Banco de dados de questões do vestibular Uerj-2005 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Uerj-2005

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uerj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tipos de Reacões Químicas

pergunta:Admita que a reação entre os vapores das substâncias contidas nos dois chumaços de algodão ocorra em meio aquoso, formando dois produtos. A alternativa que indica o tipo de reação ocorrida e as funções químicas correspondentes aos produtos formados é:


a) dupla-troca ; sal - hidróxido
b) redução ; ácido - hidróxido
c) neutralização ; sal - óxido
d) oxidação ; óxido - ácido


resposta:
[C]

origem:Uerj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Observe na ilustração a seguir estruturas de importantes substâncias de uso industrial. Em cada uma dessas substâncias, o número de átomos de carbono pode ser representado por x e o número de heteroátomos por Y2O3. O maior valor da razão x/Y2O3 é encontrado na substância pertencente à seguinte função química:


a) éter
b) éster
c) amina
d) amida


resposta:
[A]

origem:Uerj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:A etilamina e a dimetilamina são substâncias orgânicas isômeras, de fórmula molecular C2H‡N, que apresentam caráter básico acentuado. Quando dissolvidas na água, em condições reacionais idênticas, elas se ionizam e possuem constantes de basicidade representadas, respectivamente, por K e K2.


a) Indique a ordem decrescente das constantes K e K2 e escreva a equação química que representa a ionização da etilamina em meio aquoso.
b) Foram dissolvidos 2,25 g de etilamina em quantidade de água suficiente para o preparo de 500 mL de uma solução aquosa. Supondo que, sob determinada temperatura, esse soluto encontra-se 10% ionizado, determine a concentração de íons OH­, em mol × L-1.



resposta:
a) A basicidade da dimetilamina é maior do que a da etilamina, portanto K2 K.C2Hsub>5NH2 + HOH →C2Hsub>5NH3+ + OH­b) 0,01 mol x L-1

origem:Uerj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:O uso de fragrâncias produzidas em laboratório permitiu, além do barateamento de perfumes, a preservação de certas espécies animais e vegetais. Na tabela a seguir, estão representados três compostos usados como fragrâncias artificiais.


a) Comparando, em condições idênticas, as duas primeiras fragrâncias, aponte a mais volátil e justifique sua escolha.
b) Escreva a equação química que representa a reação de hidrólise, em meio ácido, do composto presente na fragrância artificial do cravo e nomeie os produtos formados nesse processo.


resposta:
a) para-anisaldeído Não apresenta ligações de hidrogênio.b) ácido benzóico (fenil-metanóico) e metanol

origem:Uerj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Vários explosivos apresentam, em sua composição, TNT, sigla correspondente ao 2,4,6-trinitro-tolueno. A síntese dessa substância pode ser realizada em duas etapas descritas a seguir. O mecanismo reacional das duas etapas, dentre outros fatores, é favorecido por uma propriedade eletrônica apresentada pelo anel benzênico e, também, pela ação catalítica do ácido sulfúrico, que é mais forte do que o ácido nítrico.


a) Identifique a propriedade eletrônica apresentada pelo benzeno e classifique, quanto ao mecanismo da partícula reagente, a reação ocorrida na etapa I.
b) Indique a equação química que representa o equilíbrio ácido-base entre os ácidos que participam da etapa II e a fórmula estrutural plana do ácido sulfúrico.


resposta:
a) Ressonância ou elétrons ™ deslocalizados. substituição eletrofílica.b) HNBaCO3 + H2SO4 →H2NBaCO3+ + HSO4­ ouHNBaCO3 + 2 H2SO4 →H3O+ + 2 HSO4­ + NO2+

origem:Uerj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Um dos processos mais utilizados para obtenção de álcoois consiste na reação de compostos de Grignard com substâncias carboniladas, seguida de hidrólise. Observe a seqüência reacional a seguir, que exemplifica essa obtenção, onde R representa um radical alquila.


a) Nomeie o composto de Grignard utilizado e apresente sua fórmula estrutural plana.
b) Foram determinadas as porcentagens em massa dos elementos químicos da propanona e de seus isômeros, a fim de diferenciá-los. Explique por que esse procedimento não é considerado adequado e apresente a fórmula estrutural plana de um isômero da propanona que possua somente carbonos secundários.


resposta:
a) cloreto de isopropil-magnésio ou cloreto de secpropil-magnésio. Fórmula estrutural plana (figura 1).b) Sendo isômeros, possuem a mesma fórmula molecular e, conseqüentemente, apresentam as mesmas porcentagens em massa de seus elementos químicos. Fórmula estrutural plana (figura 2).

origem:Uerj
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:A maioria dos elementos químicos é constituída por um conjunto de átomos quimicamente idênticos, denominados isótopos. Observe, a seguir, os isótopos de dois elementos químicos: - hidrogênio - 1H, 2H e ¤H; - oxigênio - 16O, 1¨O e 1&copY2O3;O. Combinando-se os isótopos do hidrogênio com os do oxigênio em condições adequadas, obtêm-se diferentes tipos de moléculas de água num total de:


a) 6
b) 9
c) 12
d) 18



resposta:
[D]

origem:Uerj
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Forças Intermoleculares

pergunta:A vitamina C, cuja estrutura é mostrada a seguir, apresenta vários grupos hidrófilos, o que facilita sua dissolução na água. Por esta razão, ao ser ingerida em excesso, é eliminada pelos rins. Considerando suas atrações interatômicas e intermoleculares, esse caráter hidrossolúvel é justificado pelo fato de a vitamina C apresentar uma estrutura composta de:


a) heteroátomos
b) íons aglomerados
c) dipolos permanentes
d) carbonos assimétricos


resposta:
[C]

origem:Uerj
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Compostos Iônicos

pergunta:Com base na tabela de Classificação Periódica dos Elementos, podemos formar um composto químico por meio da escolha aleatória de um elemento da família IIA e de outro da família VA. A probabilidade desse composto apresentar ligação química predominantemente iônica é de:


a) 1/6
b) 1/5
c) 2/3
d) 4/5



resposta:
[A]

origem:Uerj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:

pergunta:O gelo seco, ou dióxido de carbono solidificado, muito utilizado em processos de refrigeração, sofre sublimação nas condições ambientes. Durante essa transformação, ocorrem, dentre outros, os fenômenos de variação de energia e de rompimento de interações. Esses fenômenos são classificados, respectivamente, como:


a) exotérmico - interiônico
b) exotérmico - internuclear
c) isotérmico - interatômico
d) endotérmico - intermolecular



resposta:
[D]

origem:Uerj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:Uma indústria solicitou a um laboratório determinada quantidade da substância trifluoreto de fósforo puro, que será utilizada na obtenção de um produto de grande importância. Para atender ao pedido, os técnicos do laboratório realizaram quatro experiências, utilizando fósforo e flúor puros, que, combinados em condições adequadas, formaram o trifluoreto de fósforo, em um sistema fechado. Observe a tabela a seguir. Considerando 100% de rendimento, a experiência que atende à especificação solicitada pela indústria é a de número:


a) I
b) II
c) III
d) IV


resposta:
[B]

origem:Uerj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:A combustão completa do gás metano, feita em presença de ar, a temperatura e pressão constantes, pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada:CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)Admita que: - 60,0 L deste combustível foram queimados por um veículo; - o oxigênio reagente represente 20% do volume total do ar; - o rendimento do processo seja de 90%.Nestas condições, o volume de ar, em litros, necessário à combustão equivale a:


a) 810
b) 540
c) 480
d) 270



resposta:
[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 3