Banco de dados de questões do vestibular Ufba
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufba

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:substâncias e misturas

pergunta:Os diferentes tipos de matéria podem ser classificados em dois grupos:- substâncias puras; - misturas.As substâncias puras podem ser simples ou compostasCH (NABUCO, p. 24)Considerando-se esse modo de classificação, pode-se afirmar:(01) O ar atmosférico é uma substância pura. (02) A água é uma substância simples. (04) O sangue é uma mistura. (08) Uma solução de açúcar é uma mistura. (16) O oxigênio e o ozônio são substâncias distintas, embora constituídas por átomos de um mesmo elemento químico. (32) A matéria que contém três tipos de molécula é uma substância composta. (64) A matéria que contém apenas um tipo de molécula é uma substância simples, mesmo que cada molécula seja formada por dois átomos diferentes.Soma ( )



resposta:
04 + 08 + 16 = 28

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Mudanças de estados Físicos

pergunta:Com base nos conhecimentos sobre os estados físicos da matéria, pode-se afirmar:(01) O processo de transformação de um sólido em um gás chama-se difusão. (02) Um sólido pode ser transformado num líquido, pelo processo de dissolução. (04) Um gás pode ser transformado num sólido, por resfriamento. (08) Pode-se transformar um líquido num sólido, através do processo de fusão. (16) A vaporização de um líquido puro, nas condições de equilíbrio, ocorre a pressão e temperatura constantes. (32) As interações das partículas de uma substância são mais fortes no estado sólido que no estado líquido. (64) Se os pontos de ebulição do éter etílico e do ácido acético são, a 1atm de pressão, respectivamente 34,6°C e 118,1°C, esse último composto é mais volátil que o éter.Soma ( )



resposta:
04 + 16 + 32 = 52

origem:Ufba-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A tabela a seguir fornece os valores de solubilidade do cloreto de sódio e do hidróxido de sódio, em água, a diferentes temperaturas. As informações anteriores e os conhecimentos sobre soluções permitem concluir:(01) Soluções são misturas homogêneas. (02) Solução saturada é uma mistura heterogênea. (04) O hidróxido de sódio é mais solúvel em água que o cloreto de sódio. (08) Soluções concentradas são soluções saturadas. (16) Quando se separa o soluto do solvente, obtêm-se substâncias diferentes daquelas que foram inicialmente misturadas. (32) Adicionando-se 145g de hidróxido de sódio a 100g de água, a 20°C, obtém-se um sistema bifásico, que, após aquecido a temperaturas acima de 50°C, apresenta-se monofásico.Soma ( )


resposta:
01 + 04 + 32 = 37

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:

pergunta:O petróleo é uma das mais importantes fontes naturais de compostos orgânicos. Por destilação fracionada obtêm-se as frações do petróleo, que são misturas de diferentes hidrocarbonetos. A tabela a seguir indica algumas dessas frações, com os respectivos pontos de ebulição, e o diagrama representa uma torre de destilação de petróleo. Com base nas informações anteriores e nos conhecimentos sobre hidrocarbonetos, pode-se afirmar:(01) O petróleo é uma substância composta. (02) A fração que sai no nível 2 da torre é a gasolina. (04) O óleo diesel sai da torre num nível mais baixo que o da gasolina. (08) O composto de fórmula molecular C‡H6, um dos componentes da gasolina, é um alceno. (16) Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados de carbono, hidrogênio e oxigênio. (32) Propano e butano, gases do petróleo, são hidrocarbonetos saturados.Soma ( )


resposta:
04 + 32 = 36

origem:Ufba-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:As reações químicas envolvem energia. Nos automóveis, a fonte de energia é a queima de certos compostos orgânicos. A tabela a seguir fornece os valores de calor padrão de combustão, a 25 °C, de alguns compostos orgânicos. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre reações químicas, pode-se afirmar:(01) A combustão da gasolina é uma reação química que libera energia. (02) A combustão completa da gasolina produz dióxido de carbono, água e energia. (04) A combustão completa de um mol de octano produz 16 moles de dióxido de carbono. (08) O calor envolvido na combustão completa de 57g de octano é igual a -660,3kcal. (16) A combustão de um mol de metanol libera mais energia que a combustão de um mol de etanol. (32) A equação CH3OH(g) + 3/2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(g) representa a reação de combustão incompleta do metanol.Soma ( )


resposta:
01 + 02 + 08 = 11

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:- O ácido etanóico é um ácido fraco, que pode ser obtido pela oxidação do etanol, C2H4OH. - Quando níquel metálico é aquecido com óxido de cobre (II), forma-se óxido de níquel (II) e cobre metálico. - O óxido de cálcio é usado na agricultura, para neutralizar solos ácidos.Considerando-se as informações anteriores, pode-se afirmar:(01) Ácido fraco é ácido diluído em água. (02) A molécula do ácido etanóico tem mais átomos de hidrogênio que a do etanol. (04) O níquel é um metal mais reativo que o cobre. (08) M2BaCO3 representa as fórmulas moleculares dos óxidos de níquel (II) e cobre (II), sendo M igual a Ni ou Cu. (16) Óxido de cálcio tem comportamento básico. (32) Neutralizar um ácido significa transformá-lo em uma base.Soma ( )



resposta:
04 + 16 = 20

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:Se 1,27g de cobre metálico reagem com 0,32g de oxigênio molecular, pode-se afirmar que, nessa reação: Dados: Cu = 63,5 u O = 16,0 u (01) Dois moles de cobre reagiram com um mol de oxigênio, O2. (02) O número de oxidação do cobre, no produto formado, é +2. (04) 2Cu(s) + O2(g) → 2CuO(s) é a equação balanceada da reação, com os menores coeficientes inteiros. (08) O oxigênio tanto é reagente quanto produto. (16) Formam-se 1,59g de óxido de cobre (II). (18) O cobre atua como agente redutor.Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 16 + 18 = 41

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Com base nos compostos orgânicos representados a seguir e nos conhecimentos sobre ácidos carboxílicos e éteres, pode-se afirmar: (01) Os compostos A, B e D são ácidos carboxílicos. (02) O composto E é um éster. (04) O composto B é o benzoato de metila. (08) O composto C pode ser obtido pela reação do etanol com o ácido etanóico. (16) O composto D é o ácido butanóico. (32) Os ácidos carboxílicos, em água, são ácidos fortes.Soma ( )


resposta:
01 + 08 = 09

origem:Ufba-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O carbonato de sódio pode ser obtido pela decomposição do hidrogenocarbonato de sódio, a uma determinada temperatura T, segundo a reação:2 NaHCBaCO3 (s) → Na2 CBaCO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g) ΔH = 30,6 kcal/molConsiderando-se as informações anteriores, pode-se afirmar:(01) Para cada mol de hidrogenocarbonato decomposto, é produzido um mol de carbonato de sódio. (02) A decomposição de dois moles de hidrogenocarbonato de sódio, à temperatura T, libera 30,6 kcal. (04) Mantendo-se a temperatura e o volume constantes, pode-se aumentar o grau de decomposição do NaHCBaCO3, removendo-se dióxido de carbono da mistura em equilíbrio. (08) O aumento da temperatura provoca um deslocamento do equilíbrio no sentido da formação de Na2 CBaCO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g). (16) O aumento da pressão sobre a mistura em equilíbrio provoca uma redução no grau de decomposição. (32) A temperatura não exerce influência sobre o grau de decomposição.Soma ( )



resposta:
04 + 08 + 16 = 28

origem:Ufba-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:C2H4OH(g) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(g)A equação balanceada anterior representa a reação do etanol com o oxigênio, e a tabela a seguir apresenta os valores do calor padrão de formação de alguns compostos, a 25°C. Com base nessas informações, pode-se afirmar:(01) A equação anterior representa a reação de combustão completa do etanol. (02) A combustão completa do etanol, a 25°C, libera 66,4kcal/mol. (04) Se a densidade do etanol, a 25°C, é de aproximadamente 0,8g/mL, a combustão completa de 115mL desse composto libera 590,4kcal. (08) Se o calor padrão de combustão do metanol é -173,6kcal/mol, uma mistura combustível constituída por quantidades equimolares desse composto e de etanol apresenta maior calor de combustão que o etanol puro. (16) Se a reação indicada for realizada num sistema termicamente isolado, observar-se-á a elevação na temperatura do sistema.Soma ( )


resposta:
01 + 04 + 08 + 16 = 29

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:MnO4­ (aq) + IBaCO3­ (aq) + H2O(g) → MnO2(s) + IO4­ (aq) + OH­ (aq)Após o balanceamento, com os menores coeficientes inteiros, da equação química anterior pode-se afirmar:(01) Dois moles de MnO4­ reagem com três moles de IBaCO3­. (02) O número de oxidação do iodo, no íon periodato, é +5. (04) A água atua como agente redutor. (08) O elemento químico manganês é oxidado. (16) O íon permanganato atua como agente oxidante. (32) A reação envolve transferência de elétrons.Soma ( )



resposta:
01 + 16 + 32 = 49

origem:Ufba-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Gases

pergunta:As figuras a seguir representam os sistemas A, B e C, constituídos por um gás ideal puro. Sobre os sistemas representados, é correto afirmar:(01) Aquecendo-se isobaricamente o sistema A, até uma temperatura T2=2T, seu volume será duplicado. (02) Aumentando-se a pressão P, exercida sobre o pistão do sistema A, mantida constante a temperatura T, o volume do sistema será reduzido. (04) Resfriando-se o sistema B, até que a temperatura seja reduzida à metade do valor inicial, sua pressão será duplicada. (08) Triplicando-se o número de moles do gás contido no sistema B, mantida constante a temperatura T, a pressão também será triplicada. (16) Abrindo-se a válvula que conecta os dois recipientes do sistema C, haverá passagem de gás, do recipiente da direita para o da esquerda, até que P=P2.Soma ( )


resposta:
01 + 02 + 08 = 11

 


Próxima Página »

Página 1 de 2