Banco de dados de questões do vestibular Ufc
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufc-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:substâncias e misturas

pergunta:Três cientistas, Paul Crutzen do Instituto Max-Plank, na Alemanha, Mário Molina e Sherwood Rowland do MIT e CALTEC, nos Estados Unidos, dividiram o prêmio Nobel de Química de 1995. Explicando os mecanismos químicos que afetam a espessura da camada de ozônio, protetora da Terra, os três pesquisadores contribuíram para a detecção de um dos problemas ambientais mais sérios do nosso planeta. Calcula-se que para cada 1% de perda de ozônio na estratosfera acrescentam-se 2% de radiação ultravioleta na superfície do planeta. Marque as alternativas corretas:01. O oxigênio é um exemplo de substância simples. 02. O ozônio é um alótropo do oxigênio. 04. O ozônio é um isômero óptico do oxigênio. 08. O ozônio, assim como o cloro, é um forte agente oxidante sendo, portanto, usado na purificação de água para fins de consumo humano. 16. O ozônio absorve os raios ultravioleta impedindo sua penetração na atmosfera.Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:O óxido nítrico (NO), produzido pelo sistema de exaustão de jatos supersônicos, atua na destruição da camada de ozônio através de um mecanismo de duas etapas, a seguir representadas:(1) NO(g) + BaCO3(g) → NO2(g) + O2(g); ΔH = - 199,8 kJ(2) NO2(g) + O(g) → NO(g) + O2(g); ΔH = -192,1 kJAssinale as alternativas corretas:01. A reação total pode ser representada pela equação: BaCO3(g)+O(g) → 2O2(g). 02. No processo total, o NO é um catalisador da reação. 04. Sendo V = k [BaCO3][O] a expressão de velocidade para o processo total, a reação é dita de primeira ordem com relação ao ozônio. 08. Ambas as reações correspondentes às etapas do processo são endotérmicas. 16. A reação total fornecerá 391,1 kJ por mol de oxigênio formado.Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 16 = 23

origem:Ufc-1996
tópico:
Organica

sub-grupo:Cadeias Carbônicas

pergunta:O uso da talidomida no tratamento de enjôo e como sedativo durante a gravidez foi relacionado com malformação congênita. Entretanto, esta droga continua sendo utilizada no tratamento de certos casos de hanseníase e, mais recentemente, como uma opção no tratamento da AIDS. Com base na estrutura da talidomida, representada na figura a seguir, assinale as afirmativas corretas: 01. Todos os átomos de carbono ligados aos átomos de oxigênio, apresentam hibridação sp¤. 02. O composto apresenta as funções amina e aldeído. 04. As duplas ligações do anel benzênico estão totalmente conjugadas entre si, existindo, inclusive, conjugação dessas duplas com as duplas dos grupos C=O diretamente ligados ao referido anel. 08. Na estrutura da talidomida existem 5 pares de elétrons ™. 16. A fórmula molecular da talidomida é C3H10N2+O4.Soma ( )


resposta:
16

origem:Ufc-1996
tópico:
Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Pesquisadores do Departamento de Química da UFC têm isolado novas substâncias a partir de estudos com plantas nordestinas de uso popular medicinal. Algumas destas substâncias apresentam atividades biológicas antibacteriana, antifúngica e antiviral. Dentre as espécies químicas isoladas encontram-se os compostos (


a), (
b) e (
c), cujas estruturas estão representadas a seguir: Assinale as alternativas corretas:01. Os compostos (

a) e (
c) apresentam apenas as funções álcool e éter. 02. O composto (
c) apresenta três funções químicas distintas. 04. Os três compostos (

a), (
b) e (
c) apresentam ligações duplas conjugadas. 08. Existem carbonos quirais (ou assimétricos) no composto (

a). 16. Apenas o composto (

a) apresenta a função éster.Soma ( )


resposta:
08 + 16 = 24

origem:Ufc-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:A tabela periódica dos elementos contém uma grande quantidade de informações e é utilizada na previsão das propriedades físicas e químicas dos elementos e seus compostos, servindo de base para a compreensão das ligações químicas.Assinale as alternativas corretas, consultando a tabela periódica:01. Os elementos químicos são distribuídos na tabela periódica em ordem crescente de seus números atômicos, de forma que elementos possuidores de propriedades físicas e químicas semelhantes situem-se em colunas verticais denominadas grupos. 02. As propriedades periódicas dos elementos são, também, função das suas massas atômicas. Portanto, excepcionalmente, as posições relativas de alguns elementos, tais como Iodo e Telúrio, Argônio e Potássio, Cobalto e Níquel são mantidas invertidas na tabela periódica moderna em homenagem a Mendellev. 04. Dentre os elementos: Mg, S, Ag e Te, o que possui maior eletronegatividade é o Te. 08. A configuração eletrônica do íon Cu2 no estado fundamental é representada por [Ar]3dª. 16. O elemento de configuração eletrônica, no estado fundamental, [Ar]3d¦4S2 é o Ferro.Soma ( )



resposta:
01 + 08 = 09

origem:Ufc-1996
tópico:
Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:A Serotonina (


a) é uma molécula que conduz sinais entre células cerebrais (neurotransmissoras) e, além de participar dos mecanismos do sono, da libido e da saciedade, tem ação comprovada nas enxaquecas e depressões. Outra substância importante no organismo humano é o estradiol (
b), o qual é produzido pelos ovários e responsável pelas características femininas. Assinale as alternativas corretas:01. No composto (
c), os hidrogênios dos grupos OH presentes, possuem a mesma acidez. 02. A fórmula mínima do composto (
b) é C‰H2O. 04. As substâncias (
b) e (
c) apresentam isomeria de posição. 08. As aminas presentes na estrutura do composto (

a) são classificadas como primárias. 16. A substância (

a) pode atuar como ácido, ao doar um próton do grupo fenólico e, também, como base, ao receber um próton no grupo amina.Soma ( )


resposta:
02 + 04 + 16 = 22

origem:Ufc-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:Recentemente, a utilização do MTBE (metil terbutil éter) como antidetonante da gasolina, na concentração 7% em massa de MTBE, em lugar do álcool etílico, tem causado polêmicas. Testes realizados em laboratórios indicam que o novo aditivo produz mais poluição, em forma de monóxido de carbono, do que o álcool etílico, além de ser mais caro. O MTBE é produzido pela seguinte reação: Massas atômicas: C = 12 u O = 16 u H = 1 uAssinale as alternativas corretas:01. Na concentração definida da mistura MTBE-gasolina, para cada 100g de gasolina têm-se 7g de MTBE. 02. Observada a equação representativa da obtenção do MTBE, 16g de metanol ao reagir com 28g de isobuteno produzem 44g de MTBE. 04. Na mistura MTBE-gasolina, podemos considerar o MTBE como soluto, por estar presente em menor quantidade. 08. Sendo o MTBE e a gasolina miscíveis na concentração mencionada, a mistura é definida como solução. 16. Na obtenção do MTBE, ao serem postos para reagir 100g de CH3OH com 100g de isobuteno, o reagente em excesso será o isobuteno.Soma ( )


resposta:
01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Ufc-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Compostos Moleculares

pergunta:O óxido nitroso (N2+O), sintetizado por PriestleY2O3, que reconheceu suas propriedades anestésicas em 1746, foi utilizado como tal somente a partir de 1842. Anteriormente, o procedimento utilizado era a embriaguez alcoólica ou uma pancada na cabeça do paciente. Para entender a ação deste composto, é necessário que se conheça a estrutura da molécula. Assinale as alternativas corretas:


resposta:
02 + 08 + 16 = 26

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Durante o processo respiratório ocorrem os seguintes equilíbrios químicos no sangue: Assinale as alternativas corretas:01. Uma pessoa que, ao respirar, elimina CO2 em quantidade maior do que a normal, tem como conseqüência a elevação do pH do sangue. 02. O pH do sangue de uma pessoa poderá ser reduzido se a mesma respirar por algum tempo dentro de um saco de papel, isto é, em uma atmosfera rica em CO2. 04. Segundo o princípio de Le Chatelier uma respiração anormalmente lenta com retenção de CO2 levaria a uma elevação da concentração de H3O+ no sangue. 08. No equilíbrio (1) o íon HCBaCO3­ é o ácido conjugado da base H2CBaCO3. 16. O H2CBaCO3 não se enquadra no conceito ácido-base de Arrhenius.Soma ( )


resposta:
01 + 02 + 04 = 07

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:A cidade de Fortaleza possui a segunda atmosfera mais agressiva do mundo relativa ao processo de corrosão. Isto tem motivado a realização de pesquisas nos departamentos de química da UFC. Fatores como alta taxa de insolação, velocidade dos ventos, maresia e alto teor de umidade contribuem para este fenômeno. Na formação da ferrugem ocorrem as seguintes reações:2Fe(s) → 2Fe2+(aq) + 4e­ E° = + 0,44 V2H2O(g) + O2(g) + 4e­ → 4OH­(aq) E° = + 0,40 VAssinale as alternativas corretas:01. A reação catódica é uma reação de oxidação que libera elétrons, proporcionando a corrosão do metal. 02. O processo total de corrosão do ferro, apresentado anteriormente, é espontâneo e tem potencial de +0,84V. 04. O alto teor de umidade associado à maresia facilita a formação do eletrólito. 08. A ocorrência na atmosfera de poluentes industriais, tal como o SO2contribui para a aceleração da corrosão pela possibilidade da presença do ácido sulfúrico na superfície do metal. 16. Metais com potenciais padrão de redução mais negativos do que o do Ferro são indicados para serem utilizados como eletrodos de sacrifício, isto é, se oxidam preferencialmente ao ferro.Soma ( )



resposta:
02 + 04 + 08 + 16 = 30

origem:Ufc-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:Consulte a tabela periódica e identifique, dentre os elementos da 1ò série de transição, aqueles que, ao se ionizarem segundo o processo: M → M¤+ + 3e­, assumem configurações eletrônicas dos íons livres, no estado fundamental, contendo 4 elétrons desemparelhados.



resposta:
Mn e Co

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:Dado o diagrama de entalpia para os processos de adsorção e dissociação de O2, em superfície de platina:

a) Calcule os valores das variações de entalpia, ΔH, para as seguintes etapas:1) O2 (g) → O2 (adsorvido) 2) O2 (adsorvido) → 2 O (adsorvido) 3) O2 (g) → 2 O (adsorvido)
b) Calcule o valor da energia de ativação da etapa: O2 (adsorvido ) → 2 O (adsorvido)


resposta:
a)1) - 37 kJ 2) - 214 kJ 3) - 251 kJb) Ea = 20 kJ

 


Próxima Página »

Página 1 de 15