Banco de dados de questões do vestibular Ufu
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufu

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufu-1999
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Os aldeídos são muito empregados em sínteses orgânicas. A partir do aldeído de fórmula molecular C5H10O, cuja molécula possui um centro assimétrico, determine:


a) Sua fórmula estrutural indicando o carbono assimétrico desse aldeído.
b) Sua nomenclatura IUPAC.
c) A fórmula estrutural do ácido carboxílico resultante da reação de oxidação desse aldeído.



resposta:
Observe a figura a seguir:

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:Através da oxidação de dióxido de enxofre, é obtido o trióxido de enxofre, um dos principais componentes da chuva ácida, conforme a reação representada pela equação abaixo. 2SO2(g) + O2(g) →2SBaCO3(g)Considerando um recipiente de volume fixo, em que a reação entre SO2e O2 está em equilíbrio, responda:

a) O que ocorrerá com a velocidade da reação de formação de SBaCO3, se for adicionado mais O2? Justifique.
b) O que ocorrerá com as energias de ativação nos sentidos direto e inverso, se for adicionado mais O2? Justifique.c) O que ocorrerá com a velocidade de formação de SBaCO3 se for aumentado o volume do frasco reacional? Justifique.



resposta:
a) aumenta - aumento de concentração desloca o equilíbrio no sentido oposto ao adicionado.b) sentido direto - diminui (aumento da velocidade) sentido inverso - aumenta (diminuição da velocidade)c) diminui a velocidade de formação de SBaCO3 pois, com o aumento do volume ocorre a diminuição da pressão, deslocando o equilíbrio no sentido da dilatação volumétrica.

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O ozônio, BaCO3(g), contaminante da baixa atmosfera e protetor da vida na ionosfera, é um composto muito reativo. A entalpia necessária para a formação do ozônio a partir de O2(g) é de +142kJ/mol de ozônio formado.

a) Qual é a entalpia para a reação (2BaCO3(g)→3O2(g))? Trata-se de um processo exotérmico ou endotérmico? Justifique.
b) Dada a entalpia de dissociação do oxigênio _ O2(g)(g) → O(g) ΔH°= + 247kJ/mol,determine a entalpia para a reação de dissociação do ozônio BaCO3(g) → 3O(g).



resposta:
a) ?H = -284 kJ exotérmico ?H < 0b) ?H = + 228,5 kJ

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Reações eletroquímicas estão presentes em nosso cotidiano, como nas baterias de carros, nas pilhas de relógios, na corrosão de metais etcCH Em relação a estas reações, responda:


a) O que é um eletrólito? Dê um exemplo.
b) O que é oxidação? Dê um exemplo empregando o metal ferro (F
e).
c) É possível ocorrer uma reação de oxidação sem que a ela esteja associada uma reação de redução? Justifique.



resposta:
a) Substância que em solução conduz corrente elétrica b) Aumento algébrico do número de oxidação devido a perda de elétrons Fe¡ → Fe2+ + 2 e­c) Não, pois reações de redox envolvem troca de elétrons, ou seja, se um átomo cede elétrons, outro deve receber.

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A solução de iodo (I2) tem propriedades anti-inflamatórias e tem uso tópico. A constante de equilíbrio (K) para a reação I2(águ

a)ÏI2(CCg4) tem um valor aproximado de 100 à temperatura ambiente. Se em um determinado tempo a concentração de I2 em água é 0,1mol/L e de I2 em CCg4 é 1mol/L, pode-se afirmar queI - não ocorre nenhum movimento de I2 entre os solventes. II - I2 se moverá da água para CCg4. III - haverá redução da concentração de I2 na solução de CCg4. IV - haverá redução da concentração de I2 na solução de água.Assinale a alternativa em que se encontram somente afirmativas verdadeiras.

a) I, III e IV
b) I, II e IV c) II e IV
d) I e III
e) III



resposta:
[C]

origem:Ufu-1999
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Compostos Iônicos

pergunta:As propriedades das substâncias podem ser relacionadas com o tipo de ligação que existe entre seus átomos. Por exemplo: compostos que possuam ligações iônicas têm alto ponto de fusão (geralmente acima de 350°
c); todos são sólidos à temperatura ambiente e grande parte deles são solúveis em água, sendo que suas soluções aquosas conduzem corrente elétrica. Assinale a alternativa em que aparecem, SOMENTE, substâncias predominantemente iônicas.


a) Perclorato de sódio (NaCgO4); etanoato de sódio (CH3CO2N

a) e cloreto de etila (CH3CH2Cg).
b) Iodeto de sódio (NaI); hexano (CH3(CH2)4CH3) e carbonato de cálcio (CaCBaCO3).
c) Fluoreto de sódio (NaF); hidróxido de potássio (KOH) e nitrato de prata (AgNBaCO3).
d) Acetileno (etino) (C2H2); ácido perclórico (HCgO4) e cloreto de sódio (NaCg).
e) Ácido sulfúrico (H2SO4); hidróxido de sódio (NaOH) e metanol (CH3OH).



resposta:
[C]

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:O óxido de nitrogênio (NO), um dos poluentes da atmosfera, pode ser formado durante a combustão dos veículos automotores. No diagrama de energia versus coordenada de reação, representado abaixo, o intervalo que corresponde ao DH da reação é

a) N
b) M c) Q
d) O
e) P


resposta:
[E]

origem:Ufu-1999
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:A tabela periódica organiza os mais de 100 elementos conhecidos, fornecendo informações acerca de suas propriedades. Relacione corretamente as propriedades abaixo com as famílias.I - Combinam-se com poucos elementos, são encontrados no estado gasoso a 25°C e 1atm, normalmente, na forma monoatômica. II - Fundem a baixas temperaturas e geram hidrogênio quando em contato com água. III - Elementos geralmente encontrados, na formação de sais na natureza, como ânions.(


a) Metais alcalinos. (
b) Metais de transição. (
c) Halogênios. (
d) Gases nobres.

a) I (
d); II (

a); III (
c)
b) I (
c); II (

a); III (
b)
c) I (
b); II (
d); III (

a)
d) I (
d); II (
b); III (
c)
e) I (
b); II (

a); III (
c)



resposta:
[A]

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:O aumento da produção de gases, através da queima de combustíveis fósseis, vem contribuindo para o aquecimento global do planeta. Considerando o diagrama que representa a reação de combustão, pode-se afirmar que a energia de ativação

a) é maior quando a reação se processa no sentido da formação de CO2, sem catalisador.
b) é maior quando a reação se processa no sentido inverso à formação de CO2, sem catalisador. c) é maior quando a reação se processa no sentido da formação de CO2, com catalisador.
d) é maior quando a reação se processa no sentido inverso à formação de CO2, com catalisador.
e) tem mesmo valor tanto no sentido de formação quanto no sentido inverso da formação de CO2, com catalisador.


resposta:
[B]

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Qual dos gráficos a seguir representa corretamente a variação do número de mols de etanol (C2H4OH), quando ao mesmo é adicionada, gradualmente, água?


resposta:
[A]

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:Pilhas são sistemas geradores de corrente elétrica. De acordo com o esquema da pilha, apresentado a seguir, é possível afirmar que I - a direção espontânea do sistema é Zn(s)→Zn++(aq) e Cu++(aq)→Cu(s). II - o fluxo de elétrons será da semicélula I para a II. III - os cátions se dirigirão da ponte salina para a semicélula I. IV - à medida que a pilha funciona, a concentração de íons Zn++ em mols /L, decresce.Assinale a alternativa correta:


a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


resposta:
[B]

origem:Ufu-1999
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Em 06 de julho de 1945, no estado do Novo México, nos Estados Unidos, foi detonada a primeira bomba atômica. Ela continha cerca de 6kg de plutônio e explodiu com a força de 20.000 toneladas do explosivo TNT(trinitro-tolueno). A energia nuclear, no entanto, também é utilizada para fins mais nobres como curar doenças, através de terapias de radiação.Em relação à energia nuclear, indique a alternativa INCORRETA.

a) Raios ‘ (alf
a) possuem uma baixa penetração na matéria, e os núcleos que emitem estas partículas perdem duas unidades de número atômico e quatro unidades de massa.
b) Raios ‘ (alf
a) são formados por um fluxo de alta energia de núcleos de hélio, combinações de dois prótons e dois nêutrons.
c) Raios – (gam
a) são uma forma de radiação eletromagnética, que não possuem massa ou carga, sendo, portanto, menos penetrantes que as partículas ‘ (alf
a) ou ’ (beta).
d) Partículas ’ (beta) são elétrons ejetados a altas velocidades de um núcleo radioativo e possuem uma massa muito menor que a massa de um átomo.
e) Partículas ’ (beta) são mais penetrantes que as partículas ‘ (alf
a), e a perda de uma única dessas partículas produz aumento de uma unidade no número atômico do núcleo que a emitiu.



resposta:
[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 9