Banco de dados de questões do vestibular Ufpr
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Gases

pergunta:Considere os seguintes dados:- O ar atmosférico é uma mistura gasosa. Cem litros (100L) desta mistura contêm aproximadamente: 78,084% de N2+; 20,948% de O2; 0,934% de Ar; 0,032% de CO2 e 0,002 de outros gases. - Devido aos efeitos da poluição, outros constituintes podem ser encontrados, tais como poeira, fumaça e dióxido de enxofre. - Para a separação de gases de uma mistura, utiliza-se o processo de liquefação, seguido de uma destilação fracionada. Este procedimento é empregado, por exemplo, na obtenção de O2 utilizado nos hospitais. - Massas atômicas: 0=16 ; C=12.Com base nesses dados, é correto afirmar que:01) A liquefação é um processo físico e pode ser obtida com o aumento de pressão do sistema. 02) Considerando-se um balão contendo 1L de ar atmosférico a temperatura ambiente, a pressão parcial do N2+ é menor que a pressão parcial do O2. 04) Na mesma temperatura e pressão, volumes iguais de N2+ e O2 irão conter o mesmo número de moléculas. 08) A 0°C e 1atm (C.N.T.P.), o volume molar de 44g de CO2 é 44,8L. 16) A presença de poluentes sólidos faz com que a mistura homogênea se transforme em heterogênea.Soma = ( )



resposta:
01 + 04 + 16 = 21

origem:Ufpr-1995
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A determinação de acidez ou basicidade de uma solução pode ser realizada através de um pHmetro ou por meio de substâncias denominadas indicadores são ácido/base. Uma grande parte dos indicadores são ácidos orgânicos fracos, que podem ser representados genericamente por Hln. A classificação da substância como sendo ácida básica é possível devido à diferença de cor das espécies HIn e In­, de acordo com o equilíbrio a seguir:HIn (aq) → H+(aq) + In­(aq)Cor A = Hln (aq) Cor B = In­ (aq)Com base nas informações anteriores, é correto afirmar que:01) Se adicionarmos um pouco deste indicador em um suco de limão, a solução apresentará cor A. 02) HIn não é um ácido de Arrhenius. 04) A expressão da constante de equilíbrio é Ka=([H+][In­])/[HIn] e dá uma informação quantitativa das espécies presentes. 08) Quanto maior for o número de hidrogênios na fórmula do ácido, maior será sua força.Soma = ( )



resposta:
01 + 04 = 05

origem:Ufpr-1995
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:O jornal "Folha de São Paulo" publicou, em 19/06/94, matéria sobre empresas norte-americanas que estavam falsificando suco de laranja. O produto, vendido como puro, estava sendo diluído com água. A fraude foi descoberta através de medidas de teores de isótopos de oxigênio (16O e 1&copY2O3;O). O isótopo mais pesado fica um pouco mais concentrado nas águas presentes nas plantas em crescimento, do que nas águas oriundas de fontes não-biológicas. É correto afirmar que:01) Os números atômicos destes são iguais. 02) O número de massas de 16O é 16 e indica a soma do número de prótons e de elétrons existentes no átomo. 04) O número de nêutrons nos isótopos anteriores é 16 e 18, respectivamente. 08) A distribuição eletrônica de 16O é igual à de 1&copY2O3;O. 16) O suco puro deve conter uma maior quantidade de 1&copY2O3;O.Soma = ( )



resposta:
01 + 08 + 16 = 25

origem:Ufpr-1995
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Dados os potenciais de oxi-redução a seguir,Ag+ + 1e­ → Ag¡ E¡= +0,80V Fe2+ + 2e­ → Fe¡ E¡= -0,44V Ag+ + 3e­ → Ag¡ E¡= -1,66V Cu2 + 2e­ → Cu¡ E¡= +0,34Vé correto afirmar que;01) Uma pilha formada por um eletrodo de ferro em contato com uma solução contendo íons Fe2+, e um eletrodo de prata em contato com uma solução contendo íons Ag+, ligados por uma ponte salina, apresenta um potencial padrão de +1,24V. 02) Na mesma pilha da alternativa anterior ocorrerá a oxidação da prata com formação de Ag+. 04) A reação 2Ag¡ + Fe2+ → 2Ag+ + Fe¡ é espontânea. 08) Uma lâmina de alumínio mergulha em uma solução 1mol/L de CuSO4 apresentará a formação de um depósito de cobre metálico dobre ela. 16) O alumínio (Ag¡) é um redutor mais forte do que o ferro (Fe¡).Soma = ( )



resposta:
01 + 08 + 16 = 25

origem:Ufpr-1995
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:No diagrama a seguir estão representados os caminho de uma reação na presença e na ausência de um catalisador. Com base neste diagrama, é correto afirmar que:01) A curva II refere-se à reação catalisada e a curva I refere-se à reação não catalisada. 02) Se a reação se processar pelo caminho II, ela será, mais rápida. 04) A adição de um catalisador à reação diminui seu valor de ΔH. 08) O complexo ativado da curva I apresenta a mesma energia do complexo ativado da curva II. 16) A adição do catalisador transforma a reação endotérmica em exotérmica.Soma = ( )


resposta:
01 + 02 = 03

origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:A respeito da classificação dos elementos químicos na tabela periódica, é correto afirmar que:01) O fato dos elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes. 02) Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica, em ordem crescente de numero atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre. 04) Elementos de uma mesma família apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência. 08) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamadas de metais alcalinos. 16) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica a nS2 na camada de valência são chamados de metais alcalinoterrosos. 32) No final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo.Soma = ( )



resposta:
34

origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos compostos I, II e III a seguir, é correto afirmar que: 01) O composto I é usado como combustível em automóveis. 02) Somente o composto II é obtido industrialmente a partir do petróleo. 04) O composto II é usado como solvente. 08) O composto I, quando diluído em água, é usado como vinagre. 16) Todos são solúveis em água. 32) Por processo de fermentação, o composto III sofre oxidação, transformando-se no composto I.Soma = ( )


resposta:
02 + 04 = 06

origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:

pergunta:Com relação às aminas, é correto afirmar que:01) O caráter básico destes compostos é conseqüência da existência de um par desemparelhado de elétrons sobre o átomo de nitrogênio. 02) a amina aromática mais simples denomina-se fenilamina ou anilina. 04) A benzilamina é uma amina isômera da metil-fenilamina. 08) Todas as aminas têm a propriedade de associar suas moléculas, formando pontes de hidrogênio. 16) A etilamina pode ser obtida pela reação de redução do cianeto de metila.Soma = ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 16 = 23

origem:Ufpr-1995
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos compostos A, B e C a seguir, é correto afirmar que: 01) O composto A é uma proteína. 02) O composto B é uma gordura. 04) O composto C é um açúcar. 08) Por hidrólise de B, em meio alcalino (soda cáustic

a), obtém-se sabão. 16) O composto C apresenta em sua estrutura ligações peptídicas. 32) O composto A possui carbono assimétrico e, conseqüentemente, isômeros ópticos.Soma = ( )


resposta:
02 + 04 + 08 + 32 = 46

origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Com relação aos compostos I e II a seguir, é correto afirmar que; 01) ambos são compostos carbonílicos. 02) O composto I pode ser denominado metil-fenil-cetona. 04) Por redução com H2, em presença de catalisador adequado, ambos dão origem a álcoois primários. 08) Por oxidação do composto II obtém-se o ácido ’-metil-butírico. 16) Na fórmula do composto I, se for substituído o radical fenil pelo radical metil, o composto resultante denomina-se propanona ou acetona.Soma = ( )


resposta:
01 + 02 + 16 = 19

origem:Ufpr-1995
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Na pilha de Daniell, barras de cobre e zinco se encontram mergulhadas em soluções de sulfato de cobre (II) e sulfato de zinco, respectivamente. As duas soluções estão separadas por uma parede porosa. Sabendo que os potenciais-padrão de redução são:Cu2(aq) + 2e­ →Cu(s) E¡ = + 0,34ZN2++(aq) + 2e­ →Zn(s) E¡ = - 0,76


a) Escreva as reações espontâneas que ocorre na pilha de Daniell.
b) Calcule a diferença de potencial da pilha.
c) Desenhe a pilha de Daniell indicando, através de setas, como os elétrons fluem através de um circuito externo que conecta os eletrodos.



resposta:
a) Zn(s) ? Zn+2(aq) +aq) + 2e­ Cu+2(aq) + 2e­ → Cu(s)b) ΔV = 1,10Vc) Observe a figura a seguir:

origem:Ufpr-1995
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Eletrólitos

pergunta:"Treze toneladas de ácido sulfúrico fumegante foram despejadas ontem, no rio Paraíba, em decorrência de um acidente envolvendo dois caminhões no km 17,5 da via Dutra, na divisão de São Paulo com o Rio de Janeiro, município de QueluzCH Com o choque, o tanque furou, provocando vazamento do ácido, atingindo o rio Claro, afluente do Paraíba. A regional da Cetesb, em Taubaté, foi comunicada, mas quando seus técnicos chegaram ao local depararam com soldados do corpo de Bombeiros que jogaram água sobre o ácido tentando limpar a pista, o que fez com que uma maior quantidade de líquido fosse carregado para o rio. A solução foi derramar cal sobre a área para neutralizar o efeito altamente corrosivo do produto, que já havia queimado toda a vegetação das margens da rodovia."O texto anterior refere-se a um acidente ecológico noticiado pelos jornais. Explique o procedimento dos técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) quanto ao emprego do óxido de cálcio, e represente a equação química envolvida.



resposta:
Óxido de cálcio é óxido básico, logo neutraliza o ácido. CaO + H2SO4 → CaSO4 + H2O

 


Próxima Página »

Página 1 de 9