Banco de dados de questões do vestibular Unb
questões de vestibulares
|
 

Questões Unb

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unb-1998
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O rótulo de uma garrafa de água mineral indica a seguinte composição química provável, em mg/L: Com base na tabela e considerando que, em uma análise laboratorial, foi encontrado um resíduo após a evaporação de uma amostra da água mineral, julgue os itens a seguir.(1) A garrafa contém uma solução cujo solvente é o óxido de hidrogênio. (2) O resíduo mencionado poderia ter sido obtido também pelo processo de decantação. (3) Pela composição química fornecida, conclui-se que essa água mineral é formada por 7 elementos químicos. (4) A massa provável de resíduo obtida na evaporação de 100 mL de água será de 5,026 mg.


resposta:
V F F V

origem:Unb-1998
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:propridades da Matéria

pergunta:O rótulo de uma garrafa de água mineral indica a seguinte composição química provável, em mg/L: Considerando a massa molar do óxido de silício igual a 60 g/mol, julgue os itens abaixo.(1) A concentração do óxido de silício na água mineral é igual a 0,5 mol/L. (2) Em cada litro da água mineral, existem 30 mg de silício. (3) Cinco das substâncias indicadas no rótulo podem ser obtidas por neutralização parcial do ácido carbônico.


resposta:
F F V

origem:Unb-1998
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:Um sabão em pó apresenta em sua composição química, entre outras, as seguintes substâncias:I - Aquilbenzenossulfonato de sódio; II - tripolifosfato de sódio; III - carboximetilcelulose; IV - pigmento azul 15, 4, 4'bis (2-sulfoestirilbifenildissódico); V - sulfato de sódio; VI - perfume; VII - água.Com base nessas informações e na tabela periódica, e considerando que a substância I é um detergente sintético, responsável pela ação de limpeza, julgue os itens que se seguem. Dados: Números atômicos: O = 8, C = 6, S = 16, Na = 23(1) As substâncias I e V são iônicas. (2) Nas substâncias I e VII, encontram-se átomos com cinco camadas eletrônicas. (3) Nas substâncias I, II e V, encontram-se átomos de oxigênio estabilizados com dez elétrons na atmosfera. (4) Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, cada átomo constituinte das substâncias III, IV e VI possui massa concentrada em uma pequeníssima região, na qual se situam cargas positivas. (5) A substância I contém uma cadeia carbônica longa e apolar, com um grupo polar na sua extremidade.



resposta:
V F V V V

origem:Unb-1998
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Geometria molecular

pergunta:Um determinado refrigerante contém em sua composição as seguintes substâncias: dióxido de carbono, açúcar, água, ácido fosfórico, corantes e conservantes. A respeito das ligações químicas encontradas nessas substâncias, julgue os itens a seguir.(1) Os átomos presentes no açúcar do refrigerante estão unidos por ligações covalentes. (2) O solvente utilizado no refrigerante é formado por moléculas apolares. (3) As moléculas do gás do refrigerante apresentam quatro ligações simples. (4) A fórmula de Lewis do ácido do citado refrigerante é


resposta:
V F F F

origem:Unb-1998
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular

pergunta:Considere uma amostra de 180 mL de água destilada, com densidade igual a 1 kg/L, contida em um copo. Sabendo que M(H) = 1 g/mol e M(O) = 16 g/mol, julgue os itens a seguir.(1) No copo, encontram-se 18,06x 102¥ átomos. (2) O número de moléculas contidas no copo é igual ao número de átomos encontrados em uma amostra de 120 g de carbono - 12. (3) Para se produzir a quantidade de água contida no copo, é preciso reagir totalmente 30 g de H2 com 150 g de O2. (4) A massa molecular de água no copo é igual a 180 g.



resposta:
V V F F

origem:Unb-1998
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A tabela seguinte apresenta as substâncias encontradas em um medicamento efervescentes e suas respectivas funções. SUBSTÂNCIA FUNÇÃO ácido acetilsalicílico analgésico carbonato de sódio antiácido bicarbonato de sódio antiácido ácido cítrico acidificante do meioA efervescência resulta de reações representadas pelas equações abaixo.I - NaHCBaCO3(s) + H+(aq) → Na+(aq) + H2O(g) + CO2(g)II - Na2CBaCO3(s)+2H+(aq) → 2Na+(aq)+H2O(g) + CO 2(g)Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.(1) Nesse medicamento, o carbonato de sódio apresentam caráter básico. (2) Se a água estiver mais quente, a efervescência será mais rápida. (3) Se o medicamento for adicionado a um suco de limão, a efervescência será mais lenta. (4) O ácido acetilsalicílico tem como função compensar as eventuais variações térmicas ocorridas durante a efervescência.



resposta:
V V F F

origem:Unb-1998
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:cinética quimica

pergunta:Em um supermercado, um consumidor leu o seguinte texto no rótulo da embalagem lacrada de um produto alimentício:Contém antioxidante EDTA-cálcio dissódico. Conservar em geladeira depois de aberto. Embalado a vácuo.Considerando que o prazo de validade do produto ainda não está vencido, julgue os itens que se seguem.(1) O ar puro é um bom conservante desse alimento. (2) Algumas substâncias componentes desse produto são impedidas de sofrer reações em que perderiam elétrons. (3) Se a instrução contida no rótulo for devidamente seguida, haverá o retardamento das reações endotérmicas de decomposição do alimento. (4) Se a embalagem estiver estufada, há indícios de que houve reação como formação de gases e que, nessas condições, o alimento é considerado impróprio para o consumo.



resposta:
F V V V

origem:Unb-1998
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Colóides

pergunta:Um dos produtos de limpeza mais utilizados é o alvejante de roupas conhecido como água sanitária. Além do hipoclorito de sódio, fazem parte de sua composição química o hidróxido de sódio, o cloreto de sódio e a água. O hipoclorito de sódio e o hidróxido de sódio podem ser obtidos conforme representado pelas equações abaixo. Obs.: A primeira reação ocorre por eletrólise.I - 2NaCg(aq)+2H2O(g)→2NaOH(aq)+H2(g)+ Cg(g)II - Cl2(g)+2NaO(aq)→NaCg(aq)+H2O(g)+ NaOg(aq)A ação alvejante é devida ao hipoclorito de sódio, que atua como agente oxidante.(1) O pH da água sanitária é aproximadamente igual a 1. (2) O NaOCg sofre redução no processo de desbotamento de roupas coloridas. (3) A obtenção do hidróxido de sódio resulta de um fenômeno de oxirredução. (4)Um possível processo de obtenção do cloreto de sódio é a decantação de grandes quantidades de água do mar.



resposta:
F V V F

origem:Unb-1998
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Os pintores utilizaram, para a diluição das tintas a base de óleo, um produto comercial conhecido como thinner (dissolvente, diluente, adelgaçador). Na embalagem do thinner, lê-se o seguinte:Composição básica: mistura balanceada de álcoois, ésteres, cetonas, glicoéteres e hidrocarbonetos aromáticos. Não contém benzeno.Com o auxílio dessas informações, julgue os itens que se seguem. (1) O composto CH3CH2CH2CH2CH2CH3 é um possível componente da mistura. (2) O tolueno, derivado do benzeno, pode ser um componente da mistura. (3) A toxicidade do benzeno pode justificar a sua ausência na composição do thinner. (4) O thinner é insolúvel em água.



resposta:
F V V V

origem:Unb-1998
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:

pergunta:Os detergentes sintéticos atuam da mesma forma que os sabões na limpeza de utensílios de cozinha. A diferença está na estrutura molecular. Enquanto os sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa e linear, os detergentes sintéticos apresentam a fórmula geral mostrada na figura I a seguir. O problema da poluição associada ao despejo de detergentes no sistema de esgotos e, em conseqüência, nos rios e lagos, levou os químicos a sintetizarem detergentes biodegradáveis. Experiências demonstraram que, para um detergente ser degradado no ambiente pela ação de microrganismos, é necessário que a cadeia de átomos de carbono (representada por R na estrutura acim


a) seja longa e linear.Com o auxílio dessas informações, julgue os seguintes itens.(1) Os sabões são biodegradáveis. (2) O detergente sintético representado na figura II é biodegradável. (3) A reação do ácido propanóico com uma base forte produz sabão e água. (4) A similaridade de atuação entre os sabões e os detergentes é explicada pela extremidade polar de uma cadeia apolar.


resposta:
V F F V

origem:Unb-1998
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:O álcool de uso doméstico, utilizado em limpeza de modo geral, é uma mistura contendo etanol e água, comumente comercializado em frascos de polietileno. Examinando o rótulo de um frasco de álcool, lê-se a seguinte informação:Álcool refinado, de baixo teor de acidez e de aldeídos.Com o auxílio dessas informações, julgue os itens que se seguem.(1) A referida acidez pode ser ocasionada pela presença do ácido propanóico, resultante de redução catalítica do etanol. (2) Um dos aldeídos presentes pode ser o acetaldeído (etanal), proveniente da oxidação do etanol. (3) No Brasil, devido ao monopólio, a PETROBRÁS é a principal empresa produtora de etanol, obtido a partir do petróleo. (4) O polietileno é derivado da polimerização do etanol.



resposta:
F V F F

origem:Unb-1998
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:O processo de irradiação pode ser utilizado para aumentar o tempo de conservação dos alimentos, por meio da eliminação de microrganismos patogênicos e de insetos. A irradiação geralmente é feita com raios gama originados do cobalto-60. A cerca da radiação, julgue os itens abaixo.(1) A radiação gama é originada de uma transformação química. (2) Se um átomo de cobalto-60 emite apenas radiação gama, isso significa que ele não sofre uma transmutação. (3) Um alimento irradiado contém átomos de cobalto-60 que foram adicionados ao mesmo no processo de tratamento. (4) No processo de irradiação, o feixe de raios gama pode ser direcionado aos alimentos por meio de placas elétricas devidamente polarizadas que desviam tais raios.



resposta:
F V F F

 


Próxima Página »

Página 1 de 8