Questões de Química Inorgânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Química Inorgânica

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular
pergunta:O Brasil produz, por ano, aproximadamente, 5,0x 106 toneladas de ácido sulfúrico, 1,2x 106 toneladas de amônia e 1,0x 106 toneladas de soda cáustica. Transformando-se toneladas em mols, a ordem decrescente de produção dessas substâncias será: Dados: massas molares em g/mol H2SO4 = 98, NaOH = 40 e NH3 = 17


a) H2SO4 NH3 NaOH
b) H2SO4 NaOH NH3
c) NH3 H2SO4 NaOH
d) NH3 NaOH H2SO4
e) NaOH NH3 H2SO4



resposta:[C]

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:Uma das maneiras de impedir que o SO2um dos responsáveis pela "chuva ácida", seja liberado para a atmosfera é tratá-lo previamente com óxido de magnésio, em presença de ar, como equacionado a seguir: Dados: massas molares em g/mol MgO = 40 e SO2= 64 MgO(s) + SO2(g) + _ O2(g) → MgSO4(s) Quantas toneladas de óxido de magnésio são consumidas no tratamento de 9,6 × 103 toneladas de SO2?


a) 1,5 × 102
b) 3,0 × 102
c) 1,0 × 103
d) 6,0 × 103
e) 2,5 × 10-4



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Mudanças de estados Físicos
pergunta:Ácido acético e bromo, sob pressão de 1atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condições, qual é o estado físico preponderante de cada uma dessas substâncias? Dados: o ácido acético apresenta temperatura de fusão igual a 17°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 118°C. O bromo apresenta temperatura de fusão igual a - 7°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 59°C.


a) ácido acético sólido e bromo líquido.
b) ácido acético líquido e bromo gasoso.
c) ácido acético gasoso e bromo sólido.
d) ácido acético sólido e bromo gasoso.
e) ácido acético gasoso e bromo líquido.


resposta:[E]

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Oxi-redução
pergunta:O material cerâmico Y2O3Ba2Cu307, supercondutor a baixas temperaturas, é preparado por tratamento adequado na mistura Y2O32BaCO3, e CuO. Nesse supercondutor, parte dos átomos de cobre tem número de oxidação igual ao do cobre no CuO; a outra parte tem número de oxidação incomum.


a) Dê o número de oxidação do ítrio, do bário e do cobre nos compostos usados na preparação do material cerâmico.
b) Calcule os números de oxidação do cobre no composto Y2O3Ba2Cu307.



resposta:a) Ítrio ? +rr; +3 Bário → +2 Cobre → +2 b) Î nox Cu = +7 nox comum → +2 nox incomum → +3

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Concentrações e Soluções
pergunta:Deficiência de ZN2++ no organismo causa problemas de crescimento, que podem ser sanados pela ingestão de comprimidos que contém ZnO. Dadas as massas molares do Zn = 65g/mol e do ZnO = 81g/mol;


a) Dê a reação que ocorre no estômago (meio ácido), a qual origina o íon ZN2++ após a ingestão do comprimido. Certos comprimidos contém 1,62 x 10-2g de ZnO. O ZN2++ pode também ser administrado por meio de solução aquosa de ZnSO4.
b) Que volume dessa solução, de concentração 0,10 mol/L contém massa de ZN2++ igual àquela contida em um comprimido de ZnO?



resposta:a) ZnO(s) + 2H+(aq) ? ZN2++(aq) + H2O(g) b) V = 2 mg

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:
pergunta:Amostras dos gases nitrogênio, oxigênio e cloro foram recolhidas, não necessariamente nessa ordem, em recipientes rotulados A, B e C. Cada recipiente contém apenas um desses gases. Afim de ilustrar algumas propriedades dessas substâncias, com cada recipiente, foram feitas as seguintes experiências:
I.Introduziram-se raspas de ferro aquecidas ao rubro. Apenas nos recipientes A e B observou-se transformações das raspas de ferro.
II.Cheiraram-se os conteúdos. O de A, assim como o de C, eram inodoros. O de B provocou forte irritação na mucosa nasal.


a) Identifique os gases dos recipientes A, B e C. Justifique.
b) Escreva a equação balanceada da reação do conteúdo do recipiente B com o ferro.



resposta:a) A ? O2 B ? Cl2 C ? N2+ b) Fe + Cl2 ? Fe Cl2

vestibular Fuvest-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular
pergunta:O iso-octano é um combustível automotivo. A combustão desse material ocorre na fase gasosa. Dados a massa molar do iso-octano igual a 114g/mol, o volume molar de gás nas "condições ambiente" igual a 25L/mol e a composição do ar (em volum
e): O2 = 20% e N2+ = 80%.


a) Escreva a equação balanceada da reação de combustão completa do iso-octano, usando fórmulas moleculares.
b) Calcule o volume de ar, nas "condições ambiente", necessário para a combustão completa de 228g de iso-octano.



resposta:a) Cˆ Hˆ + 25/2 O2 ? 8 CO2 + 9 H2Ob) V ar = 3125g

vestibular Unicamp-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Gases
pergunta:Uma garrafa de 1,5 litros, indeformável e seca, foi fechada por uma tampa plástica. A pressão ambiente era de 1,0 atmosfera e a temperatura de 27°C. Em seguida, essa garrafa foi colocada ao sol e, após certo tempo, a temperatura em seu interior subiu para 57°C e a tampa foi arremessada pelo efeito da pressão interna.


a) Qual era a pressão no interior da garrafa no instante imediatamente anterior à expulsão da tampa plástica?
b) Qual é a pressão no interior da garrafa após a saída da tampa? Justifique.



resposta:a) P = 1,1 atm b) P = 1,0 atm

vestibular Unicamp-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:Sabe-se que 1,0 mol de um composto contém 72g de carbono(
c), 12 mols de átomos de hidrogênio(H) e 12x 102 átomos de oxigênio(O). Admitindo-se o valor da constante de Avogadro como sendo 6,0 x 1023 mol­1 e com base na Classificação Periódica dos elementos, escreva:


a) A fórmula molecular do composto.
b) A fórmula mínima do composto.



resposta:a) C6H2O2b) C3H6O

vestibular Unicamp-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:
pergunta:O farelo de soja, que apresenta alto teor de proteínas, é um subproduto da fabricação do óleo de soja. Recentemente, compradores internacionais observaram a adulteração de um carregamento de farelo de soja brasileiro, ao qual foram adicionados uréia(NH2)2CO e pedra moída. Sabe-se que o teor de proteína no farelo é avaliado pelo conteúdo de nitrogênio no mesmo. Baseando-se nas informações acima, explique porque os falsificadores usaram, conjuntamente, pedra moída e uréia na adulteração do farelo de soja?



resposta:A adição de uréia é justificada pela presença de nitrogênio que define o teor de proteína no farelo. Porém, na uréia, o teor de nitrogênio é maior do que na proteína, o que justifica a adição de pedra moída, para que a mistura apresente o mesmo teor de nitrogênio que o farelo não adulterado.

vestibular Unicamp-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular
pergunta:Estima-se que a usina termoelétrica que se pretende construir em cidade próxima a Campinas, e que funcionará à base de resíduos da destilação do petróleo, poderá lançar na atmosfera, diariamente, cerca de 250 toneladas de SO2gasoso.


a) Quantas toneladas de enxofre estão contidas nessa massa de SO2?
b) Considerando que a densidade do enxofre sólido é de 2,0kg/L, a que volume, em litros, corresponde essa massa de enxofre?



resposta:a) m = 125 ton b) V = 62600 g

vestibular Unicamp-1994
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:A produção industrial de metanol, CH3OH, a partir de metano; CH4, e a combustão do metanol em motores de explosão interna podem ser representadas, respectivamente pelas equações I e II.I) 3CH4(g) + 2H2O(g) + CO2(g) → 4CH3OH(g)II) CH3OH(g) + 3/2O2 → CO2(g) + 2H2O(g)Supondo que o CO2 da reação representada em (I) provenha da atmosfera, e considerando apenas as duas reações, (I) e (II), responda se a seguinte afirmação é verdadeira: "A produção e o consumo de metanol não alteraria a quantidade de CO2 na atmosfera". Justifique sua resposta.



resposta:Falsa, pois ocorre o aumento da quantidade de CO2(g) na atmosfera.

 


Próxima Página »

Página 1 de 275