Banco de dados de questões do vestibular Uerj
questões de vestibulares
|
 

Questões Uerj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Para que a "cola de sapateiro" não seja utilizada como droga e também devido à presença de uma substância cancerígena, o tolueno (ou metilbenzeno), uma das propostas sugeridas foi a adição de pequena quantidade de formol (ou solução aquosa a 40% de metanal), que, em virtude de seu cheiro forte e irritante, desestimularia a inalação do produto. As substâncias orgânicas citadas, o tolueno e o metanal, apresentam, respectivamente, as seguintes fórmulas moleculares:


a) C‡H10 e CH3O
b) C‡H10 e CH2O
c) C‡Hˆ e CH3O
d) C‡Hˆ e CH2O



resposta:
[D]

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Sejam as equações químicas incompletas, representadas pelas fórmulas gerais: Os produtos orgânicos destas equações pertencem, respectivamente, às seguintes funções:


a) aldeído e ácido carboxílico
b) cetona e ácido carboxílico
c) álcool e cetona
d) éter e cetona


resposta:
[C]

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Gases

pergunta:O gás natural proveniente da bacia petrolífera de Campos é constituído basicamente por gás metano (CH4). Se o volume consumido por uma residência for de 30 m¤ de CH4(g), à temperatura de 27°C e pressão de 1 atmosfera, a massa de consumida de gás, em kg, será de: Dado: Massa molar do CH4 = 16 g/mol


a) 13,60
b) 15,82
c) 19,75
d) 22,40



resposta:
[C]

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Gases

pergunta:Uma das principais fontes de fertilizantes é o gás amoníaco (NH3) obtido pelo processo Haber, através da reação de síntese representada pela equação: N2+(g) + 3H2(g) →2NH3(g)Considerando a temperatura constante, o gráfico que representa a variação da percentagem de rendimento do processo, em termos de NH3, em função da pressão total é:


resposta:
[A]

origem:Uerj-1997
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Considere o gráfico da desintegração radioativa de um isótopo: Para que a fração de átomos não desintegrados seja 12,5% da amostra inicial, o número necessário de dias é:

a) 10
b) 15
c) 20
d) 25


resposta:
[B]

origem:Uerj-1997
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O alumínio é utilizado como redutor de óxidos, no processo denominado aluminotermia, conforme mostra a equação química:8Ag(s) + 3Mn3O4(s) → 4Ag2BaCO3(s) + 9 Mn(s)Observe a tabela: Segundo a equação acima, para a obtenção do Mn(s), a variação de entalpia, na temperatura de 298 K, em kj, é de:

a) - 282,5
b) - 2515,3
c) - 3053,1
d) - 10827,1


resposta:
[B]

origem:Uerj-1997
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Considere a célula eletrolítica abaixo: Eletrolisando-se, durante 5 minutos, a solução de CuSO4 com uma corrente elétrica de 1,93 ampere, verificou-se que a massa de cobre metálico depositada no cátodo foi de 0,18 g. Em função dos valores apresentados acima, o rendimento do processo foi igual a: Dado: Massa molar do Cu = 63,5 g/mol


a) 94,5 %
b) 96,3 %
c) 97,2 %
d) 98,5 %


resposta:
[A]

origem:Uerj-1997
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O hidróxido de magnésio, Mg(OH)2 é uma base fraca pouco solúvel em água, apresentando constante de produto de solubilidade, Kps, igual a 4x10-512. Uma suspensão desta base em água é conhecida comercialmente como "leite de magnésia", sendo comumente usada no tratamento de acidez no estômago.

a) Calcule, em mol.L-1, a solubilidade do Mg(OH)2 numa solução desta base.
b) Escreva a equação balanceada da reação de neutralização total do hidróxido de magnésio com ácido clorídrico, HCg.



resposta:
a) Kps = 10-6 mol.L-1b) Mg(OH)2 + 2 HCg ? MgCl2 + 2 H2O

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:O peróxido de hidrogênio, H2O2, substância cuja solução aquosa é conhecida comercialmente como "água oxigenada", pode ser obtido por um processo cíclico que envolve um sistema quinol-quinona, conforme o esquema:


a) Em relação à reação I, escreva a fórmula molecular do agente oxidante e determine o número de mol de elétrons envolvidos na formação de 1 mol de H2O2.
b) Admitindo-se um rendimento de 100% na reação I, determine a massa, em gramas, de peróxido de hidrogênio produzida a partir de 8 mol de O2.Dado: Massa molar do H2O2 = 34 g/mol


resposta:
a) Agente oxidante: O2; 2 mol de elétrons b) m = 272 g

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Muitos produtos, como por exemplo balas e chicletes, contêm no rótulo a informação de que possuem flavorizantes, substâncias que imitam sabor e odor de frutas. O etanoato de isobutila, flavorizante de morango, é uma delas.


a) Escreva a fórmula estrutural plana do etanoato de isobutila e indique a função química a que pertence.
b) Sabendo-se que o etanoato de isobutila pode ser obtido pela reação entre o etanóico e um álcool, escreva a equação química correspondente à sua obtenção.



resposta:
Observe as figuras adiante:

origem:Uerj-1997
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:A reação expressa pela equação x X + Y2O3 Y2O3 → z Z + w W foi realizada em diversas experiências nas quais se manteve constante a temperatura. As velocidades de reação foram medidas, variando-se a concentração molar de um dos reagentes e mantendo-se a do outro constante. Os resultados obtidos estão representados no gráfico adiante: Em função dos dados apresentados,

a) determine a ordem da reação em relação aos reagentes X e Y2O3, respectivamente.
b) calcule o número de vezes em que a velocidade da reação aumenta quando se duplica a concentração molar de Y2O3 e se triplica a concentração molar de X.


resposta:
a) Reagente X = reação de 2 ordem Reagente Y2O3 = reação de 1 ordemb) A velocidade da reação aumenta 18 vezes.

origem:Uerj-1997
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Observe a seqüência reacional a seguir, onde X e Y2O3 são os principais produtos orgânicos formados:


a) Classifique a reação II quanto ao mecanismo e tipo de reagente.
b) Escreva as fórmulas estruturais planas dos compostos X e Y2O3.


resposta:
a) Reação de substituição nucleofílica. b) Observe as fórmulas na figura a seguir: