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questões de vestibulares
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Questões Ufjf-2006

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As figuras a seguir representam estruturas para trocas gasosas observadas em diferentes animais.




a) As brânquias são órgãos respiratórios típicos de ambientes aquáticos e as traquéias e os pulmões são típicos de ambientes terrestres.
Considerando a forma e o funcionamento das brânquias, das traquéias e dos pulmões, justifique a afirmativa anterior.
b) Explique por que o sistema circulatório não interfere diretamente no funcionamento do sistema respiratório dos insetos terrestres.
c) Animais endotérmicos apresentam, em geral, maior taxa de consumo de oxigênio do que os animais ectotérmicos. Explique por que isso ocorre.

resposta:a) Brânquias no ambiente aquático: as brânquias são projeções externas do tegumento, ricas em capilares sangüíneos e que retiram, por difusão, o oxigênio dissolvido na água.
Traquéias no ambiente terrestre: as traquéias são invaginações da epiderme em forma de tubos ramificados nos quais se dá a oxigenação das células pelo ar atmosférico.
Pulmões no ambiente terrestre: os pulmões são órgãos internos com superfície muito vascularizada, adaptados à absorção do oxigênio do ar atmosférico.

b) Porque na respiração nos insetos terrestres, o oxigênio é levado diretamente às células através das ramificações da traquéia, sem que haja seu transporte por pigmentos respiratórios do sangue.

c) Animais endodérmicos demandam maior atividade metabólica para a produção de calor que controla internamente a temperatura do corpo, o que exige maior consumo de oxigênio, que é o aceptor final de hidrogênios na cadeia respiratória.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em muitas plantas, a floração é controlada pelo fotoperíodo, sendo as espécies classificadas como plantas de dias curtos (PDC) ou plantas de dias longos (PDL). Observe a figura a seguir, que ilustra um experimento realizado com PDC e PDL, e responda:




a) Qual a classificação fotoperiódica (PDC ou PDL) das plantas das espécies A e B, considerando os resultados obtidos nos experimentos?
b) O que representa o fotoperíodo crítico para as plantas fotoperiódicas?
c) Explique como é possível a ocorrência de florescimento das plantas A e das plantas B em uma mesma localidade, na mesma época do ano.

resposta:a) Plantas A: Plantas de dia curto (PDC)
Plantas B: Plantas de dia longo (PDL)

b) Para as PDC, é o número mínimo de horas de escuro necessário para floração e, para as PDL, é o número máximo de horas de escuro.

c) Em fotoperíodo de 12 horas de luz e de escuro, condição em que o fotoperíodo crítico é atingido para ambas.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Dentre os diversos desequilíbrios ambientais decorrentes de atividades humanas, podemos destacar o aumento do efeito estufa e a chuva ácida.
a) Apresente uma causa e uma conseqüência de cada um desses problemas ambientais.
b) Outros desequilíbrios ambientais, verificados nos mais diversos ecossistemas, ocorrem de maneira natural, independente da interferência dos seres humanos. Apresente um exemplo de desequilíbrio natural possível e duas conseqüências do mesmo para os seres vivos.

resposta:a) Aumento do efeito estufa
Causa - Liberação de gases (CO‚, CH„, NO‚, CFC) em decorrência de queima de combustíveis fósseis, queimadas, entre outros.
Conseqüência - Uma dentre: aumento da temperatura global, derretimento de calotas polares ou alterações climáticas.

Chuva ácida
Causa - Poluição da atmosfera com ácidos de N ou S decorrentes de atividade industrial, queima de combustíveis fósseis, etc.
Conseqüência - Uma dentre: corrosão de monumentos, contaminação do solo e corpos d água, morte de animais e danos à vegetação pela acidez da H‚O.

b) Exemplo de desequilíbrio natural - Um dentre: Eutrofização, Maré Vermelha ou catástrofes como: erupção vulcânica, terremotos, maremotos, extinção de espécies e introdução de espécie exótica, queimadas naturais, seca.
Conseqüência 1 e Conseqüência 2
Foram aceitas conseqüências como: morte, destruição de habitat, poluição da atmosfera, migrações, entre outras, diretamente relacionadas aos exemplos apresentados.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:As figuras a seguir mostram relações tróficas em duas comunidades (A e B). Utilize as figuras para responder aos itens que se seguem:




a) A comunidade A corresponde a uma rede trófica e a comunidade B corresponde a uma cadeia trófica. Explique essa afirmativa.
b) Qual das duas comunidades continuará funcionando após a perda de uma população de organismos consumidores? Justifique sua resposta.
c) No caso da comunidade A ser contaminada por um metal pesado, qual animal irá apresentar maior concentração desse poluente? Justifique sua resposta.

resposta:a) Uma rede trófica é caracterizada por apresentar consumidores com alimentação variada, ou seja, ocupando mais de um nível trófico. Na cadeia trófica, os consumidores ocupam somente um nível trófico, possuindo, portanto, uma alimentação mais específica.
b) Comunidade A, pois é a comunidade com consumidores ocupando mais de um nível trófico. Portanto, caso um consumidor seja eliminado, outro poderá realizar sua função trófica.
c) Animal: A ave.
Justificativa: O metal pesado aumenta nos organismos ao longo da rede trófica e o organismo do último nível trófico acaba absorvendo doses mais elevadas desse produto tóxico.

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tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As videiras podem produzir uvas de coloração vermelha, vinho, rosa e amarela. O cruzamento entre plantas com esses fenótipos produziu as seguintes proles na geração F1.




Com base nos resultados apresentados, responda ao que se pede:
a) Quantos alelos estão envolvidos na determinação do caráter cor de fruto e qual a relação de dominância entre eles?
b) Qual a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre plantas de fruto vinho do cruzamento parental (2) com plantas de fruto vinho do cruzamento parental (4)?
c) Quantas plantas com frutos amarelos serão geradas, a partir de 200 sementes oriundas do cruzamento entre plantas de frutos vinho do cruzamento parental (4) com plantas de frutos rosa do cruzamento parental (2)?

resposta:a) Quatro alelos, sendo A¢ responsável pela cor vermelha, A£ pela cor vinho, A¤ pela cor rosa e A¥ pela cor amarela.
A relação de dominância é A¢ dominante sobre A£, que é dominante sobre A¤ que, por sua vez, é dominante sobre A¥ (A¢ > A£ > A¤ > A¥).
b) Cruzamento 1
A£A¤ × A£A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A£ : 2A£A¤ : 1A¤A¤
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

Cruzamento 2
A£A¥ × A£A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A£ : 1A£A¤ : 1A£A¥ : 1A¤A¥
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

c) Cruzamentos
A£A¤ × A¤A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A¤ : 1A¤A¤
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

A£A¤ × A¤A¥ ë Proporção genotípica: 1A£A¤ : 1A£A¥ : 1A¤A¤ : 1A¤A¥
Proporção fenotípica: 1 vinho : 1 rosa

Considerando os cruzamentos possíveis, não são produzidas plantas com frutos amarelos.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Leia os itens a seguir, que se referem às glândulas, e responda:
a) Os hormônios, produzidos pelas glândulas endócrinas, atuam, especificamente, sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo. O glucagon e a adrenalina são hormônios que estimulam a quebra de glicogênio, respectivamente, no fígado e nos músculos cardíaco e esquelético. Embora esses hormônios estimulem a quebra de glicogênio, explique como eles são capazes de reconhecer as células-alvo específicas em órgãos e tecidos distintos.
b) Quando uma pessoa vivencia uma situação de perigo, o sistema nervoso estimula as glândulas adrenais a liberarem adrenalina no sangue, que irá promover a quebra de glicogênio. Explique a importância da quebra do glicogênio para o organismo, numa situação de perigo.
c) O pâncreas desempenha funções endócrina e exócrina. Justifique essa afirmativa.

resposta:a) O reconhecimento se deve à presença de receptores específicos a estes hormônios na membrana plasmática das células-alvo.
b) A quebra do glicogênio nas células musculares cardíaca e esquelética promove a liberação de glicose que será utilizada no processo de respiração celular para a produção de ATP, que será utilizado como energia pelo organismo para responder a uma situação de perigo.
c) Desempenha função endócrina ao liberar insulina e glucagon na corrente sanguínea; e desempenha função exócrina ao liberar enzimas digestivas em ductos que desembocam no duodeno.

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:A evolução é decorrente da alteração das freqüências gênicas nas populações naturais. Analise as afirmativas a seguir sobre mecanismos relacionados à evolução das espécies:

I. A mutação é a fonte primária de novos genes.
II. A seleção natural altera as freqüências dos genes favorecendo os mais aptos.
III. A deriva genética é a saída de indivíduos de uma população para outra.
IV. A migração promove a hibridação de espécies aparentadas.

Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.

resposta:[A]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:Numa Reserva Biológica, onde conviviam cotias e lebres, foram introduzidos alguns casais de onça. Recentemente, o levantamento das populações de cotias, lebres e onças nessa Reserva revelou os resultados apresentados a seguir.




Analise o gráfico e assinale a alternativa CORRETA:
a) A introdução das onças não produz alterações nas populações de cotias e lebres.
b) A relação ecológica entre cotias e lebres é de competição.
c) As lebres são eliminadas da reserva por competição interespecífica.
d) As onças apresentam relação harmônica com as lebres e as cotias.
e) As onças e as cotias fazem parte de um mesmo nível trófico.

resposta:[B]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:Um dos motivos para que se recomende a utilização de leguminosas na recuperação de áreas degradadas é a possibilidade de essas plantas se associarem a determinadas bactérias, permitindo que elas possam:
a) aumentar a solubilização do fósforo pela produção de fosfatases.
b) reduzir a perda de água e aumentar a fotorrespiração.
c) utilizar o nitrogênio atmosférico como fonte primária para a produção de aminoácidos.
d) aumentar a absorção do alumínio e do manganês.
e) reduzir a acidez do solo e aumentar o tamanho das raízes.

resposta:[C]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:Em bovinos, a pelagem colorida é determinada pelo alelo H, enquanto o alelo h determina a pelagem branca. Outro gene determina a pigmentação da pelagem na cor vermelha (b) ou preta (B). O cruzamento entre um touro de pelagem preta (HhBb) com uma vaca de pelagem preta (HhBb) produzirá uma prole com:
a) 100% de animais com pelagem preta, pois o gene para a cor é dominante.
b) 100% de animais com pelagem branca, pois o gene para a cor é epistático.
c) 12 animais com pelagem branca : 1 com pelagem vermelha : 3 com pelagem preta.
d) 4 animais com pelagem branca : 3 com pelagem vermelha : 9 com pelagem preta.
e) 9 animais com pelagem preta : 7 com pelagem vermelha.

resposta:[D]

origem:Ufjf
tópico:
Biologia

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pergunta:O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?
a) auxina
b) citocinina
c) giberelina
d) etileno
e) ácido abscísico

resposta:[C]

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Biologia

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pergunta:O ciclo biológico do Schistosoma mansoni , que causa no homem a esquistossomose e tem como hospedeiro intermediário um molusco, está representado na figura a seguir. As figuras 1, 2, 3 e 4 ilustram medidas profiláticas para doenças causadas por parasitos.




Assinale a opção que apresenta medidas profiláticas CORRETAS para a esquistossomose e as formas do parasito que contaminam, respectivamente, o molusco e o homem:
a) 1 e 2; miracídio e ovo
b) 2 e 4; cercária e miracídio
c) 1 e 3; cercária e ovo
d) 2 e 3; ovo e cercária
e) 1 e 4; miracídio e cercária

resposta:[E]

 


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