Banco de dados de questões do vestibular Ufmt
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufmt

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufmt-1996
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:

pergunta:A reação química fundamental na produção de sabão pode ser expressa como saponificação:3NaOH + (C‡H3sub>5COO)3C3Hsub>5 → 3C‡H3sub>5COONa + C3Hsub>5(OH)3.O procedimento consiste em hidrolisar a gordura e, depois da separação da glicerina, em reagir os ácidos graxos com a solução de soda cáustica,(C‡H3sub>5COO)C3Hsub>5 + 3H2O → 3C‡H3sub>5COOH + C3Hsub>5(OH)3.(C‡H3sub>5COOH) + NaOH → C‡H3sub>5COONa + H2O.De acordo com o exposto, julgue os itens.( ) Na reação final ocorre uma neutralização de um ácido por uma base. ( ) O C‡H3sub>5COONa é um sal sódico. ( ) Na reação de hidrólise (reação com águ

a), ocorre a formação de um ácido e de uma base. ( ) O C‡H3sub>5COOH e o NaOH exercem respectivamente as funções de ácido e base.



resposta:
V V F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Densidade

pergunta:A partir dos dados da tabela a seguir, julgue os itens a seguir. ( ) se o gelo fosse mais denso do que a água, os lagos se congelariam do fundo para a superfície. ( ) A partir de 3,98°C, a água começa a se expandir pelo aquecimento. ( ) Em países de clima frio, a água é muito utilizada como refrigerante em motores de automóveis, dispensando o uso de glicóis e álcoois de baixos pontos de fusão.


resposta:
V V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:

pergunta:As chuvas ácidas são formadas por substâncias que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos automóveis despejam na atmosfera, trata-se talvez do mais sério problema ecológico do século. A precipitação ácida ocorre quando há um aumento na concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2 e N2+O5). De acordo com o exposto, julgue os itens.( ) A formação de ácidos ocorre quando óxidos de enxofre e nitrogênio entram em contato com o vapor de água na atmosfera. ( ) Se pegarmos um pedaço de papel de tornassol azul e colocarmos na água de chuva ácida, ocorrerá uma interação e o mesmo adquirirá cor vermelha. ( ) As chuvas ácidas não exercem ação em terrenos compactos ricos em CaCBaCO3. ( ) As chuvas ácidas podem ser formadas também pelo contato dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a própria água da chuva.



resposta:
V F F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Forças Intermoleculares

pergunta:O alto valor do calor de vaporização da amônia combinado com seu baixo ponto de ebulição faz com que esta substância seja um material adequado como gás de refrigerante. Diante do exposto, julgue os itens.( ) A aplicação de pressão sobre a amônia gasosa aproximará as moléculas de modo que as forças de Van der Waals aumentarão. ( ) A compressão de um gás faz com que ele fique mais quente, pois nesse caso fica submetido à ação de um trabalho. ( ) A amônia gasosa convertida em amônia líquida retirará calor do meio ambiente e se vaporizará e o calor, removido do espaço em questão, é transportado para o exterior. ( ) A energia absorvida serve para diminuir a energia cinética média das partículas e a temperatura diminuir.



resposta:
V F V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:A luz branca (luz solar) é composta por outras cores, como violeta, azul, vermelha, etc., em geral as cores que você observa no arco-íris. Quando a luz branca incide sobre um objeto, ela pode ser totalmente refletida, totalmente absorvida, ou ainda ser absorvida em parte pelo objeto, enquanto a outra parte é refletida pelo mesmo. De acordo com o exposto, julgue os itens.( ) Se a luz branca for refletida e absorvida em partes, a cor do objeto dependerá da componente da luz branca que é predominantemente refletida. ( ) Se o objeto mostra a cor negra aos nossos olhos, é devido ao fato de toda a luz branca ter sido refletida. ( ) Se o objeto mostra a cor branca aos nossos olhos, é devido ao fato de toda a luz branca ter sido absorvida. ( ) Se o objeto mostra a cor vermelha aos nossos olhos, é devido de ocorrer reflexão somente dos raios de cor vermelha e todas as outras serem absorvidas.



resposta:
V F F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:

pergunta:Detergentes são substâncias tenso-ativas, isto é, diminuem a tensão superficial da água. A denominação atual e mais apropriada é surfactante, que é a condensação de "agente ativo em superfície". Um surfactante é um composto orgânico que contém numa mesma molécula, dois grupos estruturais diferentes, por exemplo, uma parte solúvel e uma não solúvel em água. A composição, propriedades de solubilidade, localização e tamanhos relativos desses grupos diferentes em relação à configuração geral da molécula determinam a atividade superficial do composto. Conforme o tipo de grupo solúvel em água, os surfactantes podem ser aniônicos, catiônicos, não iônicos e anfóteros. Diante do exposto, julgue os itens.( ) Nos surfactantes aniônicos o grupo polar se carrega positivamente em soluções aquosas e em dispersões. ( ) Os surfactantes não-iônicos não se carregam quando em solução ou dispersão. ( ) Os surfactantes anfóteros apresentam duas porções na molécula, uma ácida e uma básica. ( ) Nos surfactantes catiônicos o grupo polar se carrega negativamente em soluções aquosas ou em dispersões.



resposta:
F V V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Forças Intermoleculares

pergunta:Calor de fusão é definido como a quantidade de calor necessária para transformar um grama de um sólido em um grama de um líquido, na temperatura de seu ponto de fusão. O calor de vaporização é a quantidade de calor necessária para a vaporização de um grama de líquido à temperatura constante. A partir do exposto, julgue os itens.( ) Os altos valores para os calores de fusão e vaporização encontrados para o alumínio é devido à ligação metálica de seus átomos. ( ) Os altos valores para os calores de fusão e vaporização encontrados para o fluoreto de sódio (NaF) é devido à ocorrência de ligação iônica. ( ) A água e a amônia apresentam calores de fusão e vaporização relativamente altos, devido aos seus baixos pesos moleculares e às pontes de hidrogênio. ( ) Os baixos valores para os calores de fusão e vaporização do Argônio são devido à forte força de Van der Waals e à interação dipolo-dipolo de seus átomos.



resposta:
V V V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:O cloro, além de ser usado em piscinas como agente germicida e em lavanderias para alvejamento, é pouco solúvel em água (0,7g/100g de H2O); ele reage com água, dando íons cloreto e hipoclorito, segundo a reação: Cl2 + 2H2O → H3O+ + Cg­ + HCgO Diante do exposto, julgue os itens.( ) O estado de oxidação do Cl2 é +1. ( ) O estado de oxidação do cloro no HCgO é +1. ( ) O descoramento de uma substância colorida por um composto como o HOCg provém da reação dessas duas substâncias, formando novos compostos os quais não absorvem mais a luz visível. ( ) O Cg­ tem estado de oxidação -1.



resposta:
F V F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:Toda matéria quando aquecida a uma temperatura suficientemente elevada, emite energia na forma de radiação (luz). Um exemplo comum é a lâmpada incandescente onde um filamento de tungstênio é aquecido até ficar branco, pela resistência que ele oferece à passagem de um fluxo de elétrons. Nesse dispositivo a energia elétrica é convertida em energia térmica e energia radiante. Se essa radiação passa através de uma fenda estreita, transformar-se-á numa "fita luminosa". Se fizermos esta "fita" atingir uma tela, aparecerá uma imagem de fenda em forma de linha. Colocando um prisma no caminho da luz, a posição da linha na tela varia. Quando a luz é emitida por um corpo quente e examinada dessa maneira, produzirá num primeiro caso numa região contínua de cores variáveis, de modo que a linha se expanda dando uma faixa de cores desde o vermelho até o violeta (como num arco-íris), num segundo, uma série de linhas separadas com áreas escuras entre elas. A partir do exposto, julgue os itens. ( ) No primeiro caso tem-se espectro contínuo. ( ) Quando se usa a visão humana para detectar radiações é possível abranger todas as faixas do espectro eletromagnético. ( ) No segundo caso fala-se de um espectro discreto ou descontínuo. ( ) O aparelho no qual é feita a decomposição da luz em seus diversos componentes é chamado espectrógrafo.



resposta:
V F V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:Uma reação de importância comercial e que emprega água é a redução do vapor por meio de coque a altas temperaturas: C + HOH → CO + H2 à temperatura de 1000°C. A mistura de monóxido de carbono e gás hidrogênio denominada gás d'água constitui um combustível satisfatório onde o gás natural não existe ou é mais caro. Diante do exposto, julgue os itens.( ) O coque (
c) nesta importante reação está sendo reduzido, sendo, portanto agente oxidante. ( ) Na redução do vapor d'água e altas temperaturas pelo coque, além de produzir gás de importância comercial, reduz o hidrogênio de +1 para 0 (zero). ( ) Esta importante reação comercial trata-se de uma reação redox, pois está ocorrendo oxidação e redução ao mesmo tempo. ( ) O oxigênio é o único elemento nesta reação que não sofre variação no seu estado de oxidação.



resposta:
F V V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:

pergunta:Julgue os itens a seguir.( ) A sacarose (açúcar da cana) é insolúvel em H2O. ( ) A lactose é o açúcar encontrado no leite. ( ) A hidrólise da glicose produz maltose e frutose.



resposta:
F V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Lípideos

pergunta:Julgue os itens a seguir.( ) O palmitato de mericila, Csub>5H3COOC3H63 (cera de abelhas), é um éster derivado de ácido graxo e álcool com elevado número de carbonos. ( ) A redução da propanona produz 1-propanol. ( ) O ácido acético é um componente orgânico do vinagre.



resposta:
V F V

 


Próxima Página »

Página 1 de 2