Banco de dados de questões do vestibular Unicamp
questões de vestibulares
|
 

Questões Unicamp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Gases

pergunta:Uma garrafa de 1,5 litros, indeformável e seca, foi fechada por uma tampa plástica. A pressão ambiente era de 1,0 atmosfera e a temperatura de 27°C. Em seguida, essa garrafa foi colocada ao sol e, após certo tempo, a temperatura em seu interior subiu para 57°C e a tampa foi arremessada pelo efeito da pressão interna.


a) Qual era a pressão no interior da garrafa no instante imediatamente anterior à expulsão da tampa plástica?
b) Qual é a pressão no interior da garrafa após a saída da tampa? Justifique.



resposta:
a) P = 1,1 atm b) P = 1,0 atm

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Formulas Químicas

pergunta:Sabe-se que 1,0 mol de um composto contém 72g de carbono(
c), 12 mols de átomos de hidrogênio(H) e 12x 102 átomos de oxigênio(O). Admitindo-se o valor da constante de Avogadro como sendo 6,0 x 1023 mol­1 e com base na Classificação Periódica dos elementos, escreva:


a) A fórmula molecular do composto.
b) A fórmula mínima do composto.



resposta:
a) C6H2O2b) C3H6O

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:

pergunta:O farelo de soja, que apresenta alto teor de proteínas, é um subproduto da fabricação do óleo de soja. Recentemente, compradores internacionais observaram a adulteração de um carregamento de farelo de soja brasileiro, ao qual foram adicionados uréia(NH2)2CO e pedra moída. Sabe-se que o teor de proteína no farelo é avaliado pelo conteúdo de nitrogênio no mesmo. Baseando-se nas informações acima, explique porque os falsificadores usaram, conjuntamente, pedra moída e uréia na adulteração do farelo de soja?



resposta:
A adição de uréia é justificada pela presença de nitrogênio que define o teor de proteína no farelo. Porém, na uréia, o teor de nitrogênio é maior do que na proteína, o que justifica a adição de pedra moída, para que a mistura apresente o mesmo teor de nitrogênio que o farelo não adulterado.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular

pergunta:Estima-se que a usina termoelétrica que se pretende construir em cidade próxima a Campinas, e que funcionará à base de resíduos da destilação do petróleo, poderá lançar na atmosfera, diariamente, cerca de 250 toneladas de SO2gasoso.


a) Quantas toneladas de enxofre estão contidas nessa massa de SO2?
b) Considerando que a densidade do enxofre sólido é de 2,0kg/L, a que volume, em litros, corresponde essa massa de enxofre?



resposta:
a) m = 125 ton b) V = 62600 g

origem:Unicamp-1994
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Forças Intermoleculares

pergunta:Considere três substâncias CH4, NH3 e H2O e três temperaturas de ebulição: 373K, 112K e 240K. Levando-se em conta a estrutura e a polaridade das moléculas destas substâncias, pede-se:


a) Correlacionar as temperaturas de ebulição às substâncias.
b) Justificar a correlação que você estabeleceu.



resposta:
a) PE (CH4) = 112K PE (NH3) = 240K PE (H2O) = 373Kb) CH4 → Forças de Van der Waals portanto, PE baixo H2O e NH3 - massas moleculares próximas - H2O possui maior polaridade portanto, PE (H2O) PE(NH3)

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Cadeias Carbônicas

pergunta:A fórmula geral dos hidrocarbonetos de cadeia aberta que contém uma dupla ligação é CnH2n e são conhecidos por alquenos ou alcenos.

a) Escreva a fórmula estrutural e dê o nome do segundo composto da série.
b) Escreva as fórmulas estruturais dos pentenos de cadeias lineares não ramificadas.



resposta:
a) H2C = CH - CH3 propeno b) Observe a figura a seguir:

origem:Unicamp-1994
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:A reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, representada pela equação a seguir, é muito importante para alguns processos metalúrgicos. C(s)+CO2(g)=2CO(g) ΔH=174kJ/mol de carbono A constante de equilíbrio desta reação pode ser expressa, em termos de pressões parciais, como: K=p2(CO)/p(CO2)(CO2). Qual é o efeito sobre este equilíbrio quando:

a) adiciona-se carbono sólido?
b) aumenta-se a temperatura? c) introduz-se um catalisador? Justifique suas respostas.



resposta:
a) Adição de C(s) não altera o equilíbrio, pois sua concentração é constante.b) Equilíbrio desloca-se para a direita, pois o aumento de temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica.c) Adição de catalisador não desloca equilíbrio.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Compostos Moleculares

pergunta:O gás hidrogênio é constituído por moléculas diatômicas, H2. Sua densidade, a 0°C e 1 atm de pressão, é 0,090 g/L. Cada átomo de hidrogênio é formado por 1 próton e por 1 elétron. Sabendo-se que o deutério é o isótopo de hidrogênio que contém 1próton, 1 elétron e 1 nêutron:


a) Qual é a relação entre as massas dos átomos de hidrogênio e de deutério?
b) Qual é a densidade do gás deutério nas mesmas condições?



resposta:
a) 1/2 b) 0,180 g/g

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:A produção industrial de metanol, CH3OH, a partir de metano; CH4, e a combustão do metanol em motores de explosão interna podem ser representadas, respectivamente pelas equações I e II.I) 3CH4(g) + 2H2O(g) + CO2(g) → 4CH3OH(g)II) CH3OH(g) + 3/2O2 → CO2(g) + 2H2O(g)Supondo que o CO2 da reação representada em (I) provenha da atmosfera, e considerando apenas as duas reações, (I) e (II), responda se a seguinte afirmação é verdadeira: "A produção e o consumo de metanol não alteraria a quantidade de CO2 na atmosfera". Justifique sua resposta.



resposta:
Falsa, pois ocorre o aumento da quantidade de CO2(g) na atmosfera.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Estequiometria

pergunta:O sódio, Na, reage com cloro, Cl2 dando cloreto de sódio, segundo a reação representada pela equação química: 2Na + Cl2 → 2NaClBaseando-se nessas informações e na Classificação Periódica, escreva:


a) A equação química que representa a reação entre o potássio, K, e o cloro, Cl2.
b) A equação química que representa a reação entre o cálcio, Ca e o bromo, Br2.



resposta:
a) 2 K + Cl2 ? 2 KCgb) Ca + Br2 ? CaBr2

origem:Unicamp-1994
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Quantidades diferentes de entalpia são envolvidas na combustão do etanol, C2H4OH, e etileno, C2H4, como mostram as equações I e II:I) C2H4OH(g) + 3O2(g) = 2CO2(g) + 3H2O(g); ΔH = - 1368 kJ/mol de etanolII) C2H4(g) + 3O2(g) = 2CO2(g) + 2H2O(g); ΔH = - 1410 kJ/mol de etilenoSob condições adequadas, é possível obter etanol a partir da reação representada pela equação III: III) C2H4(g) + H2O(g) = C2H4OH(g)

a) Qual é a variação da entalpia envolvida por mol de C2H4 consumido na reação III?
b) Essa reação absorve ou libera calor? Explique.
c) Sabendo-se que a entalpia de formação da H2O(g) é -286 kJ/mol e que a do C2H4(g) é 52 kJ/mol, calcule a entalpia de formação por mol de C2H4OH(g).



resposta:
a) ?H = - 42 kJ/42 kJ/mol b) ΔH < 0 reação exotérmica → libera calor c) ΔHf = - 276 kJ/mol

origem:Unicamp-1994
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Sabendo-se que em 100 mililitros (mL) de leite integral há cerca de 120 miligramas (mg) de cálcio. Calcule a concentração de cálcio no leite em mol por litro (mol/L).



resposta:
M = 0,03 mol/g

 


Próxima Página »

Página 1 de 20