Banco de dados de questões do vestibular Ufg

Questões Ufg

origem:Ufg-2005

sub-grupo:Ácidos

pergunta:Leia os dados da tabela, a seguir: Considerando esses dados e as propriedades periódicas dos elementos químicos, a força desses ácidos aumenta quanto

a) menor a densidade absoluta do halogênio.
b) maior o raio do halogênio.
c) menor o ponto de fusão e ebulição do halogênio.
d) maior o potencial de ionização do halogênio.
e) maior a eletronegatividade do halogênio.

[B]

sub-grupo:substâncias e misturas

pergunta:Algumas datas importantes sobre a história do oxigênio são:1800 - Nicholson e Carlisle realizaram a eletrólise da água; 1840 - Schonbein descobriu o ozônio; 1877 - obtenção de oxigênio no estado líquido; 1929 - descoberta do 1¨O e 1&copY2O3;O.Considerando-se essas informações,( ) em 1800, conclui-se que as moléculas de água são constituídas de O2 e H2, na proporção de 1:2. ( ) em 1840, descobriu-se um dos isótopos do oxigênio. ( ) em 1877, determinou-se o calor latente de fusão do oxigênio. ( ) em 1929, descobriram-se dois alótropos do oxigênio.

F F F F

Quimica-Organica

sub-grupo:Cadeias Carbônicas

pergunta:A dioxina é um contaminante altamente tóxico, obtido como subproduto na produção de alguns herbicidas. Sua fórmula estrutural plana é Dados Massas molares (g/mol): C=12,0; O=16,0; H=1,0; Cg=35,5 ( ) e sua fórmula molecular é C2H4Cg4O2. ( ) e faz ponte de hidrogênio entre suas moléculas. ( ) e apresenta, na sua composição centesimal, teores de carbono e oxigênio superiores a 40% e 15%, respectivamente. ( ) e sofre hidrogenação catalítica, reagindo na proporção de uma parte de dioxina para seis partes de oxigênio.

V F F F

sub-grupo:Combinações

pergunta:O processo de fabricação de HCg depende, entre outros fatores, da disponibilidade de matéria-prima. Regiões que possuem grandes quantidades de NaCg mineral produzem HCg por meio do processo representado pela equação:NaCg(s) + H2SO4(g) → NaHSO4(s) + HCg(g)Quando se deseja HCg de alta pureza, escolhe-se o processo direto, representado pela equação:H2(g) + Cl2(g) → 2HCg(g)Nos processos de obtenção de HCg Dados Massas molares (g/mol): NaCg=58,5; HCg=36,5( ) as equações representavam reações de óxido-redução. ( ) partindo-se de 1 mol de cada reagente, obtém-se a mesma quantidade de ácido. ( ) o volume do sistema, no processo direto, permanece constante nas CNTP. ( ) 3,65g de NaCg produzem de 5,85g de HCg.

F F V F

sub-grupo:Gases

pergunta:O "hobbY2O3" do balonismo fez com que Charles e GaY2O3-Lussac estudassem algumas das importantes propriedades dos gases. Considerando-se um balão, de paredes rígidas, não elásticas, com uma abertura inferior, por onde se faz o aquecimento do ar - que ascende na atmosfera quando inflado com ar quente, ( ) a pressão do gás aumenta com o aumento da temperatura. ( ) a densidade do gás aumenta com o aumento da temperatura ( ) o volume do balão aumenta com o aumento da temperatura. ( ) o volume molar do gás aumenta com o aumento da temperatura. ( ) o volume molar do gás aumenta com o aumento da temperatura.

F V F V

Fisico-quimica

pergunta:O organismo humano utiliza a energia mediante um processo semelhante à combustão. O ΔH° de combustão de carboidrato típico, C6H12O6, é -671kcal.mol-1, e o ΔH° de combustão de um lipídio típico, C4sub>5Hˆ6O6, é -6.656kcal.mol-1, e ( ) 1g desse carboidrato e 1g dessa gordura fornecem 12,9kcal.( ) a reação que representa a combustão desse lipídio típico e sua entalpia padrão de combustão são dadas por 2C4sub>5Hˆ6O6(s)+127O2(g)→90CO2(g)+86H2O(g) ΔH°=-6,656kcal.( ) a reação dessas substâncias com oxigênio, no interior das células, é um processo exotérmico.( ) a combustão desse carboidrato produz mais energia que a combustão desse líquido, por mol de CO2 produzido.

V F V F

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular

pergunta:A palavra 'mol' foi introduzida em Química, nos idos de 1896, pelo Químico alemão Wilhelm Ostwald, que tirou o terno do latim, moles. O mol, que tem como símbolo a palavra MOL é( ) a unidade no SI de quantidade de substância. ( ) a quantidade de substâncias que contém tantas entidades elementares (átomos, moléculas ou outras partículas) quantos forem os átomos contidos em exatamente 12g do isótopo 12 do carbono. ( ) a quantidade que contém sempre o mesmo número de partículas, qualquer que seja a substância. ( ) o número atômico expresso em gramas.

V V V F

sub-grupo:Estequiometria

pergunta:Na tabela, a seguir, representam-se reações químicas de decomposição, que ocorrem com explosivos: Na explosão de 1mol de cada um desses explosivos, mantidos nas CNTP,( ) o que ocorre é a combustão das substâncias. ( ) o TNT é o que produz resíduo sólido. ( ) o inorgânico é o que produz menor volume gasoso. ( ) a nitrocelulose é a que produz maior volume gasoso.

F V V V

Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:Os diagramas, a seguir, representam distribuições eletrônicas para o átomo de nitrogênio: Considerando-se essas distribuições eletrônicas.( ) I e II seguem a regra de Hund. ( ) III e IV obedecem ao princípio de Pauli. ( ) II representa a distribuição do estado fundamental. ( ) em I, dois elétrons possuem o mesmo conjunto de números quânticos.

V V V V

sub-grupo:Estequiometria

pergunta:A vida aquática só é possível, devido á solubilidade de vários gases na água. Borbulhando, na água,( ) o gás hidrogênio, forma-se o íon H3O+. ( ) o SO2o meio torna-se condutor de corrente elétrica. ( ) o ácido clorídrico, ocorre reação química. ( ) o oxigênio, forma-se o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada.

F V V F

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:Escolha um elemento do grupo 1 ou do 2, e outro do grupo 16 ou do 17 da Tabela Periódica. Escreva as configurações eletrônicas dos estados fundamentais desses elementos. Cite três substâncias que podem ser formadas, utilizando-se esses elementos. Explique uma propriedade física e uma química de uma das substâncias, correlacionando-as com as configurações eletrônicas dos elementos.

resposta:
grupo 1 Na 1s2 2s2 2p6 3s1 ou grupo 2 2Mg 1s2 2s2 2p6 3s2grupo 16 ˆO 1s2 2s2 2p¥ ou grupo 17 ‰F 1s2 2s2 2p¦O: é um não metal (6 é na camada de valência); tem alta reatividade tem PF e PE baixos (sua subst. simples é gasosa na temperatura ambiente)

Fisico-quimica

pergunta:A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, cujo número de átomos de carbono varia de 4 a 12. Estuda-se a possibilidade, no Brasil, de se passar de 24% para 26% a quantidade de etanol adicionado à gasolina. Determine a variação na energia liberada pelo combustível, devido a esse acréscimo. Considere, para efetuar os cálculos, a energia liberada na combustão do octano e do etanol, a seguir, e que as porcentagens são em massa. Dados Massas molares (g/mol): C2H4OH=46,0; CˆHˆ=96,0

resposta:
A gasolina c/ 26% de álcool libera aproximadamente 12kcal menos do que a gasolina c/ 24% de álcool.

Próxima Página »