Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
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Questões Ufjf-2002

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufjf
tópico:
Histologia

sub-grupo:

pergunta:Os macrófagos e os mastócitos, duas células de grande importância nos mecanismos de defesa, são encontrados no seguinte tecido animal:
a) epitelial.
b) linfático.
c) conjuntivo.
d) nervoso.
e) muscular.

resposta:[C]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A figura a seguir ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:




a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes do citoesqueleto.
- Cite DUAS outras estruturas celulares também formadas por microtúbulos.
- Diversas substâncias são capazes de impedir a formação dos microtúbulos, interferindo nos processos dos quais eles participam. Dentre estas substâncias, cita-se o taxol, um alcalóide utilizado no tratamento de tumores malignos ou câncer. Explique como o taxol poderia ser eficaz no tratamento dessa doença, considerando sua atuação no citoesqueleto.

b) Se ocorresse uma mutação e esta célula ficasse desprovida da estrutura indicada em 2, quais seriam as conseqüências para:
- o processo de digestão celular?
- a formação do espermatozóide e o processo de fecundação?

resposta:a) São estruturas celulares formadas por microtúbulos: citoesqueleto, fuso acromático, cílios e flagelos.
O taxol, impedindo a polimerização dos microtúbulos, determina a interrupção das divisões celulares. A mitose nas células tumorais seria bloqueada durante a metáfase, uma vez que é nesta etapa que os cromossomos prendem-se aos microtúbulos do fuso acromático.

b) Células desprovidas do complexo de Golgi não mais poderiam produzir os lisossomos que atuam no processo de digestão intracelular.

Os espermatozóides não apresentariam o acrossomo, vesícula derivada do complexo de Golgi. Esta estrutura libera as enzimas necessárias para a penetração do gameta masculino no óvulo. Neste caso, os gametas seriam incapazes de realizar a fertilização.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O uso de armas biológicas é histórico, tendo sido registrado desde o século XIV. Devido aos avanços da engenharia genética, que poderão produzir supervírus ou manipular microorganismos, as armas biológicas são uma séria ameaça à paz no século XXI. São critérios obrigatórios para incluir um vírus na categoria de agente de arma biológica, EXCETO:
a) ser altamente contagioso.
b) ser bacteriófago.
c) ter grande capacidade de disseminação.
d) ter elevado potencial tóxico ou infeccioso.
e) possuir transcriptase reversa, se o ácido nucléico do vírus for o RNA.

resposta:[B]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa CORRETA que preencha, respectivamente, as lacunas das frases I, II e III:

I. Gemas caulinares são formadas por células _____________ que se multiplicam ativamente por ______________.

II. As plantas vasculares possuem tecidos especializados na sustentação, que são: _____________ e _____________.

III. _____________ e _____________ são hormônios vegetais, responsáveis, respectivamente, pela queda das folhas e pela germinação de sementes.

resposta:[E]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A respiração nos animais envolve, além de processos bioquímicos intracelulares, trocas gasosas com o meio externo. Para essas trocas são utilizadas diferentes estruturas, características dos diversos grupos. As estruturas respiratórias denominadas TRAQUÉIAS, FILOTRAQUÉIAS, BRÂNQUIAS, PULMÕES ocorrem, RESPECTIVAMENTE, nos seguintes animais:
a) formiga, cupim, peixe, pingüim.
b) barata, aranha, girino, lesma.
c) cobra, minhoca, caranguejo, pepino-do-mar.
d) escorpião, camarão, ostra, pirambóia.
e) planária, cigarra, anêmona, salamandra.

resposta:[B]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença da notocorda (ou corda) e da cauda propulsora, quais dos caracteres a seguir os distinguem de outros grupos de animais?
a) Fendas faringeanas e tubo nervoso dorsal
b) Respiração pulmonar ou branquial e sistema circulatório com coração
c) Celoma derivado do arquêntero e clivagem radial indeterminada
d) Simetria bilateral e triblásticos
e) Enterocelomados e corpo metamerizado

resposta:[A]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As angiospermas representam cerca de 70% das plantas conhecidas. Esta diversidade se deve, em parte, ao seu eficiente sistema reprodutivo.
As figuras a seguir ilustram algumas etapas do ciclo reprodutivo destas plantas. Analise a seqüência apresentada e responda:




a) Qual a etapa indicada em:
I. ___________________________________
II. ___________________________________
III. __________________________________
IV. __________________________________

b) Devido à grande diversidade morfológica das flores das angiospermas, vários agentes podem estar envolvidos na etapa indicada em I. Indique dois agentes envolvidos na etapa I e apresente uma característica morfológica da flor, necessária para a efetiva atuação de cada um desses agentes.

c) Qual a conseqüência para a planta se, como resultado de algum fenômeno natural, ou induzido pelo homem, um dos agentes citados acima deixar de existir?

resposta:a) I. Polinização
II. Formação do tubo polínico
III. Dispersão das sementes
IV. Germinação da semente com a formação da radícula

b) Flores vistosas providas de nectários e glândulas odoríferas são adaptadas para atrair insetos e pássaros.
Flores sem coloração que se abrem ao anoitecer, são adaptadas para atrair morcegos polinizadores.

c) A ausência dos agentes polinizadores causará o desaparecimento dos vegetais, deles dependentes para a sua perpetuação.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Correlacione os diferentes tipos de adaptações morfológicas das plantas com o hábito ou com o ambiente onde elas ocorrem:

( 1 ) - caule transformado em gavinhas
( 2 ) - folhas transformadas em espinhos
( 3 ) - raízes respiratórias (pneumatóforos)
( 4 ) - velame
( 5 ) - haustórios

( A ) - caatinga
( B ) - trepadeiras
( C ) - mangue
( D ) - parasitas
( E ) - epífitas

a) 1B, 2A, 3C, 4E, 5D
b) 1E, 2A, 3D, 4C, 5B
c) 1C, 2E, 3D, 4A, 5B
d) 1B, 2D, 3C, 4E, 5A
e) 1C, 2E, 3B, 4A, 5D

resposta:[A]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O desmatamento resulta em desequilíbrio do ambiente e perda da biodiversidade, que representa o conjunto dos seres vivos, incluindo aqueles sem importância econômica mas ecologicamente relevantes. Examinando a superfície de um tronco de árvore, em uma aula de campo no interior de uma floresta, foram observados aranhas, fungos, musgos, algas, pulgões, formigas e orquídeas, entre outros organismos.

a) Identifique a posição na cadeia alimentar, ou o nível trófico, de cada organismo adiante.

Aranha
Árvore
Fungo
Alga
Pulgão
Musgo
Formiga
Orquídea

b) Considerando os organismos citados acima, apresente um exemplo para cada uma das seguintes relações interespecíficas:

Protocooperação
Competição
Inquilinismo
Mutualismo
Parasitismo
Predatismo

resposta:a) Aranha - consumidor secundário
Árvore - produtor
Fungo - decompositor
Alga - produtor
Pulgão - consumidor primário
Musgo - produtor
Formiga - consumidor primário ou secundário
Orquídea - produtor

b) Protocooperação: fungo × árvore
Competição: formiga × pulgão
Inquilinismo: orquídea × árvore
Mutualismo: alga × fungo
Parasitismo: pulgão × árvore
Predatismo: aranha × formiga

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um homem possui uma anomalia dominante ligada ao cromossomo X e é casado com uma mulher normal. Em relação aos descendentes deste casal é CORRETO afirmar que:
a) esta anomalia será transmitida a todos os filhos do sexo masculino.
b) esta anomalia será transmitida à metade dos filhos do sexo masculino.
c) esta anomalia será transmitida a todas as filhas.
d) esta anomalia será transmitida à metade das filhas.
e) esta anomalia não será transmitida a nenhum descendente.

resposta:[C]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é CORRETO afirmar que:
a) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária.
b) após o estabelecimento dos liquens, ocorrerá a instalação de novas espécies.
c) a comunidade clímax será a primeira a se restabelecer.
d) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada.
e) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies.

resposta:[E]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Numa aula de genética, o professor lhe apresenta o heredograma a seguir, que mostra a ocorrência de uma anomalia causada pela ação de um par de genes (A e a) em várias gerações de uma família. Ao analisar os indivíduos afetados por esta anomalia, você conclui que se trata de uma herança autossômica dominante.




Baseando-se EXCLUSIVAMENTE no heredograma apresentado acima, responda:
a) Por que a anomalia NÃO pode ser recessiva?

b) Por que a anomalia NÃO pode ser ligada ao cromossomo X?

c) Qual a probabilidade de nascer uma criança afetada pela anomalia, se a mulher (4) da geração F3 tiver filhos com um homem que apresente essa anomalia?

resposta:a) A anomalia não pode ser recessiva, pois os indivíduos 7 e 8 da F‚, afetados pela anomalia, não poderiam ter filhos normais.

b) Se a anomalia fosse dominante e ligada ao cromossomo X, todas as filhas do casal 7× 8 seriam afetadas.

c) Sendo normal, a mulher em questão apresenta genótipo aa. Se tiver filhos com um homem afetado, duas possibilidades podem ocorrer:

1. mulher aa × homem AA
100% dos filhos Aa e afetados pela anomalia

2. mulher aa × homem Aa
50% dos filhos normais (aa) e 50% afetados (Aa)