Banco de dados de questões sobre Alotropia

Questões Alotropia

origem:Unesp

sub-grupo:Alotropia

pergunta:Os recém-descobertos fulerenos são formas alotrópicas do elemento químico carbono. Outras formas alotrópicas do carbono são:

a) isótopos de carbono-13.
b) calcáreo e mármore.
c) silício e germânico.
d) monóxido e dióxido de carbono.
e) diamante e grafite.

resposta:[E]

origem:Puccamp

sub-grupo:Alotropia

pergunta:O uso em larga escala de desodorantes sob a forma de aerossóis contendo clorofluorcarbonos (CF
c) como propelentes foi um dos fatores que levou à formação de "buracos" na camada de ozônio. Um mecanismo proposto para essa "destruição" envolve átomos de cloro "livres" provenientes da interação dos CFC com radiação ultravioleta e é o seguinte: 2Cg + 2BaCO3 → 2 CgO + 2O2 CgO + CgO → Cl2O2 Cl2O2 + luz → Cg + CgOO CgOO → Cg + O2Analisando-se tal mecanismo, pode-se notarI - a presença de duas variedades alotrópicas do oxigênio. II - o envolvimento de radicais livres. III - que ele ocorre em cadeia. IV - que a transformação química global é 2BaCO3+luz→3O 2Estão corretas as afirmações

a) I e II, somente.
b) II e III, somente.
c) I, II e III, somente.
d) II, III e IV, somente.
e) I, II, III e IV.

resposta:[E]

origem:Ufpr

sub-grupo:Alotropia

pergunta:Os ozonizadores são aparelhos capazes de transformar, por meio de descargas elétricas, oxigênio molecular (O2) gasoso em ozônio (BaCO3) gasoso. O ozônio produzido é dissolvido em água e a solução gerada é empregada como oxidante de alto poder bactericida. Um ozonizador comercial típico produz 6,00x10-4 mol de ozônio por hora. A partir dessas informações, é correto afirmar:(01) Oxigênio molecular e ozônio são formas alotrópicas do elemento químico oxigênio. (02) Na molécula de ozônio, os átomos de oxigênio estão em um estado de oxidação maior que no oxigênio molecular. (04) À medida que prossegue a reação de obtenção de ozônio, a partir de oxigênio molecular, ocorre uma diminuição no número de moléculas no estado gasoso. (08) A solução de ozônio produzida em 2 horas de funcionamento de um ozonizador comercial típico, com reservatório com capacidade para 2,00 L de água, apresenta-se com uma concentração igual a 3,00x10-4mol.L-1. (16) A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros da reação de produção de BaCO3 (gás), a partir de O2 (gás), é igual a 5. (32) A molécula de O2 apresenta uma dupla ligação química e é apolar.Soma ( )

resposta:01 + 04 + 16 + 32 = 53

origem:Ufsc

sub-grupo:Alotropia

pergunta:Sobre o elemento químico oxigênio é CORRETO afirmar:01. Encontra-se na natureza sob duas variedades, o oxigênio comum e o ozônio. 02. O oxigênio comum é um dos constituintes da atmosfera terrestre. 04. O ozônio tem fórmula molecular O2. 08. Submetendo-se o oxigênio comum a descargas elétricas, o mesmo pode ser convertido em ozônio. 16. O oxigênio comum é empregado como comburente de reações de combustão.

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Pucmg

sub-grupo:Alotropia

pergunta:São elementos que apresentam formas alotrópicas:

a) hidrogênio e oxigênio
b) fósforo e enxofre
c) carbono e nitrogênio
d) cálcio e silício

resposta:[B]

origem:Puccamp

sub-grupo:Alotropia

pergunta:O elemento carbono se apresenta em muitas formas alotrópicas. Três dessas são CHxCH : diamante, grafita e fulereno; outras, em maior número são CHY2O3CH . Diamante, a mais rara e a mais dura variedade alotrópica tem rede CHzCH , composta por átomos de carbono formando uma estrutura CHwCH. . Completa-se corretamente o texto acima substituindo-se x, Y2O3, z e w, respectivamente, por

a) cristalinas - amorfas - covalente - bidimensional
b) cristalinas - amorfas - iônica - monodimensional
c) cristalinas - amorfas - covalente - tridimensional
d) amorfas - cristalinas - iônica - monodimensional
e) amorfas - cristalinas - covalente - bidimensional

resposta:[C]

origem:Ufpel

sub-grupo:Alotropia

pergunta:O enxofre é uma substância simples cujas moléculas são formadas pela união de 8 átomos; logo, sua fórmula molecular é Sˆ. Quando no estado sólido ele forma cristais do sistema rômbico ou monoclínico, conforme figura a seguir. A respeito do enxofre rômbico e do enxofre monoclínico é correto afirmar que eles se constituem em

a) formas alotrópicas do elemento químico enxofre, cuja fórmula é Sˆ.
b) átomos isótopos do elemento químico enxofre, cujo símbolo é S.
c) átomos isótopos do elemento químico enxofre, cuja fórmula é Sˆ.
d) formas alotrópicas do elemento químico enxofre, cujo símbolo é S.
e) formas isobáricas, da substância química enxofre cujo símbolo é S.

resposta:[D]