Banco de dados de questões do vestibular UEPG
questões de vestibulares
|
 

Questões UEPG

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uepg-2001
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:Sobre as representações abaixo, assinale o que for correto. 01) I e VI são isótopos, apresentam a mesma configuração eletrônica, mas não têm a mesma quantidade de nêutrons. 02) I e II têm o mesmo número de prótons e de elétrons. 04) Embora sejam isótopos isoeletrônicos, II e IV não têm a mesma massa atômica. 08) III e V, que não têm o mesmo número de nêutrons, apresentam menor quantidade de elétrons que o átomo IV. 16) II e IV não têm o mesmo número de nêutrons nem a mesma massa atômica.


resposta:
29

origem:Uepg-2001
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:Mediante consulta à tabela periódica, assinale o que for correto sobre o elemento químico que possui a configuração eletrônica 1S2 2S2 2p6 3S2 3p6 4S2 3d¥01) É um elemento de transição cujos números quânticos principal e secundário são, respectivamente, 3 e 2. 02) Dentre todos os elementos situados em períodos anteriores, é o que apresenta maior densidade. 04) É um halogênio e situa-se no terceiro período da tabela. 08) Trata-se de um elemento muito eletronegativo. 16) O número quântico magnético para o elétron diferencial deste elemento é +1.



resposta:
19

origem:Uepg-2001
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Compostos Moleculares

pergunta:Sobre as seguintes geometrias moleculares, assinale o que for correto. 01) O composto CO2 é apolar, porque o vetor ˜=0. 02) Os compostos NH3 e H2O são moléculas polares. 04) Os compostos BF3 e CO2 são apolares. 08) Os compostos H2O e BF3 são moléculas polares, pois o vetor ˜·0. 16) Os compostos NH3 e BF3 são moléculas apolares


resposta:
07

origem:Uepg-2001
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:

pergunta:Sobre o dióxido de carbono, assinale o que for correto.01) Presente na atmosfera, mesmo em ambientes não-poluídos, ao combinar-se com a água, forma o ácido carbônico, que torna a chuva ligeiramente ácida. 02) É um óxido ácido com caráter covalente que, ao reagir com bases, forma sal e água. 04) Sua estrutura apresenta duas ligações œ e duas ligações ™, e sua geometria molecular é linear. 08) Quanto maior a sua concentração na atmosfera, mais absorve radiações infravermelhas, promovendo o aumento do efeito estufa. 16) Sua forma sólida (gelo seco) tem a propriedade da sublimação.



resposta:
31

origem:Uepg-2001
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Sobre o composto hidrogenocarbonato de sódio (NaHCBaCO3), mais conhecido como bicarbonato de sódio, assinale o que for correto. 01) É um sal proveniente da reação entre um ácido fraco e uma base forte, e quando em solução aquosa, apresenta caráter básico. 02) Pertence à função óxido e tem caráter básico. 04) Possui um hidrogênio ionizável e, embora seja um sal, tem caráter ácido. 08) É um ácido fraco. 16) É um hidrogenossal.



resposta:
17

origem:Uepg-2001
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:A pessoa que é submetida ao teste do bafômetro assopra num tubo desse aparelho, que conduz o ar para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio. Assim, se houver álcool no ar expirado, ele é convertido em ácido acético, conforme a equação química não-balanceada:H3C-H2C-OH + K2Cr2O‡ + H2SO4→ → H3C-COOH + Cr2(SO4)3 + K2SO4 + H2OSobre esta equação, assinale o que for correto.01) Constitui uma reação de auto-redox. 02) O íon cromo sofre redução. 04) A equação balanceada apresenta, em seqüência, os seguintes coeficientes para os reagentes: 3, 2 e 8. 08) O Nox do carbono permanece invariável. 16) O oxigênio do K2Cr2O‡ recebe elétrons.



resposta:
06

origem:Uepg-2001
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A uma solução saturada de cloreto de prata (AgCg), em temperatura ambiente, cujo equilíbrio é representado pela equação AgCg(s)ÏAg+(aq)+Cg­(aq) foi adicionado ácido clorídrico (HCg), resultando um precipitado. Sobre este experimento, assinale o que for correto.01) A formação do precipitado se deve ao fato de que a adição de HCg(aq) perturba o equilíbrio químico. 02) A adição de HCg(aq) aumenta a concentração de Cg­, que é o íon comum ao equilíbrio, deslocando o equilíbrio para a esquerda. 04) A adição de HCg(aq) altera a constante do produto de solubilidade (Ks = [Ag+] [Cg­]), pois a concentração de Ag+ permanece constante. 08) A adição de HCg(aq) aumenta a concentração de Cg­, acarretando diminuição da concentração de Ag+, que precipita na forma de AgCg(s). 16) A adição de HCg(aq) provoca a formação de precipitado devido à alteração do pH do meio, pois a concentração de AgCg não se altera e, portanto, não afeta o equilíbrio.



resposta:
11

origem:Uepg-2001
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Evaporou-se por completo o solvente contido em um recipiente com capacidade para 1.200mL contendo solução aquosa de NaOH 2mol/L. Determine a quantidade, em gramas, de NaOH, sabendo que antes da evaporação o recipiente estava com sua capacidade completa.



resposta:
96

origem:Uepg-2001
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Considere a representação gráfica da variação de entalpia abaixo. Entre os processos que ela pode representar figuram: 01) a fusão da água 02) a vaporização da água 04) a oxidação da gordura 08) a combustão da gasolina 16) o preparo de uma solução aquosa de NaOH, com aquecimento espontâneo do frasco


resposta:
28

origem:Uepg-2001
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Sobre a pilha esquematizada abaixo, assinale o que for correto. 01) Seu funcionamento diminui a concentração de íons B¤+. 02) O eletrodo B sofre oxidação. 04) O eletrodo A é denominado cátodo. 08) A equação global é dada por 2B(s)+3A2+(aq)→2B¤+(aq)+3A(s). 16) O eletrodo B sofre corrosão.


resposta:
30

origem:Uepg-2001
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:A vitamina A vem sendo utilizada na medicina ortomolecular como agente anticâncer e antienvelhecimento. No organismo humano, a vitamina A (retinol, um álcool primário) é biotransformada em compostos que são importantes no crescimento, na reprodução e na manutenção de tecidos epiteliais. Sobre as estruturas abaixo, que representam compostos biotransformados do retinol, assinale o que for correto. 01) Os dois compostos apresentam sistema conjugado com elétrons em ressonância. 02) Os dois compostos apresentam cadeias alicíclicas, insaturadas, ramificadas e homogêneas. 04) Os dois compostos são solúveis em água. 08) Os dois compostos são isômeros de função. 16) Os dois compostos podem ser obtidos a partir da redução do retinol.


resposta:
03

origem:Uepg-2001
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Sobre o propeno, assinale o que for correto. 01) Sofre ozonólise, produzindo metanal e etanal. 02) Quando submetido a hidrogenação catalítica, forma um composto que não admite isômeros. 04) Descora a solução de bromo em tetracloreto de carbono. 08) Sua hidratação em meio ácido produz I-propanol. 16) Pode ser obtido a partir do tratamento de 2-bromo-propano, a quente, com solução alcoólica concentrada de KOH.



resposta:
23

 


Próxima Página »

Página 1 de 7