Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Atualmente a Biologia tem a preocupação de estudar os seres vivos, não isoladamente, mas em conjunto com o meio ambiente. De acordo com esta proposta, é correto afirmar que:
01 - Ecologia é a parte da biologia que estuda as interações dos seres vivos, uns com os outros e com o meio ambiente.
02 - População é um conjunto de indivíduos de diferentes espécies, os quais ocupam uma determinada área.
04 - Ecossistema é o conjunto de relações entre os seres vivos e o mundo físico.
08 - Habitat é o conjunto dos hábitos ou atividades de uma determinada espécie.
16 - Biosfera constitui a porção do planeta habitada pelos seres vivos.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 16 = 21

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:Tecido Conjutivo

pergunta:"...Deus me deu mãos de veludo pra fazer carícia/ Deus me deu muitas saudades e muita preguiça/ Deus me deu pernas compridas e muita malícia/ Pra correr atrás de bola e fugir da polícia/ Um dia ainda sou notícia(...) Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio/ Pele e osso simplesmente quase sem recheio/..." (Trecho da música "Partido Alto", de Chico Buarque).

Analisando alguns trechos da canção sob o ponto de vista da histologia, é correto afirmar:

( ) Considerando que se trate no texto de um indivíduo adulto com idade entre 25 e 30 anos, a utilização do termo "pernas compridas" pode indicar que os ossos das pernas já efetuaram o crescimento longitudinal e que a cartilagem de conjugação já foi totalmente substituída por osso.
( ) Para evitar a fragilidade óssea, faz-se necessária, dentre outros fatores, uma dieta alimentar rica em cálcio e proteínas.
( ) Os nutrientes chegam a todas as células do organismo pelos vasos sangüíneos. Os nutrientes absorvidos pelo epitélio intestinal penetram nos vasos sangüíneos do tecido conjuntivo subjacente, sendo distribuídos para os outros tecidos vascularizados, como o adiposo, o ósseo e os tecidos musculares.
( ) A ação de fazer carícias e de correr atrás da bola ocorre da seguinte maneira: para contrair o músculo liso (contração voluntária), o qual se encontra ligado ao esqueleto ósseo e proporciona movimentos úteis, é necessário haver impulso do Sistema Nervoso Central.
( ) A epiderme é uma das camadas da pele que reveste externamente o organismo humano. É responsável pela formação das glândulas sudoríparas, que executam a secreção do suor.
( ) A falta de vitamina C pode ser responsável pelo fato de o "eu lírico" da canção ser "desdentado": essa vitamina atua na síntese do colágeno, fundamental na sustentação dos tecidos conjuntivos através das fibras colágenas.

resposta:V - V - V - F - V - V

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:Tecido Conjutivo

pergunta:"... os punhos e os pulsos cortados e o resto do meu corpo inteiro/ há flores cobrindo o telhado e embaixo do meu travesseiro/ há flores por todos os lados/ há flores em tudo que vejo/ a dor vai curar estas lástimas o soro tem gosto de lágrimas/ as flores têm cheiro de morte/ a dor vai fechar esses cortes/ flores, flores, as flores de plástico não morrem..."

(Trecho da letra da música "Flores", dos integrantes do grupo "Titãs" Charles Gavin, Tony Bellotto, Paulo Miklos e Sérgio Britto).

Analisando histologicamente alguns trechos, é correto afirmar:
(01) É esperado que após a coagulação do sangue na área da lesão ocorrida ("os punhos e os pulsos cortados") concentre-se aí grande número de macrófagos, fibroblastos e plasmócitos.
(02) Se uma cartilagem hialina for lesada em um indivíduo adulto, a sua regeneração ocorre facilmente, já que ela é um tecido ricamente vascularizado.
(04) Quando ocorre um corte profundo na pele, os vasos sangüíneos são lesados e isso ocasiona o extravasamento do plasma, juntamente com células de sangue.
(08) O músculo estriado esquelético é um tipo especializado de tecido conjuntivo.
(16) Proteínas colágenas são constituintes importantes na matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo necessárias nos processos de reparo e cicatrização. Elas podem ser sintetizadas por osteoblastos, condroblastos e fibroblastos. (32) O tecido ósseo é muito resistente, sem plasticidade e com pouca irrigação sangüínea.

resposta:V F V F V F

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:Tecido Epitelial

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

As células especializadas dos animais superiores estão organizadas, ao nível microscópico, em conjuntos cooperativos denominados tecidos; por sua vez, diferentes variedades de tecidos combinam-se formando unidades funcionais maiores denominadas órgãos. Sobre os tecidos é correto afirmar que:
01) As glândulas e a epiderme são variedades de tecido epitelial.
02) As expressões fisionômicas são causadas por contrações dos músculos lisos.
04) Os neurônios, células especializadas do tecido nervoso, apresentam prolongamentos que os tornam aptos à sua função de condução de impulso nervoso.
08) O tecido ósseo é o único dos tecidos animais que não é constituído por células vivas, mas sim por restos celulares e material mineralizado.
16) O conceito de "tecido", além de outras características, exige que as células estejam justapostas e bem unidas.
32) O tecido epitelial de revestimento, para melhor desempenhar sua função de revestir e proteger superfícies corporais, apresenta suas células firmemente ligadas umas às outras, por meio de desmossomas. soma = ( )

resposta:01 + 04 + 32 = 37

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:Tecido Epitelial

pergunta:Sabendo que as glândulas são um tipo de tecido epitelial, explique a diferença na formação de uma glândula exócrina e de uma endócrina.

resposta:Glândulas exócrinas possuem canal (ducto) secretor, endócrinas não possuem o canal secretor pois lançam hormônios diretamente na corrente sangüínea.

origem:Ufpr
tópico:
Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Nos estudos antropogenéticos que vêm sendo realizados por Petzl-Erler, do Departamento de Genética da UFPR, e colaboradores, em populações indígenas Caingangue e Guarani, tem-se observado a predominância da ENDOGAMIA nesses grupos ameríndios do sul do Brasil. Além disso, certos genes investigados apresentam um POLIMORFISMO discreto (apenas três alelos), talvez conseqüência de um ou mais fatores, como baixo grau de miscigenação, pequena população fundadora, DERIVA GENÉTICA ou alguma VANTAGEM SELETIVA dos alelos presentes nas populações consideradas. (Entende-se por população fundadora aquela que origina uma nova população e que, por ser geralmente pequena, tem sua variabilidade genética diminuída.) Com relação aos termos destacados no texto acima, é correto afirmar:
01) Endogamia é uma situação em que os casamentos acontecem entre indivíduos consangüíneos ou geneticamente aparentados.
02) A conseqüência biológica dos casamentos endogâmicos é o aumento na proporção de genótipos e caracteres heterozigóticos na descendência.
04) Entende-se por polimorfismo a ocorrência de fenótipos distintos numa população intercruzante, resultado de alelos diferentes cuja freqüência nunca ultrapassa 99%.
08) A deriva genética reduz a variabilidade genética nas pequenas populações, devido a flutuações aleatórias na freqüência de alelos, independentemente de seu valor adaptativo.
16) A seleção natural tende a não manter os alelos que conferem melhor adaptação ao meio.

resposta:V FV V F

origem:Ufpr
tópico:
Evolução

sub-grupo:Neodarwinismo

pergunta:Uma importante teoria evolutiva foi criticada com base em experimentos como os realizados por August Weissman (1870), nos quais se cortavam caudas de ratos por gerações sucessivas e ainda assim esses ratos continuavam gerando descendentes com caudas intactas e normais. A partir desses experimentos, é correto afirmar que:
01) A teoria de Darwin, segundo a qual as características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes, estava correta.
02) As características adquiridas não são hereditárias.
04) Alterações em células somáticas não alteram as informações genéticas contidas nas células germinativas.
08) As duas leis básicas da teoria de Lamarck sobre a evolução das espécies, ou seja, a "lei do uso e do desuso" e a "lei da transmissão das características adquiridas", estavam erradas.

Soma ( )

resposta:02 + 04 = 06

origem:Ufpr
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:"O bronzeamento artificial faz mal à saúde?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as lâmpadas das máquinas de bronzear lançam raios ultravioleta (UV) em uma quantidade duas a três vezes maior que a emitida pelo Sol. Os raios UV estimulam a produção de melanina. O bronzeamento é, na verdade, uma reação de defesa. 'O problema mesmo é quando você se expõe demais a essa energia concentrada', disse o dermatologista paulista Eduardo Lacaz Martins. Os raios atravessam a epiderme e chegam às camadas mais profundas da pele." ("Super Interessante", n° 5, maio de 2000.)

Com base no texto acima e analisando a pele sob o ponto de vista histológico, é correto afirmar:

01) A pele é constituída de diferentes tipos de tecidos, dentre os quais dois são básicos: o tecido epitelial e o conjuntivo.
02) Os raios UV podem causar alterações no material genético das células.
04) Caso ocorra uma lesão na derme, causando perda de células e de substância intercelular, o reparo poderá ser efetuado pelos fibroblastos, dentre outras células.
08) As glândulas sudoríparas, existentes na pele, são classificadas como exócrinas e desempenham papel importante na manutenção da temperatura corpórea, eliminando o suor.
16) Lesões na epiderme são reparadas pelas células do próprio tecido, as quais têm grande capacidade de regeneração. As plaquetas, responsáveis em parte pela coagulação do sangue quando os vasos se rompem, também desempenham papel no reparo dessas lesões.
32) A alta incidência de raios UV pode causar câncer de pele, pela multiplicação descontrolada das células desse órgão.

resposta:V V V V F V

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Certo dia, passeando por um sítio, você encontrou uma lagoa de águas muito límpidas e decidiu observar melhor este ambiente. De início, você notou a presença abundante de capim nas margens e de algas na água. Além disso, você pôde observar a fauna ali existente e do que se alimentava cada espécie, elaborando a figura esquemática a seguir:
cadeia alimentar aquatica
Com relação a este ambiente e seus componentes, é correto afirmar que:
01) O lambari, o girino e o cascudo são consumidores primários.
02) O capim e as algas formam o biótopo deste ecossistema, e os animais, a biocenose.
04) Caso este ambiente seja contaminado por DDT, a traíra será, dentre todos os animais deste ecossistema, o que terá a maior concentração do pesticida, pois se alimenta de três outros organismos do mesmo ecossistema.
08) Os peixes deste ecossistema compõem uma população.
16) Os peixes e girinos deste ecossistema são animais pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata.
32) A barata-d'água é um inseto que apresenta, como todo Arthropoda da classe Insecta, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e com três pares de patas.
64) A garça é um vertebrado tetrápodo e pecilotérmico.
soma = ( )

resposta:01 + 16 = 17

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:O mercúrio é um metal pesado cuja forma inorgânica (Hg0) é utilizada de maneira indiscriminada na extração de ouro nos garimpos da Amazônia. Esta forma química do mercúrio é capaz de formar amálgama com o ouro, separando-o temporariamente de outros metais. Quando o amálgama é submetido a altas temperaturas, ocorre a volatilização do Hg0, o qual é lançado na atmosfera, obtendo-se assim o ouro puro. Uma vez na atmosfera, o Hg0 pode atingir os ambientes aquáticos por deposição atmosférica úmida e/ou seca. Através da ação microbiológica o Hg0 é oxidado a Hg++ para em seguida ser metilado (CH3Hg+). A forma orgânica (CH3Hg+ - metilmercúrio) atravessa facilmente a membrana das células e, uma vez dentro delas, altera a função estrutural e/ou enzimática das proteínas.
A respeito da ação do metilmercúrio nas células, é correto afirmar:

( ) Uma enzima participa da troca dos íons Na+ e K+ através da membrana plasmática, que controla o equilíbrio osmótico nas células eucarióticas animais. Apesar do metilmercúrio (CH3Hg+) ser também um monovalente, não chega a alterar o mecanismo de trocas entre Na+ e K+ nessas células.
( ) A membrana plasmática manter-se-á intacta estrutural e funcionalmente, uma vez que as proteínas presentes na membrana estão imersas e protegidas pela bicamada lipídica.
( ) Uma vez dentro da célula, o mercúrio certamente não afetará o processo de síntese das proteínas, já que elas ainda não estão completamente formadas.
( ) O mercúrio altera processos importantes no metabolismo celular, como duplicação e transcrição do DNA.
( ) O mercúrio poderá afetar a estrutura dos microtúbulos, prejudicando assim a formação do citoesqueleto, bem como os movimentos celulares e/ou o trânsito de organelas e vesículas dentro da célula.

resposta:F F F V V

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Poluição água

pergunta:Na "Folha de S. Paulo" de 7 de junho de 2001, a matéria intitulada "Vazamento tóxico contamina área em SP: substância cancerígena de aterro atinge água subterrânea na região de Campinas" relata a contaminação de lençol freático por 1,2-dicloroetano, em chácaras vizinhas a um aterro industrial gerenciado por uma empresa especializada. Esse aterro recebia resíduos diversos de indústrias da região e havia sido desativado em 1987 por não apresentar condições de segurança para receber o material tóxico. O 1,2-dicloroetano é um tipo de solvente utilizado para limpar máquinas e diluir produtos químicos e, segundo a matéria publicada, "pode causar câncer e levar à morte". Embora os meios de comunicação não veiculem com tanta freqüência os casos de contaminação de lençóis freáticos, isso não significa que sua ocorrência seja menos indesejável para o meio ambiente. Ocorre apenas que esses casos de contaminação não causam um impacto de dimensões tão trágicas quanto um derramamento de petróleo, nem um incômodo tão grande como a poluição do ar nas metrópoles.
Sobre a poluição em lençóis freáticos e outras formas de poluição, é correto afirmar:
(01) Lençóis freáticos podem ser poluídos por esgotos domésticos, através de fossas construídas de forma imprópria. Nesse caso, o consumo de água contaminada a partir de poços pode ser responsável pela disseminação de doenças infecciosas como, por exemplo, o tifo.
(02) Além de solventes químicos, como os citados na matéria do jornal, são substâncias poluentes comuns em lençóis freáticos os vários tipos de pesticidas, metais pesados, ozônio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre.
(04) A contaminação de lençóis freáticos por qualquer poluente afeta apenas o consumo de água obtida a partir de poços na vizinhança do foco de poluição, não havendo risco de se estender por áreas maiores.
(08) As diversas formas de poluição vêm afetando o clima da Terra e a qualidade da água que consumimos e do ar que respiramos. Fenômenos como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio estão diretamente relacionados com formas de poluição causadas por atividade industrial ou outras atividades econômicas.
(16) Existem substâncias tóxicas que apresentam efeito cumulativo, como é o caso de alguns pesticidas e metais pesados. Nesse caso, as substâncias são transferidas ao longo da cadeia alimentar e, como a biomassa diminui de um nível trófico para o seguinte, os representantes dos últimos elos da cadeia apresentarão uma maior concentração desses produtos tóxicos.
(32) Juntamente com a empresa que gerenciava o aterro em questão, as indústrias que ali depositaram os resíduos são também responsáveis pela contaminação, visto que os resíduos com substâncias potencialmente tóxicas deveriam ser tratados nas dependências das mesmas e depois acondicionados em recipientes ou em tanques selados, para evitar sua liberação no meio ambiente.
(64) Um dos processos que pode ocorrer na área é a eutrofização do lençol freático. Nesse caso, a contaminação por compostos orgânicos e por nutrientes como nitrogênio e fósforo resulta na proliferação de microorganismos, diminuição da quantidade de oxigênio na água e morte por asfixia das espécies aeróbicas.

resposta:V F F V V V F

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:ciclo do carbono

pergunta:"Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais ao protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente ao organismo, e destes, novamente, ao ambiente. Estas vias mais ou menos circulares se chamam ciclos biogeoquímicos."
(ODUM, E. P. 1988. "Ecologia".Rio de Janeiro. Ed. Guanabara. p. 111)

Em relação ao exposto, é correto afirmar:
( ) Os elementos químicos constituem a "matéria-prima" básica formadora dos organismos vivos, e a energia solar proporciona o "combustível" necessário para acionar os processos fundamentais relacionados à incorporação destes elementos.
( ) Gases liberados pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, e pelas queimadas em florestas tropicais são responsáveis pelo grave impacto ambiental denominado "efeito estufa".
( ) As águas das regiões polares não participam do ciclo global da água na natureza.
( ) No ciclo do nitrogênio, determinados grupos de bactérias têm papel fundamental, pois são os responsáveis pela conversão do nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis pelas plantas.
( ) A manutenção de concentrações de gás carbônico e oxigênio adequadas à sobrevivência dos seres vivos depende de dois processos básicos denominados fotossíntese e respiração.

resposta:V V F V V

 


anatomia sistema nervoso com cerebro e cerebelo