Banco de dados de questões do vestibular Ufrj
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrj-2005
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:Os fogos de artifício também devem conter reagentes capazes de sofrer uma reação redox com rápida liberação de grandes quantidades de energia.Uma possibilidade e reagir nitrato de potássio e enxofre, segundo a equação:4KNBaCO3 + 5S → 2K2O + 5SO2+ 2N2+ Escreva as semi-reações de redução e oxidação e identifique o agente redutor e o agente oxidante.



resposta:
Semi-reação de redução: 2NBaCO3­ + 10e­ → N2+ + 6O2­Semi-reação de oxidação: S + 2O2­ → SO2+ 4e­Agente redutor: SAgente oxidante: KNBaCO3

origem:Ufrj-1996
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Geometria molecular

pergunta:O correto uso da tabela periódica permite determinar os elementos químicos a partir de algumas de suas características. Recorra à tabela periódica e determine:


a) o elemento que tem distribuição eletrônica S2p¥ no nível mais energético, é o mais eletronegativo de seu grupo e forma, com os metais alcalinos terrosos, composto do tipo XY2O3.
b) o número atômico do elemento que perde dois elétrons ao formar ligação iônica e está localizado no 3¡. período da tabela periódica.



resposta:
a) Oxigênio. b) O elemento magnésio apresenta Z = 12.

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Ácidos

pergunta:O ácido clórico é um ácido forte, utilizado como catalisador em reações de polimerização e como agente oxidante. Soluções aquosas desse ácido pode causar grande irritação na pele e nas mucosas.


a) Represente a fórmula estrutural do ácido clórico.
b) Qual o nome do sal formado pela reação de neutralização do ácido clórico pelo hidróxido de alumínio?



resposta:
Observe a figura a seguir:

origem:Ufrj-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Glenn T. Seaborg é um renomado cientista que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química de 1951 por seus trabalhos em radioquímica. Em 1974 foi sintetizado, nos Estados Unidos, o elemento de número atômico 106 que, em sua homenagem, teve como nome proposto Seaborgium (106Sg), ainda não homologado.

a) O bombardeio do ‰ˆCf2¥ª por um elemento X produz o 106Sg26¤ e 4 nêutrons. Determine o número atômico e o número de massa do elemento X.
b) Sabendo que um determinado isótopo do 106Sg perde 50% de sua massa inicial em 10 segundos, calcule a massa final de uma amostra de 800 gramas deste isótopo após 30 segundos.



resposta:
a) Z = 8 ; A = 18 b) 100 g

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:A reação de Schotten-Baumann, a seguir esquematizada, foi desenvolvida em 1884: onde R e R' representam radicais alquila.


a) Qual o nome do reagente R-OH, quando R é o radical propil?
b) Apresente a fórmula estrutural de um isômero de função do produto obtido quando R é o radical etil e R' é o radical metil.


resposta:
Observe a figura a seguir:

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular

pergunta:Os motores a diesel lançam na atmosfera diversos gases, entre eles o anidrido sulfuroso e o monóxido de carbono. Uma amostra dos gases emitidos por um motor a diesel foi recolhida; observou-se que ela continha 0,1 mol de anidrido sulfuroso e 0,5 mol de monóxido de carbono.


a) Determine a massa, em gramas, de monóxido de carbono contido nessa amostra.
b) Quantos átomos de oxigênio estão presentes na amostra recolhida?Dados: massas atômicas C = 12 u O = 16 u



resposta:
a) 14 g b) 4,2 . 102¤ átomos

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Os alcenos, devido à presença de insaturação, são muito mais reativos do que os alcanos. Eles reagem, por exemplo, com haletos de hidrogênio tornando-se assim compostos saturados.


a) Classifique a reação entre um alceno e um haleto de hidrogênio.
b) Apresente a fórmula estrutural do produto principal obtido pela reação do HCg com um alceno de fórmula molecular C6 H2 que possui um carbono quaternário.



resposta:
Observe a figura a seguir:

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Ácidos

pergunta:A seguir são representados 4 frascos, dois deles contendo água e dois deles contendo soluções aquosas distintas. Aos frascos I e II adiciona-se óxido de sódio e aos frascos III e IV adiciona-se anidrido sulfúrico.


a) Apresente as reações que ocorrem nos frascos I e III.
b) Analise a variação do pH após a adição dos óxidos nos frascos II e IV. Justifique sua resposta.


resposta:
a) I : Na2O + H2O → 2 NaOH II : Na2O + 2 HCg → NaCg + H2Ob) III : pH diminui pois forma-se ácido IV : pH diminui levemente, forma-se sal com caráter básico

origem:Ufrj-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:A oxidação do brometo de hidrogênio pode ser descrita em 3 etapas:I) HBr(g) + O2(g) → HOOBr(g) (etapa lent

a)II) HBr(g) + HOOBr(g) → 2 HOBr(g) (etapa rápid

a) III) HOBr(g) + HBr(g) → Br2(g)+H2O(g) (etapa rápid

a)

a) Apresente a expressão da velocidade da reação de oxidação do brometo de hidrogênio.
b) Utilizando a equação global da oxidação do brometo de hidrogênio, determine o número de mols de Br2 produzido quando são consumidos 3,2g de O2. Dados: O = 16, Br = 80



resposta:
a) V = k . [HBr] . [O2] b) 8,0 g

origem:Ufrj-1996
tópico:
Bioquimica

sub-grupo:Aminoácidos

pergunta:Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituintes das proteínas. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os essenciais, que não são sintetizados pelo organismo humano e os não-essenciais. A seguir são apresentados dois aminoácidos, um de cada grupo:

a) A glicina pode ser denominada, pela nomenclatura oficial, de ácido amino etanóico. Por analogia, apresente o nome oficial da leucina.
b) Qual desses dois aminoácidos apresenta isomeria óptica? Justifique sua resposta.


resposta:
a) ácido 2 - amino - 4 - metilpentanóico b) A leucina, pois apresenta carbono assimétrico.

origem:Ufrj-1996
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A nicotinamida é uma vitamina constituinte do complexo B. Ela pode ser encontrada principalmente em carnes, gérmen de trigo e fermento biológico. A falta da nicotinamida pode causar doenças de pele, perturbações digestivas, nervosas e mentais. O gráfico a seguir mostra duas retas A e B que representam soluções com diferentes massas de nicotinamida. A reta A representa soluções com volume constante VÛ=0,1L e a reta B representa soluções com volume constante desconhecido V½.

a) Sabendo que a fórmula molecular da nicotinamida é CÖH6N2+O, determine o valor de x.
b) Calcule o volume V½ das soluções que são representadas pela reta B.Dados: Massas Atômicas C = 12 u H = 1 u N = 14 u O = 16 u


resposta:
a) x = 6 b) V½ = 0,5 g

origem:Ufrj-1996
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Ácidos

pergunta:A reação de hidratação de um certo óxido é representada pela equação:X2O + H2O → 2 XOH,onde X é um elemento desconhecido


a) Classifique o óxido X2O.
b) A reação de neutralização de XOH com um ácido produz sal e água. Sabendo que 112g de XOH reagem com 73g de ácido clorídrico, apresente o nome do sal formado nesta neutralização.



resposta:
a) Óxido básico. b) Cloreto de x.

 


Próxima Página »

Página 1 de 20