Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:UNESP/2005
tópico:
ecologia

sub-grupo:

pergunta:As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirâmides ecológicas nas quais cada degrau representa um nível trófico. As pirâmides podem representar o número de indivíduos, a biomassa ou a energia em cada nível da cadeia, e a extensão de cada degrau depende dos componentes do nível. Uma pirâmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar

a)a energia ou a biomassa, mas não o número de indivíduos.
b)a energia, mas não a biomassa ou o número de indivíduos.
c)o número de indivíduos ou a biomassa, mas não a energia.
d)o número de indivíduos ou a energia, mas não a biomassa.
e)o número de indivíduos, a biomassa ou a energia.

resposta: C

origem:UNESP/2005
tópico:
ecologia

sub-grupo:

pergunta:Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de

a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.

resposta: D

origem:UNESP/2005
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:

pergunta:Há alguns meses, foi lançado no mercado um novo produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. À época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é isento de:

a) colesterol e carboidratos.
b) lactose e colesterol.
c) proteínas e colesterol.
d) proteínas e lactose.
e) lactose e carboidratos.

resposta: B

origem:UNESP/2005
tópico:
Genética

sub-grupo:

pergunta:Uma das técnicas utilizadas para estudos em biologia molecular é a reação de PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase). Nesta reação, a fita dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90oC e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntese de novas moléculas de DNA. O processo se repete várias vezes, sempre a temperaturas ao redor de 90oC, e produz milhares de cópias da fita de DNA. A mecanização e o emprego desta técnica permitiram o desenvolvimento do projeto Genoma Humano. Considerando que, nessa técnica, a enzima DNA polimerase deve manter-se estável e atuar sob temperatura elevada, é possível deduzir que essa enzima foi obtida de:

a) alguma espécie de bactéria.
b) vírus bacteriófagos.
c) algum tipo de vírus infectante de células eucariontes.
d) células-tronco mantidas in vitro.
e) células de animais adaptados a climas quentes.

resposta: A

origem:UNESP/2005
tópico:
Genética

sub-grupo:

pergunta:Galinhas poedeiras de granja são mantidas em confinamento e sob condições ambientais que estimulam a postura de ovos para a comercialização. Nas granjas, os machos são descartados, pois não têm valor comercial. Porém, no sítio, galos e galinhas caipiras são mantidos soltos no terreno, e os ovos, quando chocados, eclodem em novos pintinhos. Sabendo-se que nas células somáticas de uma galinha (Gallus gallus) há 76 cromossomos e que na superfície da gema do ovo há uma região chamada blastodisco, a partir da qual se desenvolve o embrião, os números de cromossomos no blastodisco de ovos de galinhas de granja e de ovos fertilizados de galinhas caipiras são, respectivamente,

a) 38 e 76.
b) 38 e 152.
c) 76 e 76.
d) 76 e 152.
e) 152 e 76

resposta: A

origem:UNESP
tópico:
zoologia

sub-grupo:Peixes

pergunta:qual o nicho ecologico do cavalo marinho?

resposta:não sei - comente

origem:Unesp
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:Vitaminas

pergunta:Uma das doenças mais comuns entre as tripulações que participaram das grandes navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:

a) beribéri.
b) anemia.
c) escarlatina.
d) escorbuto.
e) raquitismo.

resposta:D

origem:Unesp
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:Vitaminas

pergunta:Na charge a seguir, extraída da Revista ""Saúde"" (fevereiro de 1996, p. 130, Seção Humor Spacca), encontram-se à venda, em forma de pastilhas, de comprimidos e de cápsulas, vitaminas extraídas de vegetais.



a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?
b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B1 e K?


resposta:a) São ricos em vitamina A: cenoura, pêssego, abóbora, etc. A vitamina C pode ser encontrada no limão, na laranja, acerola, entre outras frutas cítricas.

b) A ingestão regular das vitaminas B1 e K podem evitar, respectivamente, o beribéri e hemorragias.

origem:Unesp
tópico:
Bioquímica

sub-grupo:Vitaminas

pergunta:Um determinado medicamento, recentemente lançado no mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.

a) Qual é e onde é produzida a substância que realiza a emulsificação dos lipídios?
b) Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem?


resposta:a) A emulsificação das gorduras é realizada pela bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

b) A carência de vitamina A causa cegueira noturna e xeroftamia. A falta de vitamina K causa dificuldade de coagulação sangüínea.

origem:Unesp
tópico:
Parasitologia

sub-grupo:

pergunta:No Brasil está largamente distribuída a espécie 'Schistosoma mansoni', em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d'água".

a) Quais os tipos de larvas do ciclo do 'Schistosoma mansoni'?
b) Qual o destino destas larvas?

resposta:a) O 'S. mansoni' apresenta durante sua evolução as larvas miracídio e cercária.
b) A larva MIRACÍDIO é infestante para determinados gêneros de caramujos de água doce onde se multiplica por pedogênese. As larvas resultantes são as CERCÁRIAS que abandonam o caramujo e podem penetrar ativamente pela pele humana.

origem:Unesp
tópico:
Parasitologia

sub-grupo:

pergunta:Existe uma frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: "Se nadou e depois coçou, é porque pegou". Esta frase refere-se à infecção por:

a) 'Plasmodium vivax'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia sollium'.
e) 'Ancylostoma duodenale'.

resposta:C

origem:Unesp
tópico:
Parasitologia

sub-grupo:

pergunta:No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando. Pergunta-se:

a) A informação recebida pela mãe é correta? Justifique sua resposta.
b) Que parasita o menino apresentava e a que filo pertence o animal em questão?

resposta:a) Errada. Tratam-se de pedaços (anéis ou proglotes) de solitária.
b) Platelminto parasita cujo nome científico é 'Taenia sollium'.

 


Próxima Página »

Página 1 de 51




musuclos do braço