc
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Leia o texto a seguir:

A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário 'Toxoplasma gondii' e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado.
Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata.
Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides.
(Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm)

Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas.
I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos.
II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença.
lII. O parasita multiplica-se tanto no soro sangüíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro. IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados.
V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados.


resposta:C

origem:Ufc
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:
a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.
b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.
c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.
d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.
e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

resposta:A

origem:Ufc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Moluscos

pergunta:Que diferença característica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?
a) Os cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos apresentam reprodução sexuada.
b) Os cnidários possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial.
c) Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.
d) Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido.
e) Os cnidários não apresentam defesa química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção.

resposta:D

 


Próxima Página »

Página 1 de 20




anatomia musculatura