Banco de dados de questões do vestibular Ufpr-2006 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr-2006

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Colóides

pergunta:De maneira geral, ácidos e bases são usados no cotidiano para ajustes de pH em medicamentos e alimentos, entre outros usos. O ácido cianídrico, extremamente tóxico, tendo sido usado até como arma química, pode ser neutralizado com hidróxido de sódio. Dada a mistura de 2,7 g de HCN (considerando Ka = 1,0×10-5ª) com 4,4 g de NaOH e água destilada suficiente para completar 1000 mL de solução, calcule o pH da solução resultante. Massas atômicas: H = 1; C = 12; N = 14; Na = 23; O = 16.Assinale a alternativa correta.


a) 2
b) 12
c) 9
d) 5
e) 14



resposta:
[B]

origem:Ufpr
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:A resina uréia/formaldeído possui várias aplicações industriais importantes, as mais comuns na forma de impermeabilizantes e adesivo para madeiras. Com base na parte da estrutura da resina uréia/formaldeído abaixo, desconsiderando tensões estruturais, identifique a hibridização e os ângulos de ligação que o carbono da carbonila e o nitrogênio apresentam. Números atômicos: C = 6 e N = 7. Assinale a alternativa correta.


a) C = sp2 e 120°; N = sp2 e 120°.
b) C = sp¤ e 109°; N = sp2 e 120°.
c) C = sp e 180°; N = sp¤ e 104°.
d) C = d2 sp¤ e 90°; N = sp2 e 120°.
e) C = sp2 e 120°; N = sp¤ e 104°.


resposta:
[E]

origem:Ufpr
tópico:
Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:O ácido acetilsalicílico é um composto orgânico sintético bastante utilizado como analgésico, antipirético e antiinflamatório. Industrialmente, esse composto é obtido de acordo com o seguinte esquema de reações: Com base nas estruturas químicas apresentadas no esquema, é correto afirmar:


a) O hidroxi-benzeno é um álcool.
b) Há um grupo funcional éster na estrutura do ácido acetilsalicílico.
c) O fenóxido de sódio é um sal de ácido carboxílico.
d) O ácido salicílico pode ser denominado ácido p-hidroxi-benzóico.
e) No esquema apresentado não há reações de neutralização.


resposta:
[B]

origem:Ufpr
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Tabela Periódica

pergunta:A tabela periódica dos elementos permitiu a previsão de elementos até então desconhecidos. Mendeleev chegou a fazer previsões (posteriormente confirmadas) das propriedades físicas e químicas de alguns elementos que vieram a ser descobertos mais tarde. Acerca disso, considere a seguinte tabela: Dadas as propriedades dos elementos A e B, na tabela apresentada, seguindo o raciocínio de Mendeleev, assinale a alternativa correta sobre o elemento de número atômico 13.


a) O seu raio atômico é maior que 117 pm.
b) A sua energia de ionização é maior que 801 kJ mol-1.
c) A sua energia de ionização é maior que 787 kJ mol-1, porém menor que 801 kJ mol-1.
d) O seu raio atômico é maior que 83 pm, porém menor que 117 pm.
e) A sua eletronegatividade é maior que 2,04.


resposta:
[A]

origem:Ufpr
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:O modelo atômico de Bohr, apesar de ter sido considerado obsoleto em poucos anos, trouxe como principal contribuição o reconhecimento de que os elétrons ocupam diferentes níveis de energia nos átomos. O reconhecimento da existência de diferentes níveis na eletrosfera permitiu explicar, entre outros fenômenos, a periodicidade química. Modernamente, reconhece-se que cada nível, por sua vez, pode ser subdividido em diferentes subníveis. Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta.


a) Os três níveis de mais baixa energia podem acomodar no máximo, respectivamente, 2, 8 e 8 elétrons.
b) O terceiro nível de energia é composto por quatro subníveis, denominados s, p, d e f.
c) O que caracteriza os elementos de números atômicos 11 a 14 é o preenchimento sucessivo de elétrons no mesmo nível e no mesmo subnível.
d) Os elementos de números atômicos 10, 18, 36 e 54 têm o elétron mais energético no mesmo nível, mas em diferentes subníveis.
e) O que caracteriza os elementos de números atômicos 25 a 28 é o preenchimento sucessivo de elétrons no mesmo nível e no mesmo subnível.



resposta:
[E]

origem:Ufpr
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:Eletroquímica

pergunta:A célula a combustível foi utilizada, inicialmente, como fonte de energia em cápsulas espaciais por ser eficiente e produzir água para os tripulantes. Durante o seu funcionamento, um fluxo de H2 gasoso é disponibilizado em um dos eletrodos, e, no outro, propicia-se um fluxo de O2 gasoso, ocorrendo a seguinte reação:H2 (g) + _ O2(g) (g) → H2O(g) ΔE = + 1,23 V (nas condições-padrão)Como eletrólito, é utilizada solução aquosa concentrada de KOH. Dados: d(H2O) = 1 g mL-1; Massas atômicas: H = 1 e O = 16. Com base nas informações sobre a célula a combustível, considere as afirmativas a seguir:
I.No catodo dessa célula ocorre o processo de oxidação do O2 gasoso.
II.Durante a reação de óxido-redução da célula, ocorre a transferência de 2 elétrons.
III.Considerando que em uma missão espacial são consumidos cerca de 90 kg de hidrogênio gasoso por dia, em 7 dias a quantidade de água produzida é igual a 5670 L. IV. A célula a combustível é denominada célula eletrolítica, pois nela uma reação química espontânea gera energia.Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.



resposta:
[C]

origem:Ufpr
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Eletrólitos

pergunta:A seguir estão relacionados os usos industriais de alguns produtos. Numere a coluna dos produtos de acordo com a coluna das utilidades.1. Fabricação de sabão. 2. Esterilização da água. 3. Fabricação de fertilizantes. 4. Fabricação do aço em alto-forno. 5. Fabricação de cimento.( ) Carbono ( ) Calcário ( ) Ácido nítrico ( ) Soda ( ) OzônioAssinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna dos produtos, de cima para baixo.


a) 2, 3, 5, 4, 1.
b) 3, 4, 1, 5, 2.
c) 4, 2, 5, 1, 3.
d) 4, 5, 3, 1, 2.
e) 5, 1, 3, 2, 4.



resposta:
[D]

origem:Ufpr
tópico:
Fisico-quimica

sub-grupo:

pergunta:Por milhares de anos, os compostos de nitrogênio têm sido adicionados ao solo para aumentar a produtividade das safras de alimentos. Antigamente, o único modo efetivo era adicionar "nitrogênio orgânico", isto é, adubo. No século XIX, tornou-se prática comum, nos Estados Unidos e Europa Ocidental, o uso de nitrato de sódio (NaNBaCO3), importado do Chile. Em 1908, Fritz Haber, na Alemanha, demonstrou que o nitrogênio atmosférico podia ser fixado por reação com hidrogênio, formando amônia. A reação que Haber usou era:N2+(g) + 3H2 (g) →2NH3 (g) ΔH = -92,4 kJ e Kc = 5×10&copY2O3; (a 25°C)O processo Haber é hoje o principal processo não-natural de produção de nitrogênio fixado no mundo, mas sua viabilidade depende da escolha de condições sob as quais nitrogênio e hidrogênio reagirão rapidamente para produzir amônia com alto rendimento. Com base nessas informações e na expressão da constante de equilíbrio (Kc = [NH3]2/[N2+][H2]¤), considere as seguintes afirmativas acerca da reação de produção de amônia:
I.O valor de Kc indica que à temperatura ambiente a produção de amônia é favorecida.
II.Baixas pressões diminuem a produção de amônia.
III.Altas temperaturas aumentam a produção de amônia. IV. A entalpia dos produtos é menor que a entalpia dos reagentes.Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.



resposta:
[D]

origem:Ufpr
tópico:
Organica

sub-grupo:Isomeria plana

pergunta:Considere as estruturas a seguir:
I.Os compostos A e B são isômeros de posição e os compostos C e D são isômeros de função.
II.Os compostos A, B, C e D possuem carbono terciário.
III.Apenas os compostos A e B são aromáticos. IV. Nenhum dos compostos possui cadeia ramificada. V. Os compostos A e B são hidrocarbonetos, o composto C é um fenol e o composto D é um éter.Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.


resposta:
[C]