Banco de dados de questões do vestibular Ufrrj-2004 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrrj-2004

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:Carbeto de silício (Si
c) é obtido por aquecimento do coque (
c) com areia (SiO2), conforme a equação: 3C + SiO2 → SiC + 2COPossui estrutura idêntica à do diamante e, por isso, apresenta elevada dureza, que o torna substituto do diamante.Com base na equação acima, pode-se concluir que o número de oxidação do


a) carbono passa de zero para +4 no monóxido de carbono.
b) oxigênio é o mesmo, antes e depois da reação.
c) silício passa de +4 para +2.
d) carbono passa de zero para -2 no SiC.
e) oxigênio passa de -2 para +4.



resposta:
[B]

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Oxi-redução

pergunta:O gás nitrogênio, devido à sua baixa reatividade química, é usado dentro de lâmpadas incandescentes e em embalagens de certos alimentos. Em certas condições, é capaz de reagir, sendo utilizado na síntese de amônia, representada na reação não balanceada a seguir N2+ + H2 →NH3Observando a reação, pode-se afirmar que o


a) nitrogênio atua como oxidante, com aumento de seu número de oxidação.
b) hidrogênio atua como redutor, com diminuição de seu número de oxidação.
c) nitrogênio age como redutor, com diminuição de seu número de oxidação.
d) hidrogênio age como oxidante, com diminuição de seu número de oxidação.
e) nitrogênio atua como oxidante, com diminuição de seu número de oxidação.



resposta:
[E]

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Hidrocarbonetos

pergunta:Observe as estruturas a seguir. Os grupos funcionais presentes nas moléculas de TY2O3lenol (droga analgésic


a) e procaína (anestésico local) são:

a) amida, fenol, amina e éster.
b) álcool, amida, amina e éter.
c) álcool, amina, haleto, éster.
d) amida, fenol, amina e ácido carboxílico.
e) éster, amina, amida e álcool.


resposta:
[A]

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:Urtiga é um nome genérico dado a diversas plantas da família das urticáceas, cujas folhas são cobertas de pêlos finos, os quais, em contato com a pele, liberam ácido metanóico, provocando irritação. Esse ácido pode ser obtido por hidrólise do metanoato de etila. Sendo assim, pede-se:


a) a equação representativa dessa reação,
b) o nome oficial de um isômero de função do éster citado.



resposta:
a)HCO2CH2CH3+HOH?HCO2H+CH3CH2OHb) Ácido propanóico.

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-Organica

sub-grupo:Isomeria Plana

pergunta:O nome do isômero funcional do composto obtido pela oxidação do álcool secundário com o menor número de átomos de carbono é


a) etanal.
b) propanal.
c) butanal.
d) propanona.
e) butanona.



resposta:
[B]

origem:Ufrrj
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Estrutura do Átomo

pergunta:Leia o texto a seguir.CH Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditáriaCH MORAIS, V. de. MATOGROSSO, N. <http://www.musicasmaq.com.br/rosahiro.htm Capturado em 27/07/2003.O trecho do texto citado acima faz referência aos aspectos negativos da energia nuclear, que, juntamente com outras citações, faz com que algumas pessoas se esqueçam dos benefícios que podem ser alcançados, depois que o homem elucidou a estrutura atômica e dominou em várias áreas a tecnologia nuclear. Observando os itens a seguir, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas sobre a estrutura atômicaI - Orbital é a região do átomo mais provável de se encontrar um elétron. II - No máximo dois elétrons podem compartilhar um mesmo orbital. III - Dois elétrons de um mesmo átomo jamais apresentarão os quatro números quânticos iguais.


a) Apenas III está correta.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas II está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Apenas I está correta.



resposta:
[D]

origem:Ufrrj
tópico:
Atomistica

sub-grupo:Forças Intermoleculares

pergunta:Considere a seguinte tabela: Qual ou quais fatores justificam as diferenças de constantes físicas observadas neste grupo de compostos?


resposta:
Os compostos N2+ e CF4 são apolares e apresentam interções de Van de Waals ou dipolo induzido em seus estados líquido e sólido. Estas interações são mais fracas e conseqüentemente as constantes físicas dos compostos são menores, sendo que o CF4, por ter maior massa molecular, apresenta maiores valores de pontos de fusão e de ebulição do que o N2+. O HBr é uma molécula polar e apresenta interações do tipo dipolo-dipolo que é uma interação intermolecular mais forte do que o dipolo induzido. A água é polar e apresenta ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio), que é uma interação intermolecular forte, mesmo para moléculas com menor massa molecular e as constantes físicas são altas.

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Molaridade, massa atômica e Molecular

pergunta:Os sais de cobre são conhecidos por apresentarem coloração azul, inclusive sendo utilizados em misturas destinadas a tratamento de água em piscinas. O sulfato cúprico penta-hidratado apresenta uma percentagem de água de aproximadamente: (Dados: Cu = 63,5; S = 32, O = 16; H = 1).


a) 23,11%.
b) 55,34%.
c) 89,09%.
d) 36,07%.
e) 76,22%.



resposta:
[D]

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Eletrólitos

pergunta:Muitas pessoas já ouviram falar de "gás hilariante". Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N2+O), descoberta há quase 230 anos, causa um estado de euforia nas pessoas que a inalam. Mas pode ser perigosa: na busca de uma euforia passageira, o gás já foi usado como droga, e, em várias ocasiões, o resultado foi trágico, como a morte de muitos jovens.Sobre o óxido nitroso, responda:


a) Como é classificado?
b) Qual o número de oxidação do nitrogênio?
c) Que tipo de ligação une seus átomos?
d) Que outra nomenclatura também pode ser usada?



resposta:
a) Óxido neutro.b) Nox = +1.c) Ligação covalente.d) Monóxido de dinitrogênio.

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:A mistura de hidrazina (N2+H4(g)), peróxido de hidrogênio (H2O2(g)) e Cu2 (catalisador) é usada na propulsão de foguetes. A reação é altamente exotérmica, apresenta aumento significativo de volume e os produtos são N2+(g) e H2O(g). Considerando que a reação ocorra a 427°C e 2,0 atm e que as densidades da hidrazina e do peróxido sejam 1,01 e 1,46 g/mL, respectivamente, pede-se:


a) a equação balanceada para a transformação química,
b) a variação de volume do processo quando são misturados 16 g de hidrazina e 34 g de peróxido. (Dado: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1).



resposta:
a) N2+H4(l) + 2H2O2(l) → N2+(g) + 4H2O(g)b) N2+H4(l) + 2H2O2(l) → N2+(g) + 4H2O(g) 1 mol 2 mols 1 mol 4 mols 32 g 68 g 28 g 72 g 16 g 34 g 14 g 36 g 0,5 mol 1 mol 0,5 mol 2 mols n(produtos) = 2,5 mols. PV = nRT V = (2,5 x 0,082 x 700)/2,0 = 71,75 L d = m/V Hidrazina: 1,01 = 16/v v = 15,84 mL = 0,016 L Peróxido de hidrogênio: 1,46 = 34/v2 v2 = 23,29 mL = 0,023 L v(reagentes) = 0,039 L Variação de volume = 71,75 - 0,039 = 71,71 L

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:O airbag é um dispositivo usado em automóveis para proteger os motoristas num eventual acidente. Ele é inflado pelo gás nitrogênio produzido na reação a seguir: Considerando uma massa de 19,5 g de azida de sódio (NaN3), a 27°C e 1 atm de pressão, pede-se:


a) a massa de óxido férrico consumida na reação,
b) o volume de gás nitrogênio produzido. (Dado: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1).


resposta:
a) 6 mols (NaN3) ------ 1 mol (Fe2BaCO3) 390 g ----------------- 160 g 19,5 g ----------------- x x = 8,0 g.b) n(NaN3) = 19,5/65,0 = 0,3 mol 6 mols (azida) --------- 9 mols (N2+) 0,3 mol (azida) --------- Y2O3 Y2O3 = 0,45 mol. PV = nRT V = (0,45 x 0,082 x 300)/1 = 11,07 L

origem:Ufrrj
tópico:
Quimica-inorganica

sub-grupo:Combinações

pergunta:O óxido de alumínio (Ag2BaCO3) é utilizado como antiácido. Sabendo-se que a reação que ocorre no estômago é 1Ag2BaCO3+6HCg→2Ag Cg3+3H2O, a massa desse óxido que reage com 0,25 mol de ácido será


a) 3,25g.
b) 4,25g.
c) 5,35g.
d) 6,55g.
e) 7,45g.



resposta:
[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 2