Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
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Questões Unicamp-1995

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina; muitas mulheres brasileiras grávidas abortam ou perdem seus filhos logo após o nascimento por apresentarem anemia causada por deficiência de ferro; e cerca de 50 milhões de crianças têm o metabolismo comprometido por falta de iodo. (adaptado de: "Correio Popular", 13/08/94)

a) Qual é a vitamina cuja deficiência traz problemas de visão? Cite um alimento de origem animal rico nesta vitamina.
b) Porque a deficiência de ferro causa anemia?
c) Qual é o órgão diretamente afetado pela falta de iodo? Que relação existe entre iodo e metabolismo?

resposta:a) Vitamina A que ocorre na gema do ovo.

b) O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, pigmento respiratório responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. A falta de ferro dificulta a produção dos glóbulos vermelhos que contêm hemoglobina.

c) A falta de iodo afeta a Tiróide, glândula endócrina responsável pela produção de Tiroxina, hormônio que regula a taxa metabólica do organismo.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Os esquemas a seguir mostram a crescente complexidade evolutiva do sistema nervoso em quatro grupos de invertebrados:
a) Qual a diferença entre o sistema nervoso do animal A em relação aos outros?
b) E do animal B em relação ao animal C? E do animal C em relação ao animal D?
c) Dê uma vantagem proporcionada pelo tipo de sistema nervoso encontrado no animal D.

resposta:a) O animal A é um Celenterado com sistema nervoso difuso, em rede, enquanto os outros apresentam sistema nervoso centralizado na cabeça.

b) B é um platelminto que possui os gânglios nervosos no mesmo plano do corpo. Nos Anelídeos (animal C) aparecem no dorso anteriormente e no ventre. O artrópode (animal D) possui os gânglios nervosos muito mais ramificados mostrando uma evolução em relação aos Anelídeos.

c) Controle maior sobre as atividades motoras, sensitivas e vegetativas.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Por muitos anos pensou-se erroneamente que o oxigênio produzido na fotossíntese viesse do CO‚, absorvido pelas plantas.
a) De que substância se origina o O‚, liberado no processo fotossintético?
b) Indique a equação geral da fotossíntese para os vegetais clorofilados.
c) Qual o destino do O‚ produzido?
d) Qual a função da clorofila na fotossíntese?

resposta:a) Água.

b) Equação geral da fotossíntese:
12H‚O + 6CO‚ + Luz ë C†H‚O† + 6H‚O + 6O‚

c) É utilizado na respiração celular aeróbica e o excedente eliminado pelas estruturas fotossintetizantes do vegetal.

d) Absorção de luz e conversão da energia luminosa em energia química.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

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pergunta:A remoção de um anel da casca do tronco de uma árvore provoca um espessamento na região situada logo acima do anel. A árvore acaba morrendo.
a) O que causa o espessamento? Por quê?
b) Por que a árvore morre?
c) Se o mesmo procedimento for feito num ramo, as folhas ou frutos desse ramo tenderão a se desenvolver mais do que os de um ramo normal. Por que isso ocorre?
d) No inverno, em regiões temperadas, a remoção do anel não causa espessamento nas árvores que perdem folhas. Por quê?

resposta:a) Acúmulo de seiva elaborada.
b) Falta de alimento para as raízes.
c) A seiva elaborada não se distribui pelo vegetal ficando mais concentrada nestas estruturas.
d) A perda das folhas indica paralisação na produção da seiva elaborada.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

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pergunta:Escolha a frase que corresponde ao conceito atual de evolução e dê, para cada uma das outras duas, a razão de não a ter escolhido:

I. A evolução resulta da modificação das populações e não dos indivíduos.

II. A evolução ocorrerá tanto mais rapidamente quanto mais os indivíduos se modificarem para se adaptar ao ambiente.

III. Os indivíduos que vencem a "luta pela sobrevivência" são os que determinam o rumo da evolução, não importando se produzem descendentes e quantos eles são.

resposta:A frase I está de acordo com o conceito moderno de evolução biológica. Na frase II aparece a idéia Lamarckista de que os seres se modificam para se adaptar às condições ambientais. A frase III também não está de acordo, pois preconiza que qualquer ser vivo que vença a luta pela sobrevivência poderia produzir descendência.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em experimento feito no início do século, dois pesquisadores retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta.
a) Sabendo-se que o albinismo é característica recessiva, como você explica esse resultado?
b) Indique os genótipos da fêmea preta e da prole.
c) Se fosse possível implantar os pêlos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? Justifique.

resposta:a) A cobaia albina recebeu um ovário de uma fêmea preta homozigota e, portanto, todos os seus óvulos terão o gene A para cor preta.

b) A fêmea preta tem genótipo AA e a prole é 100% heterozigota (Aa).

c) Não. O animal teria somente seu fenótipo alterado (cor dos pêlos) e continuaria a transmitir aos descendentes seus genes que não foram alterados.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

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pergunta:A mudança na cor da pele de algumas espécies de peixes se deve ao deslocamento, ao longo dos microtúbulos, de grânulos de pigmentos que podem agregar-se no centro da célula ou dispersar-se pelo citoplasma.
a) O que são microtúbulos? Qual sua composição química?
b) Apresente um outro exemplo de função desempenhada pelos microtúbulos, explicando seu papel.
c) Para que o peixe muda de cor?

resposta:a) Filamentos tubulares formados pela proteína Tubulina.

b) Formação do fuso de divisão celular onde se prendem os cromossomos duplicados antes da disjunção.

c) Muda de cor para confundir-se com o ambiente e (ou) atrair indivíduos do sexo oposto

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Ao forçarmos a respiração, às vezes nos sentimos tontos. Isso se deve principalmente à eliminação de grande quantidade de CO‚, pela respiração, alterando o pH sangüíneo.
a) Que processo químico ocorre no plasma sangüíneo, resultando na formação do CO‚, eliminado pelos pulmões?
b) Explique como o pH do sangue é alterado na respiração forçada.
c) Que efeito essa alteração de pH determina no ritmo respiratório? Como isso ocorre?

resposta:a) HCOƒ­ + H® ë H‚COƒ ë H‚O + CO‚

b) A respiração forçada provoca diminuição na concentração de CO‚ e o deslocamento do equilíbrio acima para a esquerda, no sentido de formar o bicarbonato, tornando o sangue ligeiramente alcalino, ou seja, elevando o pH.

c) O efeito é a diminuição da freqüência respiratória através do comando nervoso autônomo determinado pelo bulbo raquidiano que é sensível às variações na concentração de CO‚ no sangue.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:

pergunta:O gráfico a seguir representa a concentração iônica da hemolinfa de dois insetos aquáticos, com relação à concentração do meio ao seu redor:
a) Com relação à salinidade da água, onde deve viver o inseto A? E o inseto B?
b) O que deve ter acontecido com o inseto A, a partir do ponto I assinalado na curva? Por quê?
c) Como os insetos mantêm a concentração iônica da hemolinfa diferente da concentração do meio?

resposta:a) Animal A - água doce, Animal B - manguezal

b) Perda da capacidade de regular a salinidade da hemolinfa porque não consegue eliminar o excesso de NaCØ do organismo.

c) Transporte ativo de íons.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A tabela a seguir mostra relações entre organismos de uma comunidade.




a) Construa, com os organismos da tabela, uma cadeia alimentar que tenha o gavião como consumidor de quarta ordem.
b) A que nível trófico pertence cada um dos animais da cadeia que você construiu?
c) Que organismo da tabela pode ser tanto consumidor de primeira ordem como de segunda ordem?

resposta:a) folhas ë insetos ë louva-a-deus ë sabiá ë gavião

b) Insetos são consumidores de primeira ordem, louva-a-deus é consumidor de segunda ordem, sabiá é consumidor de terceira ordem e o gavião é consumidor de quarta ordem.

c) Sabiá.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. As parasitoses a seguir podem ser diagnosticadas por esse exame? Justifique sua resposta, em cada caso.
a) Esquistossomose;
b) Ascaridiose;
c) Doença de Chagas.

resposta:Ascaridiose e Esquistossomose sim, pois os ovos dos respectivos parasitas são eliminados para o meio ambiente juntamente com as fezes dos hospedeiros. A doença de Chagas não pode ser diagnosticada através do exame de fezes, pois o Tripanossoma cruzi está presente, principalmente no coração e no sangue das pessoas doentes.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Quando há um ferimento na pele, bactérias podem penetrar no local e causar infecção.
a) Que células irão se dirigir ao local para combater as bactérias invasoras?
b) Explique o processo pelo qual essas bactérias serão eliminadas.
c) A que se deve a formação de pus no ferimento?

resposta:a) Macrófagos e outros glóbulos brancos.

b) Macrófagos e neutrófilos são capazes de englobar e digerir as bactérias por fagocitose; linfócitos se encarregam da produção de anticorpos.

c) O pus é o resultado da destruição dos tecidos infectados contendo células bacterianas e de defesa mortas.

 


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