Banco de dados de questões sobre Aminoácidos
questões de vestibulares
|
 

Questões Aminoácidos

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:A hidrólise de um peptídeo rompe a ligação peptídica, originando aminoácidos. Quantos aminoácidos diferentes se formam na hidrólise total do peptídeo representado a seguir?

a) 2
b) 3 c) 4
d) 5
e) 6



resposta:[C]

origem:Unicamp
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Os ‘-aminoácidos são moléculas que têm um grupo amino e um grupo carboxila ligados a um mesmo átomo de carbono. Um dos vinte ‘-aminoácidos encontrados em proteínas naturais é a alanina. Esta molécula possui também um átomo de hidrogênio e um grupo metila ligados ao carbono ‘. Na formação de proteínas, que são polímeros de aminoácidos, estes se ligam entre si através de ligações chamadas peptídicas. A ligação peptídica forma-se entre o grupo amino de uma molécula e o grupo carboxila de uma outra molécula de aminoácido, com a eliminação de uma molécula de água. Com base nestas informações, pede-se:

a) A fórmula estrutural da alanina.
b) A equação química que representa a reação entre duas moléculas de alanina formando uma ligação peptídica.




resposta:Observe a figura a seguir:

origem:Ufpe
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Alguns produtos usados na limpeza de lentes de contato funcionam transformando em aminoácidos as proteínas depositadas sobre a superfície da lente. Esta é uma reação de

a) Esterificação
b) Desidratação c) Saponificação
d) Condensação
e) Hidrólise




resposta:[E]

origem:Ufrj
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituintes das proteínas. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os essenciais, que não são sintetizados pelo organismo humano e os não-essenciais. A seguir são apresentados dois aminoácidos, um de cada grupo:

a) A glicina pode ser denominada, pela nomenclatura oficial, de ácido amino etanóico. Por analogia, apresente o nome oficial da leucina.
b) Qual desses dois aminoácidos apresenta isomeria óptica? Justifique sua resposta.



resposta:a) ácido 2 - amino - 4 - metilpentanóico b) A leucina, pois apresenta carbono assimétrico.

origem:Uece
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Leia atentamente o texto e responda o que se pede: A maciez da carne de peru para o Natal depende de certa habilidade no cozinhar, pois a desnaturação do colágeno e a coagulação das proteínas dos músculos (actina e miosina) ocorrem em temperaturas e velocidades diferentes nas diversas partes do peru. Deve-se saber que o ideal para a maciez da carne do peru é que a temperatura no interior dele atinja 70°C, que é indispensável para transformar o colágeno em gelatina e proporcionar a coagulação dos músculos. Todavia, quanto mais tempo o peru ficar em alta temperatura, mais água ele perde e mais risco corre de sua carne ficar com a conhecida secura do peru de Natal. O tempo ideal de cozimento de um peru de 5Kg a 160°C é de 3h e 35 min.Marque a opção correta relativa a tópicos retirado do texto:

a) as proteínas complexas são formadas exclusivamente de ‘ - aminoácidos
b) a glicina é um glicídio e responde por 33% da composição do colágeno c) a albumina encontrada na clara do ovo é uma proteína complexa e sofre desnaturação quando aquecida
d) a actina e a miosina são proteínas e as unidades básicas das moléculas de proteína são os aminoácidos




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Na possível troca protônica do aminoácido a seguir, a estrutura obtida é coerente com a seguinte observação experimental.

a) Ser solúvel em solventes apolares.
b) Ter baixo ponto de fusão c) Ser solúvel em água.
d) Ter constante de acidez (K

a) bem maior do que a de um ácido carboxílico.
e) Ter constante de basicidade (K
b) bem maior do que a de uma amina alifática.



resposta:[C]

origem:Uel
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Entre os compostos a seguir, o que por hidrólise produz aminoácido é

a) hidrato de carbono.
b) gordura animal. c) gordura vegetal.
d) proteína.
e) alcalóide.




resposta:[D]

origem:Ufrs
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Relacione, quando possível, o produto (coluna I) com o seu constituinte principal (coluna II):Coluna I 1 - Toucinho 2 - Amido 3 - Hemoglobina 4 - DNA 5 - Óleo de sojaColuna II ( ) Éster de ácido graxo insaturado ( ) Glicose ( ) AminoácidosA relação numérica, de cima para baixo, da coluna II, que estabelece a seqüência de associações corretas é

a) 5 - 2 - 3
b) 1 - 2 - 3 c) 5 - 3 - 4
d) 1 - 2 - 4
e) 1 - 3 - 4




resposta:[A]

origem:Ufsm
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Observe a reação: Na reação para síntese de N-etil - N-metil - propanamida, é formada uma ligação entre um átomo de carbono carbonílico e um átomo de nitrogênio, conhecida como ligação amida. Essa ligação, chamada peptídica, é também comum em macromoléculas de origem natural encontradas em seres vivos, as quais são

a) o amido.
b) os triglicerídeos. c) o naY2O3lon 66.
d) o glicogênio.
e) as proteínas.



resposta:[E]

origem:Unicamp
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Esta prova é uma homenagem à Química, evidenciando alguns de seus aspectos relevantes que ajudaram a entender, a continuar ou a melhorar a vida na Terra. Comecemos por procurar entender, do ponto de vista químico, a origem da vida na Terra.Ainda hoje persiste a dúvida de como surgiu a vida na Terra. Na década de 50, realizou-se um experimento simulando as possíveis condições da atmosfera primitiva (pré-biótic

a), isto é, a atmosfera existente antes de originar vida na Terra. A idéia era verificar como se comportariam quimicamente os gases hidrogênio, metano, amônia e o vapor d'água na presença de faíscas elétricas, em tal ambiente. Após a realização do experimento, verificou-se que se havia formado um grande número de substâncias. Dentre estas, detectou-se a presença do mais simples ‘-aminoácido que existe.

a) Sabendo-se que este aminoácido possui dois átomos de carbono, escreva sua fórmula estrutural.
b) Este aminoácido poderia desviar o plano da luz polarizadas? Justifique.c) Escreva a fórmula estrutural da espécie química formada quando este aminoácido é colocado em meio aquoso muito ácido.




resposta: a) fórmula estrutural figura I. b) Este aminoácido não desvia o plano da luz polarizada porque não representa carbono assimétrico ou quiral, ou seja, sua molécula não é assimétrica. c) fórmula estrutural figura II.

origem:Fuvest
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:O aspartame, adoçante artificial, é um éster de um dipeptídeo. Esse adoçante sofre hidrólise, no estômago, originando dois aminoácidos e uma terceira substância.

a) Escreva as fórmulas estruturais dos aminoácidos formados nessa hidrólise.
b) Qual é a terceira substância formada nessa hidrólise? Explique de qual grupo funcional se origina essa substância.



resposta:a) Observe a figura a seguir: b) A terceira substância formada é o metanol, H3C-OH, que é produzida na hidrólise do grupo éster.

origem:Ufpe
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:A ligação peptídica é formada pela reação entre um ácido carboxílico e uma amina, liberando água. Qual das estruturas a seguir representa o produto orgânico da reação entre o ácido etanóico (ácido acético) e a metilamina?


resposta:[E]

 


Próxima Página »

Página 1 de 2